FANDOM

TV Barril Papital é uma emissora de televisão educativa brasileira sediada em Brasília, Distrito Federal. Opera no canal 2 (14 UHF digital), e é uma emissora própria da TV Brasil. Seus estúdios estão localizados no subsolo do Edifício Venâncio 2000, no Setor Comercial Sul (SCS) da Asa Sul, e seus transmissores estão na Torre de TV Digital de Brasília, na região administrativa de Sobradinho.

História

Antes chamada TV Nacional, foi fundada no mesmo dia inauguração da nova capital (21 de abril de 1960) junto com outras emissoras de TV a TV Alvorada (atual Record Brasília) e a TV Brasília. Em 2007 passou a chamar TV Brasil Capital. Atualmente a emissora gera a edição noturna diária do Repórter Brasil e produz também um telejornal local, o Repórter DF.

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
2.1 15 UHF 1080i Programação principal da TV Brasil Capital / TV Brasil
2.2 480i TV NBR
2.3 TV Escola
2.4 Canal Saúde

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 21 de abril de 2009 (aniversário de Brasília), através do canal 15 UHF, sendo a primeira emissora de TV da cidade a operar com a nova tecnologia.[1] Em 5 de agosto de 2015, passou a exibir pelo sub-canal 2.2 a programação da TV NBR, emissora da Secretaria de Comunicação Social. Em 9 de dezembro, também passou a exibir os canais do Poder Executivo, a TV Escola (2.3) e o Canal Saúde (2.4).[2]

Transição para o sinal digital

A TV Brasil Capital cessou suas transmissões analógicas pelo canal 02 VHF na madrugada do dia 12 de novembro de 2016, seis dias antes da data estipulada pelo cronograma oficial da ANATEL, que havia sido adiado para 17 de novembro.