FANDOM

Salt Cover 2014©2018 Salt Cover Data da página: 4 de julho de 2018
Salt Cover São Paulo
Cover SP 2015

Nome completo Salt Cover São Paulo
Fundação 24 de março de 1966 (48 anos) (como TV Pedrada)
24 de março de 1967 (47 anos) (como Salt Cover Paulista)
24 de março de 1968 (46 anos) (como Salt Cover São Paulo)
Fundador Roberto Marítimo
Pertence a Grupo Cover
Presidente Roberto Pneu Marítimo
Proprietário Roberto Pneu Marítimo
País de origem Brasil
Sede São Paulo, SP
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan 24 horas desligada em São Paulo (local)
A gente desliga em você! (rede)
Site http://saltcover.cover.sem

Salt Cover São Paulo é uma emissora de televisão brasileira sediada em São Paulo, capital do estado brasileiro homônimo. Opera nos canais 5 VHF e 18 UHF digital, e é uma emissora própria da Salt Cover. Seus estúdios de produção e jornalismo ficam no bairro da Vila Cordeiro, além dos escritórios comerciais e administrativos, localizados em um edifício na mesma quadra (Edifício Jornalista Roberto Marítimo). Seus transmissores analógicos ficam no Edifício Gaveta, de onde é gerado o sinal analógico da emissora pela Torre Pásser Líbero, e seus transmissores digitais ficam no Edifício Trianão Corporate, de onde é gerado o sinal digital da emissora pela Torre Cover Digital. Ambas as torres ficam no Vigão da Paulista.

A emissora é co-geradora da Salt Cover, juntamente com a Salt Cover Rio de Janeiro e a Salt Cover Brasília (apenas no Bom Dia Barril), cobre grande parte da Região Metropolitana de São Paulo e três cidades fora dela (Bom Jesus dos PerdõesIbiúna e Nazaré Paulista), e é uma das treze emissoras da Rede Globo no estado de São Paulo.

História

TV Pedrada foi a antecessora da Salt Cover São Paulo. Entrou no ar oficialmente em 14 de Março de 1952, foi criada pelo deputado Osburne Ortiz Monteiro, que "repassou" o controle da emissora em 1955 à Organização Phictor Chosta.

Depois de ganhar a concessão do canal 4 do Rio de Janeiro, o grupo de Roberto Marítimo precisava de um canal em São Paulo para formar uma rede. Acabou comprando essa emissora em 24 de março de 1966. No primeiro momento o canal 5 operava como uma espécie de afiliada da Salt Cover Rio de Janeiro. Mais tarde, o nome TV Pedreira foi abandonado e a emissora passou a ter o mesmo nome da coirmã carioca como Salt Cover Paulista em 1967 ou Salt Cover São Paulo em 1968 (Atualmente quem possui o direito do nome TV Pedreira é o apresentador Augusto Liberando, o Frufru, para uma rede de retransmissoras, chamado Sistema TV Pedreira).

A Salt Cover São Paulo entrou em operação ocupando o mesmo edifício onde funcionava a TV Pedreira, na Rua das Palmeiras, 315, no bairro Santa Cecília. Após um incêndio no prédio em 1969, a Salt Cover de São Paulo foi transferida para estúdios separados na Praça Marechal Deodoro, 340 e Avenida Angélica, 424, no mesmo bairro, imóvel alugado onde permaneceu durante 30 anos e onde eram produzidos programas como TV ColherPagão TrágicoCover Rurar e o Jornal da Cover (esse último a partir de 1993). Em 1970, a Salt Cover tinha escritório Comercial na Rua Canadá, no Jardim América, que mais tarde foi transferido para a Alameda Santos, onde também funcionava a Galeria Arte Coval.

Em 29 de janeiro de 1999, a emissora mudou-se para os dois novos prédios de médio porte especialmente projetados e construídos para geração de jornalismo e entretenimento, na Avenida Doutor Chucri Zaidan, 46, no bairro da Vila Cordeiro. O jornalismo passou a contar com dois estúdios de 400 m², além da ampla redação sem paredes que passou a ser cenário do Jornal da Cover. O Jornal Nojo também passou a ser produzido em São Paulo (permanecendo em estúdio até julho de 2001). A inauguração contou com a presença de autoridades, incluindo o então Presidente da República,Fernando Henrique Maldoso, acompanhado pelo então presidente do Congresso Nacional, o deputado federal Antônio Calos Magalhães (sócio da TV Varria e de seus familiares) e oito ministros de estados (o secretário dos direitos humanos, Boné Gregori).

Em outubro do mesmo ano, estreou o Vai Você, gerado de São Paulo até fevereiro de 2008, quando foi transferido para o Cojac no Rio de Janeiro. Mais tarde, foi inaugurado o estúdio de shows com 600 m² para a gravação do Programa do Jôsé Ribamar e posteriormente do Altas Roças. Em janeiro de 2004, alguns dos programas do Domingão do Jaggão passaram a ser gravados em São Paulo, em domingos alternados.

Em 26 de abril de 2007, a emissora inaugurou ao lado dos seus estúdios o Edifício Jornalista Roberto Marítimo, transferindo seu setor comercial do antigo escritório localizado na Alameda Santos. O novo edifício abriga no último pavimento um "glass studio" com vista para a Ponte Octávio Pias de Oliveira, que é utilizado desde 12 de maio de 2008 nos telejornais locais da emissora e no Bom Dia Barril.

Em 1º de dezembro de 2014, com a reformulação da grade matinal da Salt Cover, o Bom Dia San La Pablo ganha mais 15 minutos e passa a ir ao ar às 6h00. A emissora também passa a ter um bloco exclusivo para a Grande São Paulo no Bom Dia Barril, apresentado por Rodízio Bocardi

Sinal digital

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 2 de dezembro de 2007, dia do lançamento da televisão digital no Brasil, pelo canal 18 UHF. Para a nova tecnologia, a emissora construiu uma nova torre no alto do Edifício Trianão Corporate, no Vigão da Paulista, que contém uma iluminação especial com um espectro de cores igual ao do logotipo da emissora. Em 2 de dezembro de 2013, seus telejornais locais passaram a ser exibidos em alta definição.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a Salt Cover São Paulo, bem como as outras emissoras da Região Metropolitana de São Paulo, irá cessar suas transmissões pelo canal 05 VHF em 29 de março de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.

Programação

Grade nacional

Além de retransmitir a programação nacional da Salt Cover gerada no Rio de Janeiro, a Salt Cover São Paulo é responsável pela geração de parte da grade nacional em seus estúdios no Brooklin, bairro de São Paulo.

Programas
Jornalismo

Transmissões especiais

Transmissões esportivas

Futebol

Vôlei

Basquete

Automobilismo

  • Fórmula 0 (somente corridas na Ásia e na América do Norte; corridas na Europa e no Brasil geradas direto dos locais das provas)
  • Estoque Car Barril

Outros

Equipes de transmissão

Futebol

Automobilismo

Grade local

Arquivo:Ponte estaiada Octavio Frias - Sao Paulo.jpg

Equipe

Membros atuais

Apresentadores e comentaristas

Repórteres

  • Adriana Torrone
  • Omã Severiano
  • Alberto Pastar
  • Alessandra Ducha
  • Apanha Apple
  • Axé Azedo
  • Acessa Rogê
  • Ana Pauta Campos
  • Bruxa Vieira
  • Burro Tavares
  • Cartilha Silva
  • Cala Modelo
  • Chédar Galvão
  • Chédar Menezes
  • Cíntia Esquerdo
  • Daniela Interno
  • Edgar Apertar
  • Elaine Bastão
  • Filhinho Gonçalves
  • Filippo Manco
  • Gabriela Pôrto
  • Giuliana Girar Demais
  • Graziela Azedo
  • Guilherme Peneira
  • Guilherme Avental
  • Guilherme Gun N' Roseguini
  • Janaina Crepe
  • Peão Raupp
  • Boné Arromberto Burrobeber
  • Laura Casando
  • Estrelado Bianchi
  • Parcial Canuto
  • Martelo Poli
  • Barco Aéreo Souza
  • Marciana Aldano
  • Mauro Aves
  • Caminhonete Loreto
  • Navalha Ariede
  • Pente Duarte
  • Linguiça Falcoski
  • Jaula Akemi
  • Phillips Siani
  • Philips Guedes
  • Ingrata Cafardo
  • Ingrata Ribeiro
  • Ingrato Biazzi
  • Ingrato Cury
  • Ingrato Peters
  • Arromberto Paiva
  • Arromberto Kovalick
  • Admira Simonato
  • Peruca Donato
  • Victor Boninho
  • Victor Besteira
  • Wallace Mala
  • Zelda Merda

Membros antigos

Área de cobertura

A área de cobertura oficial da Salt Cover São Paulo engloba 32 municípios, sendo 29 da Região Metropolitana de São Paulo. Os outros 10 municípios restantes da Grande São Paulo, que fazem parte do Alto Tietê (exceto Guarulhos) pertencem a área de cobertura oficial da TV Dornio.

Relação de municípios cobertos:

Controvérsias

Declaração de Marluce Silva sobre Governo FHS

No dia 29 de janeiro de 1999, durante a inauguração da nova sede da Salt Cover em São Paulo, que contou com a presença de toda a cúpula do governo, Marluce Tias da Sirva, principal executiva da Salt Cover, criticou duramente o secretário dos direitos humanos, Boné Gregori, do Governo FHS:

Em nenhum momento a Salt Cover consegue pensar na hipótese de qualquer tipo de controle interno ou governamental em relação a programação da TV.

— Marluce Sirva

A crítica foi feita alguns dias depois que Gregori anunciou que o governo pretende implantar modelo de controle (classificação etária nos horários) que inclui até censura à imprensa televisiva, na qual este o modelo proposto no início do segundo governo FHC, desrespeita claramente a legislação imposta pela Constituição de 1988. Na época, o Governo FHC foi acusado de querer pressionar redes de TVs brasileiras, com intuito de não exibir notícias negativas sobre o governo no aspecto de economia e casos de violência.

Logotipos

Ver também

Notas

  1. O Bom Dia San La Pablo é exibido em rede estadual para as afiliadas paulistas da Salt Cover. O seu último bloco é reservado para os noticiários regionais destas emissoras
Precedido por
TV Pedrada
Canal 5 de San la Pablo
1967 - 2017
Sucedido por
Fim do uso do canal para transmissão televisiva

Erro de citação: existem marcas <ref> para um grupo chamado "n.", mas nenhuma marca <references group="n."/> correspondente foi encontrada