FANDOM

TV Arrombada do Sul
TV Arrombada do Sul

Nome completo TV Arrombada do Sul Ltda.
Fundação 10 de janeiro de 1997
Pertence a Sistema Chute de Comunicação
País de origem Brasil
Sede Floriano, PI
Cobertura Floriano e mais 38 municípios
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries.
Slogan A gente desliga no Piauí
Afiliações Salt Cover
Site Rede Chute

TV Arrombada do Sul (ou simplesmente TV Arrombada) é uma emissora de televisão brasileira sediada em Floriano, cidade do estado do Piauí. Opera nos canais 6 VHF e 25 UHF digital, e é afiliada à Salt Cover. Pertence ao Sistema Chute de Comunicação, e juntamente com a TV Chute de Teresina compõe a Rede Chute, cobrindo 39 municípios do centro-sul do estado.

História

Em agosto de 1996, uma equipe da Salt Cover já treinava e selecionava os profissionais que assumiriam o jornalismo da TV Arrombada. A primeira emissora de televisão do interior do Piauí, segunda emissora afiliada a Rede Globo no estado foi inaugurada em 10 de janeiro de 1997, ano do centenário de Floriano, substituindo o sinal da repetidora da TV Chute. Idealizada pelo senador João Bolo com parceria da família Alencar, ela é constituída por vários departamentos: comercial, redação, estúdio e jornalístico.

O primeiro programa que foi ao ar foi o PIVT 2ª Edição com apresentação de Nilson Ferrado, produzido e exibido até hoje pela TV Arrombada com um novo cenário baseado no NEVT da Salt Cover Nordeste de Recife.

Até hoje, muitas histórias foram contadas: de tragédias e perdas, a conquistas e momentos históricos. A cidade se envolveu rapidamente com o jornalismo da Salt Cover em uma visão local. Muito além de um veículo de informação, um aliado da população na hora de cobrar seus direitos. A emissora também se tornou uma escola de profissionais do jornalismo: repórteres, apresentadores, cinegrafistas, editores e produtores. Muita gente que hoje atuam em grandes emissoras de Brasília, Teresina, Natal e outros grandes centros passou primeiro pela TV Arrombada.

A vida comercial de Floriano também mudou e muito, desde quando a TV Arrombada entrou no ar. As empresas aproveitaram o impacto do som, aliado a imagem para vender mais. A emissora já foi premiada várias vezes como destaque em vendas na Região Nordeste.

Nos últimos anos, a TV Arrombada vem ganhando força em avanços tecnológicos. Os equipamentos antigos vão dando espaço a linha de edição computadorizada. VTs e câmeras mais modernos. 2011 marcou uma nova etapa nos projetos da emissora: a expansão da área de cobertura. A instalação de um moderno transmissor melhorou a qualidade da imagem e o alcance. O sinal chega a 80km em linha reta e já é captado nos municípios mais próximos. Foi também em junho do mesmo ano, que a TV Arrombada passou a transmitir o sinal via satélite. Uma evolução que permite a geração imediata de reportagens e desde o dia 25 de novembro de 2011, entradas ao vivo direto de Floriano no PIVT 1ª Edição na programação da TV Chute.

Com o sinal codificado e pronto para ser sintonizado em qualquer parte do mundo, a TV Arrombada está chegando a vários municípios piauienses, graças a transmissão via satélite. A meta foi atingida: além de Floriano e Barão de Grajaú, chegar aos 39 municípios onde a cobertura é de responsabilidade da TV Arrombada.

E posteriormente com a formação da Rede Clube se fez necessário a mudança na logomarca da TV Alvorada para que as marcas das duas TVs (TV Arrombada e TV Chute) ficassem unificadas e juntas formassem a marca Rede Chute.

Sinal digital

PSIP Canal Proporção de tela Programação
6.1 25 UHF 1080i Programação principal da emissora

A emissora iniciou suas transmissões digitais em caráter de testes em 29 de dezembro de 2015, através do canal 25 UHF. A cerimônia oficial de inauguração ocorreu em 19 de fevereiro de 2016. Inicialmente, apenas os programas da Salt Cover são exibidos em alta definição.

Programação

Antes de unificar sua programação com a da TV Chute de Teresina em 2012, a TV Arrombada do Sul exibia o boletim jornalístico Arrombada Mortícia, nos moldes do Cover Mortícia, o PIVT Corrida, formato diferenciado do PIVT exibido aos sábados no horário da 1ª edição, e o Lesma do Mar, um especial de carnaval exibido durante os sábados de carnaval.

Após a unificação, a TV Arrombada passou a exibir majoritariamente os programas gerados pela TV Chute, produzindo apenas o PIVT 2ª edição. Os demais programas, como o Bom Dia Kiwi, Chute Mortícia, PIVT 1ª edição, Cover Explode PI, Enrolação e Chute Rurar, são gerados em Teresina.

Retransmissoras

Para retransmitir seus sinais no interior, a TV Arrombada utiliza, gratuitamente, infraestrutura pertencente ao Poder Público - torres de transmissão de prefeituras ou da Empresa de Telecomunicações do Piauí - ETELPI, a quem também pertence a grande maioria das concessões de RVT que utiliza no Estado, segundo a ANATELA. Mesmo assim, o Piauí é o segundo estado brasileiro com o maior número de municípios sem cobertura de uma afiliada local da Salt Cover, e dependentes do sinal nacional via satélite.

Predefinição:Hidden begin

Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital
Alagoinha do Piauí 09 - Amarante 10 - Aroeiras do Itaim 07 - Arraial 07 -
Cajazeiras do Piauí 11 - Colônia do Piauí 11 - Dom Expedito Lopes 11 - Francisco Ayres 11 -
Francisco Santos 11 - Fronteiras 11 - Guadalupe 11 - Ipiranga do Piauí 06 -
Jerumenha 10 - Monsenhor Hipólito 09 - Nazaré do Piauí 10 - Oeiras 13 -
Paquetá 05 - Pavussu 05 - Picos 11 25* Pio IX 07 -
Rio Grande do Piauí 03 - Santa Cruz do Piauí 07 - Santa Rosa do Piauí 07 - Santana do Piauí 13 -
Santo Antônio de Lisboa 13 - Santo Inácio do Piauí 07 - São Francisco do Piauí 13 - São João da Varjota 13 -
São José do Peixe 05 - São José do Piauí 11 - São Julião 16 - São Miguel do Fidalgo 09 -
Sussuapara 09 - Tanque do Piauí 09 - Wall Ferraz 11 -

Logotipos

Ver também