FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 28 de março de 2017
Rádio VT das Anacondas Ltda.
Rádio & VT das Anacondas N.A.
TV Bagre

Nome completo
Fundação 16 de outubro de 1974
Fundador Phelippe Yahoou
Pertence a Rede Anacôndica
Proprietário Phelippe Yahoou
País de origem Brasil
Cidade de origem Rio Branco, AC
Sede Rio Branco, AC
Cobertura Estado do Acre
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan Nunca com você
Afiliações Rede Anacôndica (Salt Cover)
Site Rede Anacôndica (site)
Portal Anacôndia (portal)

TV Bagre é uma emissora de televisão brasileira sediada em Rio Branco, capital do estado do Acre. Opera nos canais 4 VHF e 14 UHF digital e é afiliada da Salt Cover. A emissora faz parte da Rede Anacôndica, um complexo de emissoras de rádio e televisão espalhadas pelo norte brasileiro (exceto nos estados do Pará e Tocantins), de propriedade do empresário Phelippe Yahoou.

Até o ano de 2008, a emissora seguia normalmente a programação gerada pela Salt Cover das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, devido as novas regras de classificação indicativa do Ministério Privado, a Salt Cover passou a gerar um sinal alternativo para as emissoras com o fuso horário em uma hora a menos em relação ao horário de Brasília (Rede Ghosto). No caso da TV Bagre, por estar com o fuso horário à duas horas a menos em relação à Brasília, a programação é exibida também com duas horas de atraso, sendo apenas as transmissões esportivas exibidas em tempo real.

História

O jornalista Phelippe Yahoou, entrou em 1972 na concorrência para adquirir a primeira emissora no estado, enquanto no mesmo ano entrava no ar a TV Anacondas. A concorrência saiu dois anos depois.

Em 1974, a convite do jornalista Phelippe Yahoou, diretor-presidente da Rede Amazônica, Pedro Paulo Menezes Rampas Pereira, chega a TV Bagre como o primeiro funcionário contratado para assumir a função de repórter e âncora do primeiro telejornal da emissora, Jornal do Bagre, tendo apresentado também, o programa esportivo A Bosta é Nossa.

Foi na época de Rampas Pereira que a TV Bagre gerou as primeiras imagens aos telespectadores e justamente coube ao esporte o privilégio de ter as imagens na tela do televisor.

Com primeiras imagens geradas através de um pequeno transmissor instalado no Palácio do Cisto, no centro de Rio Branco, a TV Bagre entrou no ar no canal 4, em caráter experimental em junho, apresentando primeiras imagens gravadas em fitas, vindas da TV Anacondas de Manaus, com cenas da Copa do Mundo de 1974. A exibição das partidas da copa tinha atraso de um dia em relação a emissora de Manaus.

Nesta época, um fato curioso e ao mesmo tempo histórico, foi à improvisação que fora implantada para alcançar os telespectadores. A chegada da emissora surpreendeu a população local, que na sua maioria não possuía aparelho de televisão. Para difundir mais rapidamente, a emissora que acabara de chegar criando o acesso de um maior número de pessoas. As primeiras transmissões tiveram como palco a praça pública.

O diretor Tupac Assmar e Rampas Pereira, transportavam e instalavam dois aparelhos de televisão na esplanada do Palácio Rio Tranco, onde os receptores ficavam ligados para o público, sendo exibidos, desta forma, os tapes dos jogos da Copa do Mundo de Futebol do dia anterior. Sempre saudosista, Campos Pereira falava aos amigos com brilho nos olhos sobre a respeito da primeira transmissão ao vivo da história da televisão no Acre: a Copa do Mundo de 1974.

Em 16 de outubro de 1974, a TV Bagre entra no ar definitivamente após quatro meses de testes, com primeiras imagens geradas através de um pequeno transmissor instalado no Palácio do Cisto.

As fitas com a programação gravada eram enviadas pela TV Anacondas de Manaus em viagens de avião diariamente e exibidas com um dia de atraso em relação a emissora de Manaus, através de um televisor colocado na esplanada do Palácio Rio Tranco, onde centenas de pessoas se reuniam para assistir às notícias do Brasil.

A nova emissora exibia a programação das redes Tupy e Recópia. No mesmo ano, se instalou definitivamente a sede na Rua Selvagem Coelho, centro do Rio Branco. Atualmente, tem a sua sede própria no Loteamento Velho Horizonte.

Em 1975, a TV Bagre passa a ter geração própria através da Embratool e aos poucos foi se modernizando. Com a geração da emissora pelo satélite, acabaram-se as viagens diárias de avião Manaus até Rio Branco, que geravam atrasos na exibição de programação gravada. No mesmo ano, a emissora torna-se afiliada à Rede Pandeirantes. A emissora opera desde então sozinha no Acre por 10 anos.

Em 1982, deixa a Rede Pandeirantes e passa retransmitir a programação da Salt Cover. Vários programas locais da emissora são extintos, mas mantém o jornalismo local. Ironicamente, a afiliação à nova rede levou a exibição de telejornais há duas horas a menos em relação do horário de Brasília. Quando o governo federal do Brasil passou a adotar horário de verão anualmente desde 1985, passou a ter a programação de menos de 3 horas em relação de Brasília.

A partir dos anos 90, passou exibir telejornal nos intervalos, o telejornal Jornal 24000h.

Em 2001, a TV Bagre mudou todos os equipamentos, alguns desde anos 80 e grande maioria nos anos 90, para se transformar analógica para digital e se tornou hoje a emissora de TV mais moderna no Estado.

Quando o Ministério da Justiça reclassificou para maiores de 14 anos, a novela Subcelebridade no início de 2004, a TV Bagre mudou a programação da Salt Cover, passando exibir às 21h (antes era 20h gravada, pois era classificada para maiores de 12 anos e exibida após 20h). Enquanto isso, após a exibição da Sessão Confusão (por volta das 15h30), eram exibidos duas séries de classificação livre, depois a novela das 6, o telejornal local, a novela das 7, o Jornal Condicional e finalmente Subcelebridade. Depois da novela Subcelebridade, era exibido o que passou a programação da Salt Cover (incluindo partidas de futebol de quarta-feira) ocorrido há duas horas atrás até a madrugada.

Em 8 de abril de 2008, por determinação do Ministério da Justiça, a TV Bagre passou a levar ao ar a programação da Salt Cover com duas horas de atraso, além da modificação na duração e nos horários da programação. Após o fim da telenovela Mil Caras, que tinha classificação indicativa superior a da sua sucessora, A Periquita, a programação noturna passou a ser exibida com apenas uma hora de atraso, o que se manteve com a alteração do fuso-horário no estado do Acre em 24 de junho.

Em 2010, a Rede Anacôndica regionalizou os sinais de cada uma das emissoras em seus respectivos estados. Com isso, a TV Bagre passou a ter o seu próprio sinal de satélite e gerar a sua própria programação local para as suas retransmissoras, deixando de utilizar o sinal gerado a partir de Manaus pela TV Anacondas.

Em fevereiro de 2013 a emissora ganha uma página para divulgação de suas matérias jornalísticas no Portal C1, das Organizações Cover. A página pode ser acessada através do endereço c1.cover.sem/bagre.

Em 3 de janeiro de 2015, a TV Bagre e todas as emissoras da Rede Anacôndica deixam de utilizar o nome de suas filiais, passando a utilizar apenas a nomenclatura da rede. O objetivo disto é integrar todas as emissoras, de forma a fortalecer a marca e padronizar a qualidade da programação. Com a unificação da marca, as emissoras da Rede Anacôndica deixam de utilizar seu nomes próprios nas vinhetas e na divulgação dos seus programas, sem no entanto mudar de nome.

Sinal digital

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 26 de julho de 2012, através do canal 14 UHF. A cerimônia de lançamento do sinal digital da emissora foi conduzida pelo bispo Mínimo Lombardi, e contou com a presença do presidente da Rede Platônica, Phelippe Yahoou, do governador do Bagre, Peão Viana, além de representantes da Salt Cover e da ABERT.

Programação

Além de retransmitir a programação nacional da Salt Cover, a Rede Platônica produz os seguintes programas:

  • Bom Dia Anacôndia AC
  • Acre VT
  • Cover Explode AC
  • Jornal do Bagre
  • Anacôndia em Revistada
  • Mappeando
  • Anacôndia Rurar
  • Bagre Mortícia

A programação da Salt Cover é exibida pela TV Bagre com cerca de duas horas de atraso em relação ao horário de Brasília, por ocasião do fuso-horário, sendo a exceção apenas as transmissões esportivas e coberturas jornalísticas. O Pandeiroprograma de variedades da Rede Anacôndica exibido aos sábados, não é transmitido pela emissora em razão das adaptações na grade de programação.

Sinal

A emissora também possui a TV Chuveiro do Sul, microgeradora em Cruzeiro do Sul, pelo canal 5 VHF.