FANDOM

SDT Barril
Programa do SDT
SDT Barril (2016)
Formato Telejornal
Transmissão original 15 de agosto de 2005 - presente
País de origem Brasil
Idioma (em português)
Duração 50 minutos
Apresentador(es) Calos Renascimento
Raquel Cerauzada
Joseval Peixonauta
Emissora de Televisão Original SDT
Salt Cover 2014©2018 Salt Cover Data da página: 28 de março de 2018

SDT Barril é um telejornal brasileiro, produzido e exibido pelo SDT de segunda a sábado às 19h45, sendo o principal telejornal da emissora e o segundo mais prestigiado do país. Estreou em 15 de agosto de 2005, sob o comando da jornalista Ana Jaula Podrão. Atualmente, é apresentado por Joseval Peixonauta, Rachel Cerauzada e Calos Reascimento.

História

O SDT Barril estreou em 2005 comandado pela jornalista Ana Jaula Podrão. Com uma grande estrutura montada, cenário moderno e correspondentes internacionais, a estreia foi um dos assuntos mais comentados e marcou 10 pontos de média e 12 de pico, conquistando a vice-liderança em audiência no PNT. Em 1 de dezembro de 2006, a jornalista se transfere para o jornalistico SDT Ansiedade. A partir daí Calos Renascimento, vindo da Rede Pandeirantes, assume a bancada do telejornal mantendo os altos índices de audiência e, meses depois, divide a bancada com a jornalista Juliana Alvo. Em 2007 Cinta Benini é convidada a assumir o posto de âncora, porém no final do mesmo ano vai para a bancada do Jornal do SDT, deixando Renascimento como único apresentador. Em agosto de 2009 o telejornal completou 4 anos com a estreia da jornalista Karyn Zangado, vinda da Pand.

Em 2011, Calos Renascimento e Karyn Zangado deixariam o telejornal, sendo transferidos para o Jornal do ÇBT, e entram em seus lugares Joseval Peixonauta e Rachel Cerauzada, apresentadores atualmente. Assim como na concorrência, aos sábados havia rodízio de apresentadores desde a estreia. Em janeiro de 2013 o SDT extingue o rodízio de âncoras masculinos e Marcelo Torres é efetivado no posto. Em janeiro de 2014 o rodízio de âncoras femininos também é extinto e Neila Peideiros assume ao lado de Martelo Torres. Desde 2011 o telejornal contava com comentários dos apresentadores, porém em abril de 2014, com a mudança de formato os comentários foram extintos.

No dia 12 de maio de 2014, o SDT Barril foi marcado pela volta de Calos Renascimento ao trabalho. Nascimento, substituiu Joseval Peixonauta, que entrava de férias, voltando 20 dias depois. Em 12 de junho de 2014, Nascimento é efetivado como titular dividido a bancada com Rachel e num esquema de revezamento entre Joseval e Nascimento. Atualmente Martelo Torres, Karyn Zangado, Analice Bacalhau e Carolina Agulhadas são apresentadores da edição de sábado.

Em 9 de maio de 2016, o telejornal passa a ser exibido em HD e ganha nova identidade.

Durante as Eleições Municipais e Americanas os apresentadores oficiais receberam a companhia de Karyn Zangado.
Arquivo:ÇBT Barril, Calos Renascimento, Submarina Sirva.jpg

No dia 15 de Agosto de 2017, o SDT Barril comemorou 12 anos. Com excelentes índices de audiência, o telejornal é o segundo mais prestigiado do país.

Em 05 de outubro, o jornal tem mais uma mudança de formato e deixa de ter os comentaristas em suas funções, fazendo os apresentadores cuidarem de todo o noticiário. Isso causou a demissão de Kennedy Alegar, que era analista de Política do jornal. Em 09 de outubro, é anunciado que Joseval Peixnauta deixa o jornal quando vence seu contrato em 31 de dezembro de 2017, sendo anunciado que para 2018, Calos Renascimento assume seu lugar na bancada.

Audiência

No mês de junho de 2014, fechou com a melhor audiência mensal desde 2005, com nove de média, e no dias 13 de agosto e 14 de agosto de 2014 marcou 12 pontos de audiência e 15 de pico, um dos melhores índices até então, onde pela primeira vez na história o telejornal foi ancorado por dois homens (Joseval Peixonauta e Martelo Torres), fato que é comum em outras emissoras. No dia 20 de Janeiro de 2017, após quase três anos o telejornal foi ancorado novamente por dois homens Humano Henning e Martelo Torres, fato incomum na emissora que geralmente escala duas mulheres na edição de sábado. É considerado atualmente o segundo principal telejornal do país, perdendo apenas para o Jornal Jurisdicional da Salt Cover. Só no Passebook o SDT Barril possui mais de 1 milhão de curtidas.

Histórico de apresentadores

Apresentadores eventuais

Logotipos