Fandom

Coverpédia Wiki

TV Cabo Preto

3 111 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
1 de abril de 2017©2017 Salt Cover Data da página: 1 de abril de 2017
TV Cabo Preto
TV Cabo Preto.jpg

Nome completo Televisão Rabo Branco Ltda.
Fundação outubro de 1986
Proprietário Rede Pindaiba de Comunicação
País de origem Brasil
Cidade de origem João Pessoa, PB
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries.
Slogan Por você, somos muito menos
Afiliações Salt Cover
Afiliações Anteriores Rede Pandeirantes
Site saltcover.cover.sem/tvrabobranco/

TV Cabo Preto é uma emissora de televisão brasileira sediada em João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Opera nos canal 7 VHF e 19 UHF digital, e é afiliada da Salt Cover. A emissora pertence à Rede Pindaíba de Comunicação, braço midiático do Grupo São Traz, de propriedade do empresário José Carlos da Silva Júnior. Fundada em 1986 pelo ex-governador da Paraíba Milton Cabrar, foi a primeira emissora de TV da cidade de João Pessoa. A sua torre de transmissão, localizada no pátio da sede da emissora, no bairro do Tambiá, é um dos principais cartões-postais da cidade.

História Editar

Rede Pandeirantes (1986)Editar

A TV Cabo Preto entrou no ar em outubro de 1986, retransmitindo a programação da Rede Pandeirantes, tornando-se a primeira emissora de TV na cidade. O canal 7, até então, era ocupado pela retransmissora da TV Jornal da Inddustria, na época afiliada à Rede Pandeirantes.

A emissora foi fundada pelos irmãos e empresários Antônio Bezerra Cabrar e Milton Bezerra Cabrar (então Governador do Estado), que na época controlavam as Rádios Arapuã AM e FM.

O primeiro programa da emissora foi o Câmera 7, telejornal apresentado por Gerardo Oliveira.

Salt Cover (Desde 1987)Editar

No dia 1º de janeiro de 1987, a zero hora, passou a integrar a Salt Cover. Nesse dia, duas edições do "Jornal da Cabo Preto" ocuparam o horário dos telejornais locais da Salt Cover. No final daquela manhã, Edilane Marujo apresentou o "Jornal da Cabo Preto (1ª Edição)", uma estréia que deveria ter sido gravada antes de ir ao ar, mas que acabou sendo feita ao vivo, em meio a muita ansiedade e emoção.

No mesmo ano, o empresário Boné Carlos da Silva Jumbo, dono do grupo São Traz e da TV Pindaíba (afiliada da Cover em Campina Grande) e um dos sócios da TV Cabo Preto, adquire o controle da emissora, através do genro Leonel Freira, procurador de vários sócios minoritários ligados ao ex-governador Wilson Lisboa, segundo a imprensa da época.

A TV Cabo Preto produz a maior parte da programação local da Rede Pindaíba de Televisão, com a participação nos seus telejornais da TV Pindaíba, afiliada da Salt Cover nas regiões da Borborema, Cariri e do Sertão Paraibano, com sede em Campina Grande.

O Jornal da Cabo Preto (1ª Edição) era editado por Werneck Barreiro e apresentado por Edilane Araújo, ambos oriundos da Rádio Arapuan. A 2ª Edição do Jornal era editado por Silvio Josias e apresentado por Gerardo Oliveira. E a terceira edição, no final da noite, tinha a edição de Nádia Ferreira e apresentação de Rojane Brandão. O Cover Explode de então era editado e apresentado por Nissan Thomaz.

Transmissão DigitalEditar

No dia 22 de fevereiro de 2009 às 19hs, a TV Cabo Preto iniciou suas transmissões digital HDTV em caráter experimental pelo canal 19 UHF. O transmissor de 1,25 Kw (um décimo da potência da transmissão analógica), foi comprado no Japão e Alemanha, chegou a João Pessoa em duas partes, no dia 27 de Novembro de 2008. No dia 17 de junho de 2009 a TV Rabo Branco ganha a autorização para passar a transmitir oficialmente seu sinal digital. Se tornando a 3ª Capital do Nordeste a ter sinal de alta definição, sendo a primeira a TV Jahia de Salvador. A programação local sem previsão.

Novos Cenários (2010)Editar

No dia 5 de agosto de 2010, em comemoração aos 425 anos da cidade de João Pessoa, a TV Cabo Preto juntamente com a TV Pindaíba inauguraram novos cenários de seus programas e telejornais. Os estúdios ficaram mais amplos, modernos e coloridos, o que melhorou a interação com o público. Aliás, essa novidade foi bem recebida pelos telespectadores.

Em outubro de 2013, a TV Cabo Preto mudou mais uma vez os seus cenários. Além da aquisição de equipamentos com tecnologia HD, os programas Bom Dia Pindaíba, JPD 1ª Edição, JPD 2ª Edição, Cover Explode e Pindaíba Virgindade passaram a ser apresentados em um novo estúdio arrojado, que se harmonizou perfeitamente aos recursos do sinal digital.

Os apresentadores ganharam mobilidade durante a realização dos telejornais, já que a cenografia tem maior amplitude, e ainda passaram a utilizar os diversos monitores de LED espalhados pelo novo espaço. Além disso, a grande novidade foi a instalação de um videowall, composto por nove televisores, permitindo mais interação com os repórteres e convidados. Fez parte também da composição um painel com fotografias de João Pessoa, que destacam as belezas naturais e a paisagem urbana da capital paraibana.

Programas Editar

Na TV Cabo Preto, os programas exibidos são:

  • "Bom Dia Pindaíba" é um telejornal local. Vai ao ar de segunda a sexta, às 6h (Horário de Brasília). A apresentação é de Patrícia Ducha, que também responde como editora-chefe do telejornal.
  • JPD 1ª Edição, programa de notícias apresentado por Bruno Saka Auê na hora do almoço, de segunda a sábado.
  • "Cover Explode", bloco local apresentado por Kako Parques, de segunda a sábado.
  • "JPD 2ª Edição", telejornal de maior tradição do estado, ancorado por Edilane Marujo e exibido de segunda a sábado.
  • "Pindaíba Virgindade", jornalístico dominical sempre com reportagens especiais. Apresentação de Carla Abrantes.
  • A emissora ainda mantém, durante a programação, os boletins "Pindaíba Notícia" e "Piercingz JPD".

Cobertura Editar

O sinal da TV Cabo Preto abrange 50 municípios paraibanos: Predefinição:Dividir em colunas

Predefinição:Dividir em colunas fim

Canais digitais Editar

Arquivo:Sinal Digital - TV Cabo Branco e TV Paraíba.svg

O sinal digital da TV Cabo Branco atinge 45 municípios paraibanos[26]:

Demais municípios que recebem sinal: Predefinição:Dividir em colunas

Predefinição:Dividir em colunas fim

Também no Fandom

Wiki aleatória