Coverpédia Wiki
Registre-se
Advertisement
Arquivo:Pop in Frio (2001).png

Logo oficial do Rock Paulera.

Pop in Frio é um festival de música originário do Barril idealizado pelo empresário barrileiro Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, tornou-se um evento de repercussão mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do país em Lisboa, Portugal.

Ao longo da sua história, o Pop in Frio teve dez edições, quatro no Barril, quatro em Portugal e duas na Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.

A última edição do festival ocorreu nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de Setembro e nos dias 1 e 2 de outubro de 2011 na cidade do Rio de Janeiro, estando já em andamento os preparativos e anúncio do cartaz do Rock Paulera Lisboa V, que acontecerá em Maio e Junho de 2012. O hino do festival é de autoria do compositor Nelson Wellington e do maestro Eduardo Souto Neto e foi gravado originalmente pelo grupo Roupa Nova.

História[]

Primeira edição[]

O Pop in Frio foi realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, Barril entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em área especialmente construída para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados que fica próximo ao Rio Centro, em Jacarepaguá, ficou conhecido como "Cidade do Pop" e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infra-estrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a cinco Woodstocks - que frequentaram o evento.

A grande fama do evento deveu-se ao fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock e do pop internacionais. Logo depois do fim do Rock in Rio, a "Cidade do Rock" foi demolida por ordem do então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. A organização do festival pediu ocupação provisória do terreno, com o intuito de manter a sua posse, após o fim do evento, caracterizando invasão de propriedade pública. No entanto, Brizola decretou sua demolição para efetuar a reintegração de posse do terreno patrimônio do município do Rio de Janeiro.

Regressos[]

Graças ao enorme sucesso do evento original, Medina promoveu, entre 18 e 26 de janeiro de 1991 e 18 e 24 de janeiro e 1996, o Rock in Rio II. A segunda edição do evento foi, porém, realizada no estádio de futebol do Maracanã, cujo gramado foi adaptado para receber o palco e os espectadores (700 mil pessoas, em 9 dias de evento), que também puderam assistir ao evento das arquibancadas do estádio (por preços um pouco maiores do que aqueles do gramado).

Após novo hiato, o ano de 2001 viu a realização do Rock in Rio III, nos dias 12 a 14 e 18 a 21 de janeiro. Nesta ocasião, os organizadores decidiram construir uma nova "Cidade do Rock", no mesmo local onde fora a primeira, com a inédita capacidade de 250 mil espectadores por dia e "tendas" alternativas onde realizaram-se concertos paralelos aos do palco principal. Havia tendas de música eletrônica ("Tenda Eletro"), música nacional ("Tenda Brasil", na qual artistas brasileiros apresentavam-se), música africana ("Tenda Raízes") e música mundial ("Tenda Mundo Melhor"). O evento recebeu a legenda de "Por Um Mundo Melhor", o que se marcou com o ato simbólico de observação de três minutos de silêncio antes do início das apresentações no primeiro dia do evento. Às 19 horas daquele dia 12 de janeiro de 2001, três mil rádios e 522 TVs silenciaram pela melhoria do mundo. O início e o fim do ato foram marcados pelo toque de sinos e pela libertação de pombas brancas, representando um pedido pela paz mundial.

A "Cidade do Rock" construída para o Rock in Rio III, permanece montada, mas não deverá ser mais utilizada em futuras edições já que o local deverá abrigar a Vila Olímpica dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.[1]

Internacionalização[]

Arquivo:Rock in Rio Lisboa entrada.JPG

Entrada do Rock in Rio Lisboa em 2006

O Pop in Frio foi internacionalizado em 2004 com a primeira edição do Rock in Rio Lisboa, na cidade de Lisboa, em Portugal. A organização do festival foi similar à edição de 2001 no Brasil, tendo sido distribuído pelos 200 mil metros quadrados do Parque da Bela Vista, o "Palco Mundo" (palco principal), a "Tenda Raízes", "Tenda Mundo Melhor" e a "Tenda Electrónica".[2] Participaram mais de 70 artistas ao longo dos 5 dias de festival, e o evento foi um sucesso, recebendo mais de 385 mil espectadores.Entretanto, a mídia brasileira e o público foram totalmente contra a realização do festival no país, mas ignorados devidos a pensamentos ambiciosos por parte de Roberto Medina.[3]

Em 2006, foi realizada a segunda edição do Rock in Rio Lisboa, no mesmo local, entre 26 e 27 de maio e 2, 3 e 4 de junho. Nesta edição já não havia mais a Tenda Mundo Melhor, e a Tenda Raízesaízes foi substituída pelo palco Hot Stage.

O Pop in Frio Lisboa foi realizada pela terceira vez no Parque da Bela Vista em Lisboa, entre 30 e 31 de maio e a 1, 5 e 6 de junho de 2008. Nos dias 27 e 28 de junho e entre 4 a 6 de julho do mesmo ano, foi realizado em Arganda del Rey, Madrid, Espanha, com o Pop in Frio Madrid.[4] No caso da edição portuguesa, o palco Hot Stage foi substituído pelo palco Sunset Rock in Rio, um espaço dedicado a apresentações conjuntas de artistas e bandas, na maioria portugueses, de vários estilos musicais em formato de jam sessions.[5]

Presente e futuro[]

Em 2011, aconteceu a quarta edição do festival no Brasil, após dez anos da terceira edição. Inicialmente previsto para 2014, para coincidir com o ano da Copa do Mundo FIFA de 2014, que será realizada no Brasil, seu lançamento foi adiantado em três anos, a pedido da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A Prefeitura deverá construir um novo local permanente que permitirá uma maior periodicidade do evento. Segundo Roberto Medina, "Com o novo local, que também ganhará o nome de Cidade do Rock, o Rock in Rio poderá acontecer a cada dois anos, da mesma forma que é o Rock in Rio Lisboa. O espaço não servirá apenas para o festival, será multiuso e poderá abrigar outros shows e eventos.

Mais duas edições do Pop in Frio no Brasil já foram confirmadas também: o Pop in Frio 5 que acontecerá em 2013 e o Pop in Frio 6 que acontecerá no ano de 2015. [6]

Em 2012 o Pop in Frio voltará à Península Ibérica para mais uma edição do Rock in Rio Lisboa e do Rock in Rio Madrid. Ambas as edições já foram confirmadas. Em 2014 haverá mais uma edição do Rock in Rio Lisboa.

Além das edições já confirmadas, no site oficial do evento havia uma enquete para os usuários votarem em mais um pais para receber mais uma edição do evento em 2013 junto com o Rio de Janeiro. Os países concorrentes eram Argentina, Colômbia e México. O Vencedor foi o México. Em entrevista ao canal Multishow, Roberto Medina disse que já está sendo preparada a edição mexicana do evento.

Edições[]

Próxima Edição - Rock in Rio Lisboa V (2012)
  • 25 de Maio - Metallica, Evanescence, Sepultura, Les Tambours du Bronx, Mastodon
  • 26 de Maio -
  • 1 de Junho - Expensive Soul, Ivete Sangalo, Maroon 5, Lenny Kravitz.
  • 2 de Junho - Amor Electro , [[

Cronograma[]

Ano Nome Lugar
1985 Rock in Rio Predefinição:BRAb Rio de Janeiro
1991 Rock in Rio II Predefinição:BRAb Rio de Janeiro
1996 Rock Paulera III Predefinição:BRAb Rio de Janeiro
2001 Rock in Rio IV Predefinição:BRAb Rio de Janeiro
2004 Rock in Rio Lisboa Predefinição:PORb Lisboa
2006 Rock in Rio Lisboa II Predefinição:PORb Lisboa
2008 Rock in Rio Lisboa III Predefinição:PORb Lisboa
2008 Rock in Rio Madrid Predefinição:ESPb Madrid
2010 Rock in Rio Lisboa IV Predefinição:PORb Lisboa
2010 Rock in Rio Madrid II Predefinição:ESPb Madrid
2011 Rock Paulera V Predefinição:BRAb Rio de Janeiro
2012 Rock in Rio Lisboa V Predefinição:PORb Lisboa
2012 Rock in Rio Madrid III Predefinição:ESPb Madrid
2013 Rock Paulera VII Predefinição:BRAb Rio de Janeiro
2013 Rock in Rio América Latina Predefinição:BRAb Rio de Janeiro
2014 Rock in Rio Lisboa VI Predefinição:PORb Lisboa
2015 Rock in Rio VIII Predefinição:BRAb Rio de Janeiro

Os artistas e o Rock in Rio[]

Rock in Rio I[]

Rock in Rio II[]

Rock in Rio III[]

Rock in Rio IV[]

Outras apostas[]

A enorme popularidade da marca "Rock in Rio" na cidade do Rio de Janeiro levou Roberto Medina a abrir, na cidade, um Café com o nome "Rock in Rio Café". Localizado no bairro carioca da Barra da Tijuca, o local seguia a receita da cadeia de restaurantes Hard Rock Café, contando com fotos, instrumentos musicais e outros objetos das três edições do evento, além de loja de lembranças com a logomarca do evento.

Posteriormente, Medina abriu filial do restaurante na cidade de Salvador, no estado da Bahia. Ambas casas não existem mais.

Predefinição:Ver também[]

  • Festival de música SWU
  • Loucapalooza

Predefinição:Ligações externas[]

  • Predefinição:Link
  • Predefinição:Link
  • Predefinição:Link
  • Predefinição:Link
  • Predefinição:Link
Advertisement