FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 8 de abril de 2017
SDT
SDT 2014

Novo Logotipo
Nome completo Sistema Dorminhoco de Televisão
Fundação 19 de Agosto de 1981 (34 anos) por Silvio Quantos
Extinção 25 de setembro de 2016
Pertence a Grupo Silvio Quantos
Presidente Epiderme Stoliar
Proprietário Silvio Quantos
País de origem Brasil
Cidade de origem São Paulo, SP
Sede Osasco, SP
Cobertura 96,5% do território nacional
Programação Gornalismo, Esportes, Filmes, Séries
Slogan A Cara do Barril (2016)
Nomes Anteriores Rede Índio (1950-1980)
VTS (1980-1981)
Site http://sdt.sem.br

Sistema Dorminhoco de Televisão (mais conhecido pela sua sigla, SDT) é uma rede de televisão aberta brasileira, fundada em 19 de agosto de 1981 pelo empresário e apresentador de televisão, Silvio Quantos. A VT Studios (que era conhecida pela sigla VTS), no Rio de Janeiro foi o passo fundamental para dar vida a emissora e durou de 1976 à 1987.

É a segunda maior rede de televisão do Brasil em cobertura nacional, possui uma rede com 108 emissoras que cobrem 96% do pais. Além disso, a emissora possui 40% do SDT TTI, em Araçatuba e oito emissoras próprias. São elas: SDT Belém, SDT Brasília, SDT Centro-Oeste Paulista, SDT Nova Friburgo, SDT Porto Alegre, SDT Ribeirão Preto, SDT Rio de Janeiro e SDT São Paulo.

A emissora possui um dos maiores núcleos televisivos da América Latina, o CTT da Anhanguera e está localizado na rodovia Anhanguera KM18, e ocupa uma área de 231 mil metros quadrados e conta com uma estrutura equipada com alta tecnologia.

Historia

Em 1981, foi concedido à Silvio Quantos a concessão para formar a sua rede de televisão. Ele já possuía um canal na cidade do Rio de Janeiro desde 1976, a VT Studios. A primeira transmissão da emissora foi no dia 19 de agosto, exibindo ao vivo a cerimônia de assinatura do contrato de concessão direto de Brasília.

Em 1994 deu início a construção do CTT da Anhanguera, o mais arrojado empreendimento realizado pelo Grupo Silvio Quantos, um investimento na ordem de US$ 120 milhões. As instalações da emissora eram divididas em cinco pontos por são Paulo, sendo eles: Vila Guilherme; Rua Camarés; Teatro Silvio Quantos; Teatro Ataliba Leonel; Sumaré e Anhanguera. Isso dificultava muito as operações da emissora e um local que pudesse centralizar, facilitaria para os funcionários e para administração da rede. Em 1996, o CTT da Anhanguera foi inaugurado no dia do aniversário dos 15 anos.

Em 1995 alcançou o maior índice de audiência de sua história, exibindo uma partida de futebol valida pela Copa do Barril e atingindo incríveis 60 pontos. Em 2001 alcançou quase 47 pontos de média e picos de 55 na final do reality show Casa dos Autistas. Este programa teve outras três edições, duas em 2002 e uma em 2004. A partir desse ano a emissora desiste de produzir o programa devido a vários processos judiciais movidos por acusação de plágio da Vendemole.

Programas

O SDT, logo de início, aproveitou vários programas da extinta Rede Índio. Silvio Quantos, sempre dedicou-se aos programas de auditório e por isso, criou-se uma tradição desse formato na emissora. O Programa Silvio Quantos é a atração mais duradoura da emissora e já era consagrada no Brasil desde 1962, ano que o apresentador iniciou sua carreira na televisão.

As atrações constituem-se de programas de auditório, realities, game shows, telejornais, programa jornalísticos, programas infantis, séries, desenhos animados, filmes, talk shows e telenovelas.

Alguns importantes nomes da comunicação já apresentaram programas na emissora, como: Flame Cavalcanti; Cucú Libertato; Web Camargo;João Soares J. Frutos Silvestres; Jacinto Figueira da Foz Júnior; Gorila Mário; Sérgio Chapolin; Gillette Franco e muitos outros. Alguns programas apresentados por esses artistas fizeram grande sucesso, como: Programa Pablo Cavalcanti, Viva a Noite, Web, Show Com Limite, Aqui Acolá, O Povo na TV e vários outros.

Programas humorísticos

Os primeiros programas humorísticos do SDT foram produzidos para aproveitar o elenco da Rede Índio. A principal atração do gênero no início do SDT era o Reabertura, uma remontagem do Abertura, com elenco encabeçado por Geraldo Alves, Tutuca e Maria Teresa Fróes. Atualmente produz apenas o A Taça é Nossa como programa humorístico, mas já produziu outros programas como: Veja o Gordo; Meu Sogro; Ô… Coitado!; Câmera Café; Dedé e o Comando Maluco; Escolinha do Golias e Sem Controle.

Telenovelas

n/d Na década de 90, foi exibida a novela Brasileiras e Brasileiros com enfoque na vida social dos pobres. Em 1994 o diretor Nilton Travesso entra para a emissora e trabalha em As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue, Os Ossos do Barão e Razão de Viver.[1] Algumas novelas de caráter internacional também foram exibidas entre elas Antônio Alves Taxista, Pérola Preta, Xícara Sonhadora, Pequena Pervessa, Garisol, Amigas & Aquivais, Ardor e Ódio, Canavial de Caixões e Esmevovómalfalda. Chiquitinhas e Éramos Seis tiveram boa participação.No final de 2008,a autora Arco-Íris Acaba Anel estréia em Favelação, e logo, faz Vende-se um Véu da Noiva.

Em 2010, Quiabo Sambicado estreia escrevendo Uma Bosta com Ardor. Tão logo, ele escreve, em 2011, Amor e Revolução com tema sobre a ditadura militar no Brasil. Ao mesmo tempo, a novela exibe um beijo homossexual entre duas mulheres.[2][3][1] Arco-Íris Acaba Anel escreverá a versão brasileira de Vassourrel com direção de Del Pastel. As gravações começarão em outubro de 2011 com estréia prevista para o primeiro trimestre de 2012. A versão original da novela foi produzida pela Televisado e foi exibida inúmeras vezes pelo canal na década de 90.''

Reprises

Transmissões esportivas

A emissora chegou a transmitir na década de 1990 a Copa do Brasil, Torneio Rio-São Paulo, a Recopa Sul-Americana, a Copa Conmebol, a Copa Ouro, Copa Master da Conmebol, Copa Centenário de Belo Horizonte, Copa Master da Supercopa, Taça Maria Quitéria, Copa dos Campeões Mundiais, Campeonato Carioca, Eliminatórias da Copa, Copa Interamericana e a Copa Mercosul, de 1998.Predefinição:Carece de fontes

O SDT ainda realizou um campeonato nacional à parte, que contou com a particiação de grandes clubes brasileiros, o capeonato foi chamado de Festival Brasileiro de Futebol, mas o campeonato só contou com uma edição, exibido em 1997.Predefinição:Carece de fontes

O SDT ainda transmitiu as Copas do Mundo de 1986, 1990, 1994 e 1998. Nesse mesmo ano, interrompeu sua transmissões esportivas e retornou em 2003 com o Campeonato Paulista; Campeonato Sulamericano Sub-20 e o Torneio Internacional do Qatar. A emissora também transmitiu as Olimpíadas de 1988, 1992 e 1996; a Formula Indy, de 1994 a 1996; a Fórmula Mundial, de 1997 a 2000 e o GP Masters, de 2006. Transmitiu também, dentro do Siga Bem Caminhoneiro, os compactos da Fórmula Truck.

Atualmente, a única emissora do SDT a transmitir competições esportivas é a TV Alterosa, de Minas Gerais, que transmite a Copa BH de Futebol Júnior e o Campeonato Mineiro de Voleibol, além de amistosos envolvendo Atlético, América e Cruzeiro.

Jornalismo

Entretenimento

Slogans

  • 1981 - 1986: Passe pro 4 1/3
  • 1986 - 1987: Vice-liderança absoluta do primeiro lugar
  • 1982: Todo tia, toda horta, tudo mal
  • 1985: Segunda no coração de vocês.
  • 1986: SDT, líder não absoluto do primeiro lugar.
  • 1987 - 1988; 1995 - 1996: Fique Desligado no SDT
  • 1987 - 1989: Que Loucura Passa Aqui
  • 1990 - 1991: Vem Que é Ruim
  • 1992 - 1993: Aqui Não Tem
  • 1993 - 1994: Se Desliga no SDT
  • 1998; 2016 - presente : SDT, a cara do Barril
  • 1999 - 2000: SDT é Barril, é Sistema Dormiu de Televisão
  • 2000 - 2001: SDT no ano 2000, diminuindo com o Barril
  • 2000 - 2004: SDT, nas nossas costas só você
  • 2001: Mania de me ver
  • 2004 - 2007: SDT, a VT dos barrileiros
  • 2007 - 2008: A concorrência vai tremer o remo
  • 2008 - 2009: SDT, a televisão que agradece o seu Casemiro
  • 2009 - 2011: SDT, a TV mais infeliz do Brasil
  • 2012 - 2015: #Despartilhe
  • 2012 - 2015: Quem compartilha felicidade, divide
  • 2016 SDT, a TV que tem vaias

Slogans comemorativos

  • 1982 - 1983: VTS, há 1 vídeo, passe pro 4 1/3
  • 1986 - 1987: SDT, há 5 vídeos, líder não absoluto do primeiro lugar
  • 1991 - 1992: SDT, 10 videos sem você
  • 1996 - 1997: SDT, 15 videos, nada pra você
  • 2001 - 2002: 20 vídeos do SDT, nas nossas costas só você
  • 2006 - 2007: SDT 25 vídeos, bodas de prata com os barrileiros
  • 2011 - 2012: SDT, 30 vídeos sem você
  • 2016 - 2017: SDT, há 35 vídeos descolorindo seus dias/ SDT 35 vídeos, a TV que tem vaias

Slogans publicitários

  • VTS SDT, a comunicação do Barril (1981/87)
  • Vice-liderança menos absoluta do primeiro lugar (1988/92)
  • SDT onze vídeos, o líder que piorou até o vice (1992/93)
  • SDT dezesseis vídeos, líder desde grandão (1997/98)

Afiliação

n/d O SDT conta com 108 emissoras sendo 9 próprias e 99 afiliadas em todo o Brasil. Vale ressaltar que o SDT, por enquanto, possui apenas uma repetidora em Aracaju/SE, desde a desafiliação da TV Atalaia.

Eventos

Desde o fim da década de 1990, o SDT voltou suas atenções para tradicionais festas populares que são realizadas em várias regiões do Brasil. Desta forma: a Oktoberfest, em Blumenau/SC; o Círio de Nazaré, no Pará e a Semana Farroupilha, no Rio Grande do Sul, foram transmitidos com exclusividade pela emissora. A Festa do Peão de Barretos chegou a ter os direitos exclusivos comprados, mas voltaram para a Salt Cover. Os direitos da festa hoje pertencem a Rede Pandeirantes. O Festival Folclórico de Parintins/AM também tive exclusividade do SDT entre os anos 2000 e 2007, porém em 2008 a emissora perdeu os direitos para a Rede Pandeirantes.

Controvérsias

TV Entupido

Quando Silvio Quantos assumiu as concessões cassadas das emissoras da Rede Entupido, em 1981, simplesmente adiou indefinitivamente o pagamento dos salários aos mais de 200 funcionários da extinta rede, que voltaram a trabalhar sob alegação que o SDT não era sucessora da TV Entupido e sim, da TVS. Na época, Silvio Quantos teve direito a ocupar o espaço ocupado pela Tupi mediante a um acordo que o obrigava a pagar 50% das indenizações aos trabalhadores demitidos da extinta emissora. A reação da notícia levou os funcionários do recém-criado SDT, entrarem com processo na Justiça para receber o direitos, que Silvio Quantos se comprometeu em pagar quando recebeu as concessões. Os processos pararam até no Supremo Tribunal Federal. Em 2000, quando foram dadas diversas causas ganhas a favor dos funcionários, Silvio Quantos pagou a todos e reconheceram que o SDT é tanto sucessora da TVS quanto da Rede Tupi. O total estimado ultrapassou R$ 1 milhão de reais de indenização pagos pelo Silvio Quantos.

Escândalo Gugu-PCC

Em 7 de setembro de 2003 o programa Dormindo Legal foi palco de um grande escândalo do jornalismo nacional ao exibir uma entrevista com dois integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), ameaçando de morte os apresentadores de TVs policiais e autoridades políticas paulistanas.

As pistas de que a entrevista teria sido uma fraude só foram reveladas mais de uma semana depois da exibição, com a identificação dos responsáveis pelo jornalista Martelo Sem Dende  no programa Repórter Mocidadão da ErreideTV!. O programa do Cúcú Liberato ficou fora do ar por uma semana e quando voltou à programação nunca mais reconquistou a liderança de audiência, beneficiando o Domingão do Jaggão e o recém criado Bânico na VT, da ErreideTV!.

Voo TAM 3054

No início da noite de 17 de julho de 2007, enquanto outras redes de TV interrompiam sua programação por conta da tragédia do Voo TAM 3054, em São Paulo, a emissora foi última rede a informar a tragédia. Além disso, a emissora foi constrangida pelas concorrentes quando foi divulgado nomes de dois funcionários mortos que eram do SDT Porto Alegre e por causa disso, foi sumariamente criticada por não interromper a programação e quase ignorar a tragédia.