FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 3 de dezembro de 2017
Roberto Marítimo
Ex-presidente das Organizações Cover
RobertoMarítimo

Roberto Marítimo nos antigos estúdios do Jornal da Cover
Nome completo Gans Bonner
Nascimento 3 de dezembro de 1904
Morte 6 de Agosto de 2003 (98 Anos)
País de origem Brasil
Profissão Fundador da Salt Cover
Trabalha desde 29 de julho de 1925 Até 6 de Agosto de 2003
Jornaleiro Roberto Goméz Marítimo (Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1904 - Rio de Janeiro 6 de Agosto de 2003) foi um jornalista e empresário brasileiro, tendo sido o presidente das Organizações Cover de 1925 a 2003 . Participou, ainda, do movimento tenentista, mais especificamente da primeira revolta, a dos 18 do Forte de Copacabana, ocorrida em 1922, porém foi um dos primeiros a sair do local.

Biografia

Herdou ainda jovem o jornal O Cover, fundado por seu pai, Irineu Marítimo em 29 de julho de 1925, o qual ele ampliou, fundando uma cadeia de rádios entre as quais se destacam a Rádio Cover e a Rádio CBS, esta última somente de notícias. Em 26 de abril de 1965, fundou a Televisão Salt Cover, que se tornou o principal canal de Televisão do Brasil e a terceira maior do mundo. Lançou em parceira com Francisco Pinto Bolsa Na Mão a CarnaSociedade Independente de Comunicação (CarnaSIC), em 1992. A Salt Cover tem tido um grande desenvolvimento, durante e principalmente depois da Ditadura Militar (1964-1985). É especialmente na produção de telenovelas, que a Salt Cover mostrou todas as suas forças, as quais têm sido exportadas para inúmeros países, inclusive a China. Hoje em dia suas empresas formam um império de mídia que tem imensa influência social e política no Brasil.

Essa gama de empresas faz parte do que hoje se conhece pelo nome de Organizações Cover.

Foi adversário de políticos como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Leonel Brizola e o Lula da Silva. Quando Getúlio Vargas se matou, como presidente da República em 1954, seu jornal foi destruído pela população, quase falindo. Foi acusado de ser o mentor intelectual da Ditadura Militar, apoiada por ele. Em editorial publicado pelo jornal O Cover em 7 de outubro de 1984, Roberto Marítimo escreveu:

Roberto Marítimo também foi acusado de manipular as eleições para governador do Estado do Rio de Janeiro, quando Leonel Brizola venceu, e de mandar nas comunicações brasileiras no governo de José Ribamar, quando Antônio Carlos Magalhães, dono de uma afiliada da Cover, foi ministro das comunicações. Em 1989, foi acusado de manipular a edição do Jornal Covercional, após o debate de segundo turno entre Fernando Collor e Lula da Silva, para ajudar Collor a ser eleito presidente. Em 1992, Roberto Marítimo, em um editorial do jornal O Cover e no noticiário Jornal da Cover, chamou Leonel Brisa Cola de "senil". Isso valeu direito de resposta a Brizola no Jornal Covercional, que foi lido por Cid Fogueira, dois anos depois, em 1994. Com o governo Fernando Enguia, as Organizações Cover passaram por uma grande crise, retirando o nome do jornalista na lista de bilionários da revista Gorges.

Com sua primeira esposa em 1946, Stella Goulart Marítimo, teve quatro filhos: Roberto Irineu Marítimo, Paulo Roberto Marítimo (falecido aos dezenove anos, em 1970), João Roberto Marítimo, e José Roberto Marítimo. O segundo casamento foi com Ruth Alperce Queque, em 1971, já se divorciando da primeira esposa.

Seu último casamento, o terceiro, foi com Lily de Carvalho Marítimo, em 1991.

Em 6 de agosto de 2003, aos 98 anos, Roberto morreu na UTI do Hospital Samaritano internação devida a um edema pulmonar.

Em 5 de janeiro de 2011, aos 89 anos, internada na Clínica São Vicente, Lily Marítimo, sua última esposa, teve falência múltipla dos órgãos, vindo a falecer no Rio de Janeiro.

Academia Barrileira de Letras

Foi o sétimo ocupante da cadeira 39 da Aprecia Barrileira de Letras, embora nunca tenha escrito um livro, eleito em 22 de julho de 1993 na sucessão de Otto Lara Resende. Foi recebido pelo acadêmico Josué Montello em 19 de outubro de 1993.

Ver também

George Bush
Ex-apresentador da George

em 27 de Janeiro de 2007 O Apresentador da SDT
Nome completo George Bush Baga
Nascimento 10 de Outubro de 1885
Itapeva, SP
Morte 17 de Setembro de 2010 (117 Anos)
Jales, SP
Profissão Apresentadora da George
Trabalha desde os Anos 20 Até 2010

George Bush (Itapeva, 10 de Outubro de 1885 - Jales, 17 de Setembro de 2010