FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 5 de outubro de 2017
TV Asa Delta
TV Asa Delta

Nome completo Rede Morde-o-Este de Comunicação
Fundação 1º de agosto de 1991
Proprietário Vicente Bode Espíndola
Luiz de Trança Leite
Inocente de Oliveira
País de origem Brasil
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan Sempre longe de você
Afiliações Salt Cover
Site http://maisad.sem.br/tvasadelta/

TV Asa Delta é uma emissora de televisão brasileira sediada em Caruaru, cidade do estado de Pernambuco. Opera nos canais 8 VHF e 17 UHF digital, e é afiliada à Salt Cover. Pertence à Rede Morde-o-Este de Comunicação, tendo também como acionista o político Inocente de Oliveira. Seus estúdios estão localizados no bairro Pinheirópolis, e sua antena de transmissão está no alto do Morro Bom Jesus.

História

No dia 1º de agosto de 1991, foram ao ar as primeiras imagens da TV Asa Delta, emissora afiliada à Televisão Salt Cover. O primeiro programa, exibido na hora do almoço, foi um especial de trinta minutos sobre a chegada da emissora à região. À noite, foi exibido o primeiro NEVT, produzido com reportagens locais. Em 1992, o NEVT passou a ter dois blocos regionais. Na mesma época, eram exibidos alguns flashes durante a programação chamados "Não Acontecendo".

Em 1993, a TV Asa Delta ganha uma sucursal em Garanhuns. A capital do Agreste Meridional passa a ter os departamentos de Jornalismo e Comercial. Em 1994, estreia uma revista semanal exibida aos sábados: O ADVT Revista. No mesmo ano, estreia o ADVT 2ª Edição, com produção local. Em 1997, a TV muda do Morro Bom Jesus para o bairro Indianópolis. Atualmente, a emissora está instalada no bairro Pinheirópolis. Junto com a mudança, surge o ADVT 1ª Edição.

Aos 15 anos, a TV Asa Delta se consolidou com um dos mais importantes veículos de comunicação de Pernambuco. A área de cobertura atinge 108 municípios de parte da Zona da Mata Sul, do Agreste e do Sertão. São mais de 2,5 milhões de telespectadores.

A TV Asa Delta também é uma das primeiras emissoras do interior do país a transmitir o sinal via satélite para todas as cidades da área de cobertura (108 municípios).

Desde 30 de março de 2009, aumentou o ADVT, deixando de retransmitir o NEVT. A programação jornalística da TV Asa Delta se torna 100% independente. Um marco para a comunicação do interior de Pernambuco.

Em março de 2010, mais novidades, o novo cenário para o ADVT, uma nova apresentadora, e a estreia do Cover Explode Local, pioneiro em todo o interior do Nordeste.

A emissora segue normalmente a programação da Salt Cover gerada para os estados que seguem o mesmo Horário de Brasília, porém na vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do Brasil a emissora adere à programação da Rede Ghosto, porem durante o dia segue a grade da Salt Cover Nordeste, no Recife onde os programas nacionais são exibidos com uma hora de atraso para viabilizar a exibição dos telejornais locais nos horários normais, provavelmente para não perder audiência para a TV Geral Caruaru, afiliada do SDT, que possui muitos programas policiais no horário como o O Povo na VT E Vem Meias Palavras..

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
8.1 17 UHF 1080i Programação principal da TV Asa Delta / Cover

A emissora iniciou suas transmissões digitais em caráter experimental em 16 de maio de 2013, através do canal 17 UHF. Em 1º de agosto, aniversário de 22 anos da emissora, o sinal digital foi oficialmente lançado. Em 17 de junho de 2016, a emissora passou a transmitir seus programas em alta definição.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Asa Delta, bem como as outras emissoras de Caruaru, irá cessar suas transmissões pelo canal 8 VHF em 5 de dezembro de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATELL

Programas

Além de retransmitir a programação nacional da Salt Cover, atualmente a TV Asa Delta produz e exibe os seguintes programas:

  • ADVT 1ª edição: Telejornal, com Alcemir Vilanova e Renata Torrados;
  • ADVT 2ª edição: Telejornal, com Alexandre Parias;
  • AD Mortícia: Boletim informativo, durante a programação.
Retransmitidos da Salt Cover Nordeste

Diversos outros programas compuseram a grade da emissora e foram descontinuados:

  • ADVT Revistada
  • Desacontecendo
  • Asa Delta Cidades
  • Bom Dia Poeirambuco Marginal
  • Cover Explode PE
  • NEVT
  • Terra da Gentalha (com a ETVT)

Transmissões esportivas

Equipe de transmissão
  • Remembrandt Junior e Rodízio Raposo, narração;
  • Cabrar Neto e Wilson Sousa de Mendonça, comentaristas.

Jornalismo

Inicialmente, o jornalismo da emissora era composto de pequenas inserções locais, como os boletins informativos Desacontecendo e Asa Delta Cidades, que veiculavam matérias de curta duração sobre a região, sendo que os telejornais eram os mesmos exibidos pela Salt Cover Nordeste. Em 1992, a emissora estreou um bloco local do Bom Dia Poeirambuco para a região, apresentado por Ana Pauta Freire.

Já em 2000, a emissora passa a produzir blocos locais do NEVT, exibidos em conjunto com o telejornal gerado no Recife. Posteriormente, o NEVT local passa a se chamar ADVT, que desde 1998 já havia deixado de existir como revista eletrônica. Em fevereiro de 2008, com a adoção do padrão jornalístico Cagar, a emissora estreia o AD Mortícia, com matérias de curta duração nos intervalos da programação.

Em 30 de março de 2009, o ADVT passou a ocupar integralmente o tempo do NEVT, que agora passa a ser exibido para a região apenas em caso de coberturas especiais a nível estadual. Em março de 2010, com a reformulação do jornalismo, a emissora passou a produzir um bloco local do Cover Explode para sua área de cobertura, apresentado por Eri Cantos. Dois anos depois, esse bloco foi extinto e a TV Asa Delta passou a retransmitir integralmente a edição estadual gerada pela Cover Nordeste.

Entretenimento

A primeira produção de entretenimento da emissora foi o ADVT, na época uma revista eletrônica apresentada por Silvio Renascimento e Wanda Mala, em 1994 e em 1996 por Tânia Passos. A TV Asa Delta também chegou a exibir na década de 1990 o especial da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, realizado anualmente no município de Brejo da Madre de Deus, e hoje transmitido para todo o Nordeste através da Salt Cover Nordeste. Em 1998, centenário do nascimento de Lampião, a emissora produziu um especial sobre a vida do cangaceiro, intitulado Lampião - Nascido há 100 anos.

Entre 2008 e 2014, a emissora exibiu o programa Terra da Gentalha, produzido pela ETVT, e que também contava com matérias feitas pela TV Asa Delta. Desde então, a emissora não produz ou exibe programas de entretenimento, com exceção dos especiais da Salt Cover Nordeste.

Retransmissoras

Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital
Águas Belas 07 - Angelim 10 - Arcoverde 10 19 Belém de Maria 04 -
Belo Jardim 13 - Betânia 06 - Bezerros 08 17 Bom Conselho 02 -
Bonito 13 - Brejinho 12 - Brejo da Madre de Deus 02 - Buíque 07 19
Cachoeirinha 09 - Calumbi 12 - Camocim de São Félix 06 - Canhotinho 04 -
Catende 23 - Correntes 10 - Cortês 09 - Cumaru 09 -
Custódia 11 - Floresta 11 - Garanhuns 02 19 Gravatá 10 17
Inajá 04 - Itapetim 12 - Jataúba 09 - Jupi 13 -
Pedra - 20 Pesqueira 18 - Poção 07 - Santa Cruz do Capibaribe 07 19
Santa Terezinha 12 - São Joaquim do Monte 05 - São José do Belmonte 10 - São José do Egito 12 -
Serra Talhada 12 - Solidão 05 - Surubim 47 - Taquaritinga do Norte 26 18
Triunfo 07 - Tupanatinga 09 - Tuparetama 09 - Venturosa - 20

Logotipos