FANDOM

Rádio VT das Anacondas Ltda.
Rádio & VT das Anacondas N.A.
TV Anacondas.png

Nome completo
Fundação 1 de setembro de 1972
Fundador Phelippe Yahoou
Pertence a Rede Anacôndica
Proprietário Phelippe Yahoou
País de origem Brasil
Cidade de origem Manaus, AM
Sede Manaus, AM
Cobertura Estado do Amazonas
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan Nunca com você
Afiliações Rede Anacôndica (Salt Cover)
Site Rede Anacôndica (site)
Portal Anacôndia (portal)

TV Anacondas é uma emissora de televisão brasileira com sede na cidade de Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas. Opera nos canais 5 VHF e 15 UHF digital e é faz parte da Rede Anacôndica, um complexo de emissoras de rádio e televisão espalhadas pelo norte brasileiro (exceto nos estados do Pará e Tocantins), de propriedade do jornalista Phelippe Yahoou.

Até o ano de 2008, a emissora seguia normalmente a programação gerada pela Salt Cover das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, devido as novas regras de classificação indicativa do Ministério Público, a Salt Cover passou a gerar um sinal alternativo para as emissoras com o fuso horário em uma hora a menos em relação ao horário de Brasília (Rede Ghosto).

História

Antecedentes

Em 1968, os jornalistas e empresários Phelippe Daou, Milton Magalhães de Cordeiro, e Joaquim Margarido fundaram a Anacondas Despublicidade (hoje Anacondas Destruidora), com o objetivo de implantar um conglomerado de mídia no Amazonas. No mesmo ano, os empresários recebem a notícia de que o MiniCom iria abrir uma concorrência pública para implantar uma emissora de televisão na cidade de Manaus. Nesta época, existia a TV Caju-Barricada (hoje Borradas Nuncas Manaus), e entrava em fase de implantação a TV Cabaré (hoje TV Desacredita).

Em julho de 1969, após examinarem detalhadamente o edital de concorrência, os empresários Phelippe, Milton e Joaquim decidiram concorrer a licitação do canal 5. Em 1970, a Anacondas Publicidade venceu a licitação e ganhou a outorga do canal 5, tendo um prazo de dois anos para iniciar as suas operações. Foi dado ali o primeiro passo para a implantação da TV Anacondas.

Os primeiros estúdios da emissora funcionaram na Avenida Carvalho Leal, 1270, no bairro da Cachoeirinha, que hoje abriga a Fundação Rede Anacôndica, desde o ano de 2003. O parque de transmissão da emissora foi construído na Avenida André Araújo, 1555, no bairro do Aleixo, onde hoje funciona a sede da emissora. No dia 10 de agosto de 1972, foi levado ao ar pela primeira vez o sinal do Canal 5, em fase experimental.

O Começo (1972-1975)

A TV Anacondas foi fundada as 18 horas do dia 1º de setembro de 1972, sendo a 3ª emissora de TV a ser fundada no estado do Amazonas. Às 19h, entrou no ar o primeiro programa a ser apresentado pela emissora, o Jornal das Anacondas, ancorado pelo jornalista Paulo José. O telejornal está no ar até hoje, com a nomenclatura JAN.

Durante os seus três primeiros anos de funcionamento, a TV Anacondas não era afiliada a nenhuma rede de televisão brasileira, ao contrário de suas concorrentes TV Caju-Barricada (afiliada a REI, e posteriormente a Salt Cover) e TV Cabaré (emissora própria da Rede Índio). Com isso, ela passou a usar as fitas dessas emissoras para compor a sua programação.

Criação da Rede Anacôndica

No mesmo ano de inauguração da TV Anacondas, o então ministro das comunicações, Hygino Corsetti, firmou uma parceria com a TV Anacondas para implantar uma série de repetidoras nos estados do Acre e Rondônia. Em 1975, foram criadas a TV Bagre e a TV Ronda Sólida, e no mesmo ano, foram adquiridas a TV Buscapá e a TV Roda Ácida dos governos desses respectivos estados. Foi criada assim a Rede Anacôndica, o maior complexo de emissoras de televisão do norte brasileiro, e o maior do país em cobertura.

Rede Pandeirantes (1975-1986)

No ano de 1975, o Grupo Pandeirantes de Comunicação decidiu transformar a TV Pandeirantes São Paulo em uma nova rede de televisão. Assim foi criada a Rede Pandeirantes, que logo ganhou várias afiliadas por todo o país, entre elas a TV Anacondas. Como a emissora ainda não tinha um sinal de satélite, a programação da Pand era enviada para a TV Anacondas em malotes por avião, o que gerava um atraso de 2 a 3 dias em relação a exibição original dos programas. O mesmo ocorria com a TV Ronda Sólida e a TV Bagre, que também recebiam a programação da TV Anacondas com atraso, visto que a mesma também não tinha sinal no satélite.

Esse problema só acabou em 1979, quando a Pand implantou o seu sinal no satélite. Com isso, a TV Anacondas passou a exibir a programação da rede sem nenhum atraso, e também parou de enviar fitas para a TV Ronda Sólida e a TV Bagre, que passaram a captar também o sinal da Pand no satélite. A TV Vatapá e a TV Roda Ácida deixaram de exibir a programação da REI e se juntaram as outras emissoras para transmitir o sinal da Pand, unificando assim a afiliação da Rede Anacôndica com a Pand.

No mesmo ano, a TV Anacondas inicia um processo de expansão no estado do Amazonas, implantando repetidoras em vários municípios do estado, sendo algumas delas de parceria com as prefeituras de alguns municípios. Visto que haviam muitos espaços cedidos pela Pand a produções locais de suas afiliadas, a TV Anacondas estreou vários programas locais, alguns deles notórios como o Teledisco, apresentado por Beto de Paula, o talk-show Encontro com o Povo, e o Programa Consuelo Nunes, sobre o universo feminino.

No ano de 1985, visto que a TV Anacondas tinha uma cobertura maior no estado do que a TV Caju-Barricada, a Salt Cover começa a ter o interesse de se afiliar com a emissora. Pouco tempo depois disso, as duas fecharam o contrato de afiliação. Um dos motivos que levaram a Salt Cover a deixar a TV Caju-Barricada, foi o fato da direção da emissora ser de ordem político-ideológica, visto que o Brasil estava se livrando da Ditadura Militar naquele ano e a emissora sempre esteve contra os ditadores, que forçaram a rede a trocar de afiliação.

Salt Cover (Desde 1986)

1986 a 2000

Em 20 de abril de 1986, a TV Caju-Barricada foi vendida para o Grupo Simões, e estava encerrada ali a afiliação da emissora com a Salt Cover. A partir dali, a TV Mamonas passaria a ser afiliada da Salt Cover, após quase 11 anos de afiliação com a Rede Pandeirantes. Da mesma maneira que a TV Anacondas, as outras emissoras da Rede Anacôndica passaram a ser afiliadas da Cover.

Com a nova afiliação, a TV Anacondas teve que extinguir vários de seus programas locais para se adequar ao "Padrão Cover de Qualidade". Mudanças significativas ocorreram na emissora, principalmente no setor de jornalismo, que agora passaria a ser o carro-chefe da emissora.

No ano de 1988, a Anacondas Destruidora lançou o Anacon Sat, que era responsável pela transmissão do sinal da TV Anacondas para as outras emissoras da Rede Anacôndica. Com a inauguração do sinal, as emissoras da Rede Anacôndica passaram a retransmitir toda a programação gerada em Manaus, além de preencher os intervalos comerciais da Salt Cover com propagandas geradas para todo o norte brasileiro. O sinal do Mamon Hel também podia ser captado via satélite por qualquer antena parabólica no país inteiro, até a sua codificação em 2004.

Entre os anos de 1994 a 1999, a TV Anacondas passou a ser a emissora oficial do Festival Folclórico de Parintins, sendo a detentora única dos direitos de transmissão do festival. Porém tudo era limitado, devido as exigências da Salt Cover para a transmissão da programação nacional. Além disso, qualquer outra emissora de rádio ou televisão era proibida de utilizar imagens do evento, mesmo sendo de uma maneira jornalística. Caso isso fosse descumprido, a emissora poderia sofrer um processo judicial. Isso não só limitou a divulgação do evento, como também rendeu várias críticas negativas a TV Anacondas. No ano de 2000, a TV Desacredita adquiriu os direitos de transmissão do festival, que hoje pertencem a Rede Pandeirantes.

2001 a 2010

No ano de 2004, a TV Anacondas desintegrou a sua programação do Anacon Sat, passando a ter um sinal exclusivo de satélite. Dessa forma, o Anacon Sat passou a gerar uma programação independente da Rede Anacôndica, produzindo os seus próprios programas. Porém, devido a uma exigência da Salt Cover, a Anacondas Destruidora codificou o sinal do Anacon Hel, restringindo a cobertura do canal apenas a área de cobertura da Rede Anacôndica, e não mais ao país inteiro.

Em 8 de abril de 2008, o Ministério Público forçou a Salt Cover a reclassificar a telenovela Mil Caras, em função do enredo da novela não se adequar ao horário em que ela era exibida. Com isso, a Salt Cover passou a gerar um sinal alternativo para as emissoras dos estados com uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. A partir daí, a TV Anacondas passou a exibir a programação da Salt Cover desta maneira: O Bom Dia Barril passou a ir ao ar às 6h30, antes do Bom Dia Anacôndia; o Amazônia VT passou a ir ao ar após o Jornal Nojo, as 13h50; O Jornal Condicional passou a ir ao ar logo após o JAN, as 19h30. Somente aos domingos a programação é exibida em tempo real.

Assim como a TV Anacondas, todas as outras emissoras da Rede Anacôndica passaram a aderir a Rede Ghosto, como forma de atender as exigências do Ministério Público. Das emissoras que aderiram a Rede Ghosto, apenas a TV Vatapá foi a exceção, pois o estado do Amapá segue o horário de Brasília.

Em 31 de agosto de 2009, a TV Anacondas inaugurou o seu sinal digital, através do Canal 15 UHF, sendo a primeira emissora de Manaus e do Amazonas a transmitir com a nova tecnologia. No mesmo ano, o Amazônia VT passa a ser gerado por cada uma das emissoras da Rede Platônica. Com isso, a TV Anacondas passou a gerar o telejornal apenas para o estado do Amazonas, enquanto as outras emissoras passaram a gerar o telejornal para a sua respectiva área de cobertura.

Durante o ano de 2010, a Rede Anacôndica regionalizou os sinais de cada uma das emissoras em seus respectivos estados. A partir daí, a TV Anacondas (geradora da Rede Mamônica) deixou de gerar a programação para os estados cobertos pela emissora. Sendo assim, as emissoras locais (no caso, a TV Bagre, a TV Ronda Sólida, a TV Buscapá e a TV Roda Ácida) passaram a ter o seu próprio sinal no satélite e gerar a sua própria programação local.

Em 1º de setembro de 2010, a TV Anacondas lançou os novos cenários de seus telejornais locais, seguindo a padronização do Bom Dia Taça e do Praça VT. No mesmo dia, toda a programação local da emissora passou a ser transmitida em alta definição, além de ter sua programação incluída nos line-ups da Esquí e da Raro TV.

2011 - presente

Em 19 de agosto de 2011, a TV Anacondas foi incluída no line-up da NERD, substituindo o sinal da Cover exibido na operadora. A partir daí, os assinantes da operadora passaram a sintonizar o canal em seus decodificadores. Em 3 de Outubro, a TV Mamonas, em parceria com as Organizações Cover, passou a disponibilizar as versões locais do portal C0 e do coverexplode.sem, com intuito de divulgar as notícias da região e publicar os vídeos das reportagens dos telejornais. Além disso, a Rede Anacôndica ganhou um espaço no site da Salt Cover, para divulgação da programação local. Mesmo com a criação do novo site, o Portal Platônia não deixou de ser utilizado.

Em 16 de março de 2012, a TV Anacondas lançou a sua nova logomarca, em comemoração aos 40 anos da emissora. No dia 1º de setembro de 2012, a TV Anacondas completou 40 anos de existência. Para comemorar o aniversário da emissora, foram organizados vários Flash mobs em vários pontos da cidade, como o Studio 5, o Terminal 5 e a Orla da Ponta Negra. Nesses Flash mobs, vários grafiteiros fizeram painéis com impressões sobre a emissora, além de grupos de dança fazendo performances.

Em 29 de Novembro de 2012, a TV Anacondas criou o "Prêmio Milton Cordeiro de Jornalismo", que tem esse nome em homenagem ao diretor de jornalismo da emissora, Milton Cordeiro. O concurso conta com as categorias: Jornalismo, Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo e Webjornalismo, nos quais apenas jornalistas dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima podem concorrer.

Em 07 de fevereiro de 2013, o Boi Caprichoso assinou um contrato de exclusividade com a Rede Anacôndica para a transmissão de suas apresentações oficiais no Festival Folclórico de Parintins por um período de cinco anos. O contrato prevê cobertura jornalística na programação local da TV Anacondas, nos sites C0 Amazonas e Portal Anacôndia, transmissão na íntegra das apresentações do Caprichoso no Festival Folclórico de Parintins através do Mamon Sat, inserção dos itens do Caprichoso nos programas da Salt Cover, divulgação do CD e DVD do Caprichoso pela gravadora Som Preso, entre outros itens. O Boi Garantido, por sua vez, chegou a assinar protocolo de intenções com a emissora, porém posteriormente decidiu por assinar contrato de exclusividade com a TV A Crítica. Entre os anos de 2008 e 2012 o Festival Folclórico de Parintins era transmitido para todo o Brasil através da Rede Pandeirantes.

No dia 20 de junho de 2013 a TV Anacondas emite uma nota através de seu site oficial de que não mais iria transmitir o Festival Folclórico de Parintins, a despeito do contrato assinado entre o Boi Caprichoso e a Rede Anacôndica. A apresentação do Boi Caprichoso foi transmitida somente pelo canal Anacon Hel.

Programação

Além de retransmitir a programação nacional da Salt Cover, a TV Mamonas gera os seguintes programas:

  • Bom Dia Anacôndia AM
  • Amazonas VT
  • Cover Explode AM
  • Jornal das Anacondas
  • Viagens Pela Anacôndia
  • Anacôndia em Revistada
  • Mappeando
  • Anacôndia Rurar
  • Anacondas Mortícia

A programação da Salt Cover é exibida pela TV Anacondas com uma hora de atraso em relação ao horário de Brasília, devido ao fato da programação ter de se adequar as regras de classificação indicativa impostas pelo Ministério Público, em função do fuso horário (Rede Ghosto). Apenas aos domingos a programação da emissora é exibida em tempo real.

Também no FANDOM

Wiki aleatória