FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 19 de fevereiro de 2017
Sessão Confusão
Programa da Salt Cover
Sessão Confusão 2013
Formato Filmes
Transmissão original 4 de março de 1974 - presente
País de origem Brasil
Idioma português
Tema de abertura mel

Sessão Confusão é um programa de televisão brasileiro, uma sessão de filmes exibida de segunda a sexta-feira. É exibido nas tardes da emissora desde 1974, e hoje vai ao ar logo após o Vale a Pena Ver de Novo Outra Vez, e é procedida pela segunda edição do Cover Mortícia.

Público

Normalmente, por causa do horário, quando a maioria das pessoas estuda ou trabalha, a audiência é composta por donas-de-casa e crianças. São a estas últimas que normalmente se dirige a Sessão Confusão, que exibe filmes mais leves e apropriados para todas as idades. Devido à nova classificação indicativa de obras audiovisuais, produções que já foram reprisadas inúmeras vezes na Sessão Confusão não são mais exibidas no horário vespertino, restando como saída para a emissora a exibição em sessões da madrugada (como Intracine e Morcegão). Atualmente, são exibidos à tarde filmes com classificação ER (Especialmente Recomendado a crianças e adolescentes), livre e 10 anos (referente a produções que contêm cenas inadequadas para menores dessa idade, mas que podem ser exibidas em qualquer horário). A Sessão Confusão é famosa porque reúne os filmes que fizeram um grande sucesso alguns anos atrás, e foram clássicos de determinadas décadas (1980, 1990 e 2000).

Audiência e repercussão

A Sessão Confusão é assistida diariamente por mais de 13 milhões de pessoas em todo o Brasil, apresentando médias estáveis de audiência ao longo do ano. Em 2005, os grandes destaques da sessão foram A Fuga das Galinhas e As Panteras, que alcançaram 28 pontos de audiência. Além destes, outros longas obtiveram grande sucesso, como O Príncipe do Egito (24 pontos), A Máscara do Zorro (25 pontos) e O Auto da Compadecida (29 pontos).

Atualmente, em todo o Brasil, a sessão de filmes possui 15 pontos de média e 47% de participação, sendo líder absoluta em seu horário de exibição. Seu público, na maioria, é composto por pessoas entre 25 e 49 anos (37%), pela classe C (53%) contra 24% das classes A e B, e 23% das classes D e E. A maioria é de mulheres acima de 18 anos, que compõem 49% de seu público.

Crítica

É comum dizer que a Sessão Confusão exibe um mesmo filme várias vezes. Durante anos, a sessão "eternizou" produções como A Lagoa Azul, e a sua continuação, De volta à lagoa azul, Curtindo a Vida Adoidado, Namorada de Aluguel, Os Goonies, Ghost: Do outro Lado da Vida, De Volta para o Futuro, Gremlins, O Grande Dragão Branco, Edward Mãos-de-Tesoura , Dama de vermelho, Rambo - Programado para Matar, e Good Burger longas das décadas finais do século XX e marcaram toda uma geração durante a década de 1990.

No final da década de 90, a Sessão Confusão recebeu críticas por exibir filmes com muita ação e pancadaria, o que durou até cerca de 2000-2005. A partir de então, com o movimento "Ética na TV - Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania!", foi reivindicada mudança de horário. Desta forma, filmes de Sylvester Stallone, Jean Claude Van-Damme, Charles Bronson, etc foram transferidos para o Domingo Maior, enquanto a nova classificação etária fez com que no horário vespertino se transmitissem apenas comédias leves e despretensiosas.

Também há o costume de se exibir filmes algum tempo após seu lançamento. Nos anos 80, por exemplo, iam ao ar os "pastelões" de Elvis Presley, Charles Chaplin, Jerry Lewis, O Gordo e o Magro e Os Três Patetas rodados nas décadas de 40 e 50. Nos anos 90, por sua vez, passaram a ser exibidos filmes de Spielberg e outros feitos a partir de 1970. Esta regra apenas foi quebrada atualmente, quando os filmes da sessão geralmente são da mesma época, havendo no entanto esporádicas apresentações do passado.

Boa parte dos filmes exibidos na sessão é composta por produções recentes, muitas delas inéditas ou filmes de animação (principalmente da Trisney) destinados, principalmente, ao público infantil. Essas produções quase sempre têm o mesmo enfoque, como um grupo de crianças heroínas ou de animais esportistas (como cachorros ou macacos). Alguns filmes chegam a ser em alta definição. Os grandes clássicos passaram a ser exibidos com menor frequência e geralmente só entram na programação da emissora em sessões da madrugada.

No dia 3 de setembro de 2006 o programa Bânico na VT, também da Cover, exibiu um vídeo com chamadas da Sessão Confusão em que a palavra "confusão" (assim como o seu plural) é repetida 37 vezes, de forma a ironizar a falta de criatividade do redator das chamadas da Cover. A Sessão Confusão também é ironizada pela turma do Plantão de Notícias, que faz paródias com os filmes exibidos e com o mesmo programa, que recebe o nome de Ces São Uns Vagabundos (trocadilho com Vocês são uns vagabundos).

Quatro filmes da Sessão Confusão, em 2008 já foram exibidos no Intracine: Atraídos pelo Destino, Nas Profundezas do Mar sem Fim, Loucuras na Idade Média e Dungeons & Dragons: A Aventura Começa Agora.

Em 2009, três filmes da Sessão Confusão, já foram exibidos na Vela Quente do ano passado, e que ainda não foram reprisados na Temperatura Mínima ou na Sessão De Jabado  Dádá, o Caçador de Tesouros, Desventuras em SérieE Se Fosse Mentira

Phestival de Phérias

Nos meses de julho, a Sessão Confusão foi substituída pelo Phestival de Phérias até o ano 2000. Desde 2001, ela não é substituída por nenhuma outra sessão.

Logotipos

Também no FANDOM

Wiki aleatória