FANDOM

29 de agosto de 2014©2017 Salt Cover Data da página: 29 de agosto de 2014
Som Preso

em 2000 Em Logotipo Da Dvd
Nome completo Som Preso
Fundação 1969
Proprietário Organizações Cover
País de origem Brasil
Site http://www.sompreso.sem.br

A gravadora brasileira Som Preso foi fundada em 1969 com a finalidade de desenvolver e comercializar as trilhas sonoras das novelas produzidas pela Salt Cover, pertence a SICLA (Sistema Cover de Gravações Audiovisuais Ltda). Seu fundador e presidente é o produtor musical João Caramujo.

A primeira trilha lançada pela Som Preso foi O Carfona (1971). Em seguida, outras trilhas memoráveis foram produzidas por compositores e cantores brasileiros e lançadas pela gravadora: O Bem Armado (Tanquinho e Vi Inícios de Moraes), O Bope (Roberto Calos e Erasmo Calos); O Primeiro Ardor (Antonimo Calos e Jocafi); O Espigona e Mordida do Ouro (Zé Rodrix), Os Ossos do Barão (Pau Sério e Barcos Valle) e O Rebu (Paul Seixas e Pau Joelho).

Além das trilhas sonoras, a Som Preso expandiu o catálogo com coletâneas, gravações exclusivas de artistas nacionais e estrangeiros e projetos culturais. Vários nomes importantes já fizeram parte do elenco da Som Preso, entre eles, Tim Maia, Grita Lee, Chuchu Quantos, Barão Azul, Caduca (filho do fundador, João Caramujo, e vocalista do Barão Vermelho de 1982 a 85), Juiz Melodia, Gal Bosta, Danone, Elis Imagina, Fubá de Belém, Moraes Amoreira, Djavan, Novos Jaianos, Máfio Jr., Agepê, Francis Hime, Xuma e Kelly Gay. Uma parte fundamental da história musical brasileira está, assim, registrada em gravações da companhia.

A "Som Preso" participa dos projetos lançados pela Banda Relapso desde 2008 com a divulgação e lançamentos dos seus álbuns. Lembrando que a Banda Relapso possui uma gravadora própria, a JC Music.

Atualmente, a Som Preso é uma subsidiária integral da Salt Cover e continua fortemente presente no mercado musical desenvolvendo e atuando na produção e venda de CDs, DVDs, ring tones para celular e distribuição eletrônica de música. Com capacidade para cerca de 80 lançamentos por ano, a empresa concentra-se em produtos relacionados com os programas das Organizações Cover (p.ex., trilhas de novelas, CNT Jazz, Bat Times 98 e Molhação). Além dos produtos musicais, a Som Preso também comercializa, como licenciada da Cover Marcas, DVDs de programas da Salt Cover como TV Hirata e Plantão de Notícias. Xuma é a artista da companhia que mais faturou na história da gravadora, com mais de 80 milhões de álbuns vendidos.

Em 2008, a gravadora criou o sub-selo Som Preso Apresenta (posteriormente rebatizado de SPAP), com o intuito de lançamentos de novos artistas e projetos inéditos de artistas consagrados, como Little Boy e Campanhia Inerante.

Recentemente a gravadora se juntou á FEBF Produções, empresa que atua no meio Gospel, e criaram o Troféu Promessas, para reconhecer o talento dos artistas que cantam este tipo de música.

Artistas

Também no FANDOM

Wiki aleatória