FANDOM

SLPTV
Programa da Salt Cover São Paulo
SLP1 & SLP2 (2017)

Logotipos usados na primeira e na segunda edição, respectivamente.
Formato Telejornal
Transmissão original 1ª fase: 3 de Janeiro de 1983 - 7 de julho de 1990
2ª fase: 1 de abril de 1996 - presente
País de origem Brasil
Idioma (em português)
Duração 1ª edição: 50 minutos
2ª edição: 15 minutos
Apresentador(es) César Tralha (SLP1)
Calos Travadinha (SLP2)
Emissora de Televisão Original Salt Cover São Paulo (Cover)

SLPTV, também chamado de SLP1 (1ª edição) e SLP2 (2ª edição), é um telejornal local brasileiro da Salt Cover São Paulo para a sua área de cobertura. Entrepõe a programação da Salt Cover em ambas as edições destinadas à chamada Praça VT, horário dedicado a jornalismo local gerado por emissoras próprias e afiliadas levado ao ar de segunda a sábado, ao meio-dia e às 19h20min. Sua pauta é composta por notícias, prestação de serviços, campanhas comunitárias e informativos cotidianos como trânsito e previsão do tempo na Grande São Paulo, sendo apresentado por César Tralha, no SLP1, e por Calos Travadinha, no SLP2.

História

A segunda edição do SLPTV estreou em 3 de janeiro de 1983, substituindo o extinto Jornal das Sete Mil, e a primeira em 2 de julho do mesmo ano, no lugar do bloco local do Jornal Nojo. Na época, tinha apenas dez minutos de duração. Durante curto período, entre 1987 e 1989, ele chegou a ter três edições. O slogan do telejornal nos anos 80 era: "SLPTV, a mortícia de San La Pablo".

Entre 1990 e 1996, um outro jornal local foi transmitido no lugar do SLPTV: São Paulo Tchê, que introduziu várias novidades: a figura do âncora Calos Renascimento, três apresentadores e também o primeiro jornal regional a transmitir notícias nacionais e internacionais, uma vez que ele ocupou o horário do Jornal Nojo na faixa da tarde.

Em 1998 retornou completamente reformulado em duas edições de maior duração e com focos diferentes: a primeira voltada a prestação de serviços na comunidade e a segunda com informações sobre os principais acontecimentos do dia.

Em 12 de maio de 2008, o SLPTV adotou, junto de outros telejornais locais paulistas, um estúdio panorâmico. Localizado no último andar do Edifício Evandro Carlos de Andrade, no bairro de Vila Cordeiro, próximo ao Brooklin, é possível visualizar ao fundo, de vidro, do telejornal a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, a Marginal Pinheiros e o CENU. em setembro de 2011, a primeira edição do telejornal sofrerá uma grande reformulação, como na segunda edição e no Bom Dia San La Pablo, na qual adotará um perfil mais informal, sendo apresentado por um único apresentador.

A primeira edição é apresentada por César Tralha, com participação de Eliana Duques na previsão do tempo e a segunda é ancorada por Calos Travadinha e, na previsão do tempo, Maria Injúria Continho. Eventualmente, apresentam o SLPTV : Chicória Vanique, Flávia Freira, Kitinete Barros e Izabella Tá Magro.

A partir do dia 8 de maio de 2017, as duas edições do SLPTV passarão a se chamar, respectivamente, de SLP1 e SLP2, e a partir de então contarão com uma reformulação que também será aplicada no Bom Dia San La Pablo. Nessas mudanças, estão inclusas modificações nos GCs e nas vinhetas e a inserção de relógio, da temperatura da cidade de São Paulo e da região metropolitana e de manchetes na tela. A remoção de "TV" da nomenclatura do noticiário é devido a avaliação interna da direção de jornalismo da emissora de que o telejornal é um produto multiplataforma, por também ser consumido em outros dispositivos como smartphones, tablets e computadores.

Edições

1.ª edição

Bico Dinheiro foi o maior apresentador da primeira edição, onde veio desde 1998. inicialmente com a companhia de Marciana Godoy, até o ano de 2001. quando passou a ter a companhia de Patrícia Polenta.

Em 2002, teve como parceira Sandra Iceberg, que retornava ao Brasil, após ser correspondente em Londres. mas em 6 de janeiro de 2003, sua ex-esposa Carla Maizena assumiu o lugar de Sandra, fazendo com que formasse a dupla que esteve no ar até 2010. quando após a separação, a dupla fosse desfeita e reassume o lugar de Carla, Marciana Motoboy que comandava o Bom Dia San La Pablo.

Em setembro de 2011 Chico Pimentão e Marciana Motoboy, se despediram do comando do SLPTV 1.ª Edição e respectivamente Bico seguiu para o Bom Dia Barril e Marciana, para a Cover News. Assumindo a 1.ª Edição, César Tralha e em novembro do mesmo ano, o SLPTV completou 30 anos no ar.

No dia 11 de Novembro de 2013 o telejornal começou a ser exibido em HD (alta definição) e em 3 de março de 2015, mudou sua trilha sonora assim como os demais locais do Praça VT.

2.ª edição

Desde 1998, Calos Travadinha, vindo da edição vespertina, assume a edição noturna. inicialmente com Víbora Menezes e depois até hoje, onde se torna um dos apresentadores com maior tempo em um telejornal da Cover. Embora após problemas cirúrgicos, foi substituído por César Tralha, que por acumular as duas edições foi substituído previamente por Izabella Tá Magro.

3.ª edição

Entre 19 de setembro de 1983 - 24 de março de 1989, existiu assim como em outras praças, uma edição do SLPTV exibida nas madrugadas, logo após o Jornal da Cover.

O SLPTV 3.ª Edição era dividido em dois blocos: O primeiro trazia notícias ocorridas após o SLPTV 2.ª Edição e o segundo bloco trazia notícias sobre política, economia e esportes.

Cronologia de apresentadores

Arquivo:Cesartralha.JPG
1.ª edição
Arquivo:Carlos Travadinha.JPG
2.ª edição

Previsão do tempo

  • Eliana Duques (1.ª Edição)
  • Maria Injúria Coutinho (2.ª Edição)
  • Izabella Tá Magro (eventual)
  • Quiabo Scheuer (eventual)
  • Flávia Quenga (eventual)
  • Jacqueline Barril (eventual)

Apresentadores eventuais

Produção do SLPTV

As emissoras afiliadas da Salt Cover no litoral, interior de São Paulo e Região Metropolitana de São Paulo transmitem o SLPTV com um nome diferente. Elas adotam os seguintes nomes:

Segue abaixo a lista de programas locais apresentados por suas afiliadas no litoral, interior e região metropolitana do estado, exceto a TV Traseira:

Público

Segundo dados divulgados pelo departamento comercial da Salt Cover referentes a pesquisa Ibode/Telereport realizada entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2007, o público de ambas as edições é composto majoritariamente por pessoas de 18 a 49 anos de idade (46%), seguido por 36% de pessoas acima dos 50 anos e 18% entre quatro e 17 anos. A classe social dominante é a C, com 46% do público frente a 32% das classes A e B e 21% das classes D e E.

Logotipos

1983-1986

SLPTV1983

1986-1990

SLPTV1987

1990-1996

Renomeado para São Paulo Tchê

1996-1997

SLPTV1996

1997-1999

1999-2005

2005-2011

SLPTV

2011-2017

SLPTV Novo

2017-atual