FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 14 de julho de 2014
Televisão Independendemol (sigla: TVIndemol) é a segunda estação de televisão portuguesa de caráter privado. As suas transmissões iniciaram-se a 20 de Fevereiro de 1993, como o quarto canal generalista. Em 2005 roubou a liderança à CarnaSIC, tornando-se líder de audiências, o que, em 2011, voltou a acontecer pelo sétimo ano consecutivo.[1]

História

A Televisão Independente (TVI) é quarto canal de televisão generalista. Foi fundado por entidades ligadas à Igreja Católica, incluindo a Rádio Renascença, a Universidade Católica Portuguesa e o Santuário de Fátima, sendo atualmente detida maioritariamente pelos espanhóis do Grupo Prisa, que detêm com 94,4 por cento do capital da dona da TVI, a Media Capital. A história da TVI pode, no entanto, resumir-se em duas fases essenciais: antes e depois da entrada da Media Capital. O grupo Media Capital entrou no capital social da TVI em 1997, ao comprar 30 por cento da estação, tendo Miguel Paes do Amaral assumido a presidência do grupo. Nesse ano começou a reformulação da estação de televisão que até então registava um fraco desempenho em termos de audiências e de receitas publicitárias. Logo no ano seguinte, a Sonae, associada à Cisneros e à Lusomundo passa a deter a gestão da televisão depois de conseguir uma posição de relevo em várias assembleias-gerais. A TVI no iníco queria ser uma estação alternativa apostando em concursos e séries e novelas estrangeiras, tendo raros momentos portugueses, mas a partir do ano de 1998 a aposta passou a recair na ficção nacional (novelas e séries), talk shows e reality shows.

Cronologia:

  • 1993 - Início das emissões no dia 20 de Fevereiro, como a segunda estação de televisão privada em Portugal.
  • 1997 - O grupo Media Capital entrou no capital social da TVI, ao comprar 30 por cento da estação, tendo Miguel Paes do Amaral assumido a presidência do grupo.
  • 1997 - A estação instala-se em Queluz de Baixo, unindo programação e informação. Até então, a primeira funcionava no edifício Altejo e a redacção no antigo cinema Berna, ambos em Lisboa.
  • 1998 - José Eduardo Moniz torna-se director geral da TVI.
  • 2000 - Surgiu a presença na Internet com a TVI Online.
  • 2000 - A TVI começa a lutar pela liderança das audiências com a aposta em reality shows e na ficção nacional nomeadamente em telenovelas e séries portuguesas.
  • 2001 - Início das transmissões do canal TVI Eventos, a 18 de Outubro, para a transmissão de vários reality shows. A transmissão deste canal terminou em 2004.
  • 2005 - É a vez da Grupo Prisa entrar em acção, assumindo oficialmente em Novembro desse ano o estatuto de accionista principal do grupo Media Capital.
  • 2005 - A TVI tornou-se pela primeira vez líder absoluta de audiências no período chamado all-day (7:00 - 2:30), tendo ultrapassado a SIC, que ganhava à concorrência há dez anos consecutivos.
  • 2008 - No dia 7 de Junho, a TVI obteve sua maior audiência diária de sempre durante o jogo Portugal-Turquia, no Euro 2008.
  • 2009 - A TVI lança o seu canal de notícias para o cabo o TVI24, a 26 de Fevereiro.
  • 2010 - Início das emissões da TVI Internacional, a 30 de Maio, com o objectivo de chegar à vasta Comunidade Portuguesa espalhada por todo o mundo, assim como, aos Países de Língua Oficial Portuguesa.
  • 2010 - Início das emissões da TVI Direct, lançado a 4 de Outubro, criado especificamente para a transmissão durante 24 horas por dia do reality show Secret Story - Casa dos Segredos
  • 2010 - A novela Meu Amor da TVI é a primeira telenovela portuguesa nomeada e vencedora dos Prémios Emmy Internacional, na categoria de Melhor Telenovela.
  • 2011 - A TVI e a Plural inauguram a "Cidade dos Sonhos". Um projecto já há muito pensado que permitiu juntar todos os estúdios de ficção TVI num só complexo. Este espaço localiza-se na Quinta dos Melos. Para marcar a inauguração, a TVI preparou e transmitiu um especial durante toda a tarde de 1 de Outubro, sábado. Este especial foi apresentado por Fátima Lopes e contou com a presença de vários actores que relembraram vários sucessos da TVI na ficção e também de vários músicos que cantaram vários genéricos de projectos da TVI.

Na direção de programas estiveram José Nuno Martins, José Eduardo Moniz e André Cerqueira. A TVI é detida pelo Grupo Prisa de Juan Luis Cebrián, mas pertence à Média Capital que tem como presidente Joaquim Pina Moura.

Produção nacional

A TVI deu um grande passo na ficção nacional em 1999 ao produzir, em conjunto com a NBP (Fealmar, Casa da Criação, atualmente com o nome de Plural Entertaiment Portugal), várias novelas e séries que têm dado à TVI ótimos resultados nas suas audiências. O projeto resultou e nunca mais parou, sendo atualmente muitas as novelas e séries produzidas, tendo inclusivamente um cada vez maior sucesso fora de Portugal, resultado dos inúmeros países que compram os direitos de transmissão de novelas e séries portuguesas. Entre eles, estão vários países da América Latina, também os Estados Unidos, Roménia, Venezuela, Hungria, Vietname, Rússia, Polónia, China, entre muitos outros[2]. A produtora Plural Entertainment Portugal (antiga NBP), que também produz para o mercado espanhol e da América Latina, é igualmente detida pelo grupo Media Capital.

  • As telenovelas já são a imagem de marca do canal (com os sucessos Olhos de Água, Ninguém como Tu ou Anjo Meu que foi a primeira telenonovela de época do canal). Para além disto a novela Morangos com Açúcar já conta com 9 temporadas e é uma "escola de talentos" onde já se descobriram verdadeiros talentos na área de representação e até da múscia.
  • As séries também foram uma das apostas do canal para conquistar audiências. Super Pai, Crianças SOS, Olá Pai!, Os Serranos ou Ana e os Sete e mais recentemente Ele É Ela, foram algumas das séries de sucesso da TVI. O canal também fez algumas séries infantis/juvenis das quais se destacam O Clube das Chaves, O Bando dos Quatro, Campeões e Detectives e Detective Maravilhas.
  • As Sit-Coms também são algumas das apostas da estação. Bora Lá Marina, Os Batanetes, O Prédio do Vasco, As Pupilas do Senhor Doutor. Para além destas a TVI também apostou em sit-coms em que os protagonistas eram as crianças,Vasquinho e Companhia e Os Batanetes e Batanitos. A TVI prepara-se para lançar mais uma sit-com este ano, intitulada A Casa é Minha.
  • A TVI no ano de 2008 apostou num espaço intitulado Casos da Vida, que incluia telefilmes que retratavam casos da vida real. Este espaço teve duas temporadas, os telefilmes de maior sucesso foram: Noivas de Maio, O Caso Mariana ou Polaróides da Minha Avó.
  • Em 2010 a TVI estreou-se nas mini-séries com Destino Imortal, 37 e Dias Felizes. Depois destas a TVI em 2011 voltou a lançar mais três mini-séries Redenção, O Dom e O Amor É um Sonho.
  • Actualmente a TVI prepara-se para lançar 26 telefilmes, de todos os géneros, esta é a mais recente aposta do canal na ficção nacional. Os 26 telefilmes da TVI são: Ela por Ela, A mãe do meu filho, A casa das Mulheres, Não desistas de mim, Intriga Fatal, Um Pequeno Desvio, O Que as Mulheres Querem, Noiva, Procura-se, Voyeur, 112, Os Abutres, O Pacto, O Par Ideal, Sindrome de Estocolmo, E Amanhã, A Primeira dama, Amor SOS, O Dia em Que a Minha Vida se Tornou um Reality Show, Aguenta Tratamento, Vidas (Des)enrascadas, O Bar do Ti-Chico, Noite de Enganos, Sabores e Sentidos, Regra de Três, O Profeta e Vestida Para Casar. Este espaço chama-se TVI Filmes.

Profissionais da TVI

Predefinição:Col-begin Predefinição:Col-2

Direcção - TVI

Jornalistas

Comentadores

Apresentadores

Guionistas de telenovelas

Predefinição:Col-2

Actores exclusivos

Predefinição:Col-end

Produtos TVI

Telenovelas

Algumas séries Nacionais

Alguns reality-shows e alguns talent-shows

Canais TVI

  • 1992-presente - TVI - (em exibição)
  • 2009-presente - TVI 24 - Lançado a 26 de fevereiro de 2009 - (em exibição)
  • 2010-presente - TVI Internacional - Lançado a 30 de maio de 2010 - (em exibição)
  • 2010-presente - TVI Direct - Lançado a 4 de outubro de 2010 - Exclusivo MEO - (em exibição)
  • 2012 - A TVI deverá lançar este ano dois canais, um de ficção e um outro de entretenimento.

Canais extintos

Serviços TVI

  • TVI Teletexto
  • TVI Mobile
  • TVI Meios de Produção
  • TVI Filmes
  • TVI WAP
  • TVI Bandas Sonoras
  • TVI Online

Sistema de classificação

A TVI utiliza uma classificação de programas de produção da TVI próprios, quando não classificados por outros organismos, visando proporcionar aos consumidores de televisão um guia de escolha de programação adequada à sua idade e, aos educadores, uma orientação sobre o visionamento de programas[3].

  • Nível 1 - TODOS - classificação para os programas destinados a todos os públicos. Sem restrições quanto a conteúdos.
  • Nível 2 - 10AP - classificação para todos os programas destinados a indivíduos com mais de 10 anos. É recomendado o aconselhamento parental (AP) para idades inferiores.
  • Nível 3 - 12AP - classificação para programas destinados a indivíduos com mais de 12 anos, recomendando-se o aconselhamento parental (AP) para idades inferiores.
  • Nível 4 - 16 - classificação para programas destinados a indivíduos com mais de 16 anos.
  • Nível 5 - 18, (também é utilizada um círculo vermelho, em forma de bóia para identificar estes conteúdos) - Inclui toda a programação destinada a indivíduos com mais de 18 anos - Adultos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória