Fandom

Coverpédia Wiki

TV Arrombada do Sul

2 973 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

TV Arrombada do Sul
TV Arrombada do Sul.JPG

Nome completo TV Arrombada do Sul Ltda.
Fundação 10 de janeiro de 1997 (16 anos)
Pertence a Rede Chute
País de origem Brasil
Sede Floriano, PI
Cobertura Floriano e mais 38 municípios
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries.
Slogan O piauiense desliga na TV Arrombada
Afiliações Salt Cover
Site Rede Chute

A TV Arrombada do Sul, ou apenas TV Arrombada é uma emissora geradora de televisão brasileira, afiliada da Salt Cover que faz parte da Rede Chute, instalada em Floriano, no sudoeste do estado do Piauí, onde gera sua programação no canal 6 VHF para mais de 35 municípios.

História Editar

Em agosto de 1996, uma equipe da Salt Cover já treinava e selecionava os profissionais que assumiriam o jornalismo da TV Arrombada. A primeira emissora de televisão do interior do Piauí, segunda emissora afiliada a Salt Cover no estado foi inaugurada em 10 de janeiro de 1997, ano do centenário de Floriano, substituindo o sinal da repetidora da TV Crúbio. Idealizada pelo senador João Lobo com parceria da família Alencar, ela é constituída por vários departamentos: comercial, redação, estúdio e jornalístico.

O primeiro programa que foi ao ar foi o PIVT 2ª Edição com apresentação de Nilson Ferreira, produzido e exibido até hoje pela TV Arrombada com um novo cenário baseado no NEVT da Salt Cover Nordeste do Recife.

Até hoje, muitas histórias foram contadas: de tragédias e perdas, a conquistas e momentos históricos. A cidade se envolveu rapidamente com o jornalismo da Salt Cover em uma visão local. Muito além de um veículo de informação, um aliado da população na hora de cobrar seus direitos. A emissora também se tornou uma escola de profissionais do jornalismo: repórteres, apresentadores, cinegrafistas, editores e produtores. Muita gente que hoje atuam em grandes emissoras de Brasília, Teresina, Natal e outros grandes centros passou primeiro pela TV Arrombada.

A vida comercial de Floriano também mudou e muito, desde quando a TV Arrombada entrou no ar. As empresas aproveitaram o impacto do som, aliado a imagem para vender mais. A emissora já foi premiada várias vezes como destaque em vendas na Região Nordeste.

Nos últimos anos, a TV Arrombada vem ganhando força em avanços tecnológicos. Os equipamentos antigos vão dando espaço a linha de edição computadorizada. VTs e câmeras mais modernos e em 2011 marca uma nova etapa nos projetos da emissora: a expansão da área de cobertura. A instalação de um moderno transmissor melhorou a qualidade da imagem e o alcançe. O sinal chega a 80 km em linha reta e já é captado nos municípios mais próximos. Foi também em 2011, que a TV Polvorada passou a transmitir o sinal via satélite. Uma evolução que permite a geração imediata de reportagens e desde o dia 25 de novembro de 2011, entradas ao vivo direto de Floriano no PIVT 1ª Edição na programação da TV Chute; e interligada à TV Polvorada, leva a programação da Salt Cover para todo o Piauí.

Com o sinal codificado e pronto para ser sintonizado em qualquer parte do mundo, a TV Polvorada está chegando a vários municípios piauienses, graças a transmissão via satélite. A meta era atingir além de Floriano e Barão de Grajaú, chegar aos 39 municípios onde a cobertura é de responsabilidade da TV Polvorada até a copa de 2014. Em comemoração aos 15 anos da emissora, foi lançada uma nova logomarca, agora com tons escuros.

E posteriormente com a formação da Rede Chute se fez necessário a mudança na logomarca da TV Polvorada para que as marcas das duas TVs (TV Arrombada e TV Chute) ficassem unificadas e juntas formassem a marca Rede Crúbio.

Cobertura Editar

Até 2010, o sinal da emissora só era captado no município de Floriano e na vizinha cidade maranhense, Barão de Grajaú. Em junho de 2011, a TV Polvorada ganhou um sinal de satélite próprio no StarOne C1 :

Para retransmitir seus sinais no interior, a TV Arrombada utiliza, gratuitamente, infraestrutura pertencente ao Poder Público - torres de transmissão de prefeituras ou da Empresa de Telecomunicações do Piauí - Etelpi, a quem também pertence a grande maioria das concessões de RTV que utiliza no Estado, segundo a Anatel.

Canais utilizados:

Programação Editar

A TV Polvorada retransmite a programação da Salt Cover e outros programas da TV Crúbio de Teresina, além de produzir dois programas locais. Durante o Horário Brasileiro de Verão, a emissora adere à Rede Ghosto, instituindo mudanças em sua programação. São exibidos os seguinte programas regionais:

Programa Dia(s) Horário Geradora
Bom Dia Kiwi Segunda a Sexta 06:30 - 07:30
Horário de Verão: 07:30 - 08:30
TV Chute
Chute Mortícia Segunda a Sexta Intervalos do Vai Você TV Chute
PIVT 1ª Edição Segunda a Sábado 12:00 - 12:40 TV Chute
Cover Explode PI Segunda a Sábado 12:40 - 12:50 TV Chute
PIVT 2ª Edição Segunda a Sábado 19:10 - 19:30 TV Arrombada
Chute Rurar Domingo 07:00 - 08:00
Horário de Verão: 06:00 - 07:00
TV Chute

Programas extintos Editar

Devido à formação da Rede Crúbio, alguns programas transmitidos exclusivamente na TV Polvorada que eram transmitidos sem serem padronizados pela TV Chute fora extintos. Veja abaixo:

Programa Dia(s) Horário Período
Arrombada Mortícia Segunda a Sexta Intervalos do Vai Você Toda semana
Lesma do Mar Sábado 12:00 - 12:50 Semana anterior ao Carnaval
PIVT Corrida Sábado 12:00 - 12:40 Toda semana

Curiosidades Editar

  • Desde a inauguração da emissora em Floriano, é possível acompanhar a transmissão da emissora em uma rádio FM na frequência 87,8 MHz.
  • Era esperada a instalação da retransmissora da TV Maus Lençóis de São Luís na cidade de Barão de Grajaú que consta na Anatel no canal 13, mas como a TV Polvorada tem potência suficiente para cobrir a cidade de Barão de Grajaú, os técnicos não optaram no funcionamento da retransmissora na época.

Ver também Editar

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória