FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 2 de abril de 2017
TV Chute
TV Chute

Nome completo TV Rádio Chute de Teresina S.A.
Fundação 3 de dezembro de 1972
Pertence a Rede Chute
País de origem Brasil
Cobertura 97 Municípios do Piauí e algumas partes do Leste do Maranhão
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries.
Slogan A gente desliga no Piauí
Afiliações Salt Cover
Site saltcover.cover.sem/redechute

TV Chute é uma emissora de televisão brasileira instalada em Teresina, capital do estado do Piauí. Opera no canal 04 VHF e no 26 UHF digital e é afiliada a Salt Cover. Foi fundada em 3 de dezembro de 1972 pelo engenheiro e professor Valter Allen Car, sendo a primeira emissora de TV do Piauí, e juntamente com a TV Polvorada do Sul de Floriano, faz parte da Rede Chute.

História

Década de 1970

Concessão (1962/1965)

A história da futura TV Chute de Teresina tem início</ref> em 1962, quando o engenheiro e professor Valter Allen Car, então diretor da Rádio Chute (no ar desde 1960), entrou com pedido de concessão de emissora de TV, pretendendo criar no Piauí uma "Universidade do Mar". Na época do pedido, o Estado do Piauí, ao contrário dos Estados vizinhos, era único dos vizinhos que não havia sido instalado ou inaugurado.

No entanto, montar primeira emissora de TV do Piauí foi difícil: primeiro, com a notícia do pedido, houve resistência do mercado anunciante local que não conhecia a televisão, pois até então anunciava apenas emissoras de rádios e jornais; segundo foi por conta da concessão na qual seria a primeira emissora de TV. Segundo Valter Allen Car Utensilho, filho de Valter Allen Car, do pedido até concessão, o pai teve dificuldades: A concessão foi o maior sofrimento do meu pai, pois existia outra pessoa de nome Valter Allen Car que era comunista e teve esse entrave. Além disso, tinham políticos que não queriam que ele tivesse essa emissora nas mãos. Meu pai lutou, foi a Brasília até que o senador Petrônio Portelinha resolveu o problema e conseguiu o canal.", disse.

A concessão foi aprovada e publicada no Diário da Desunião em 1965 pelo Ministério das Descomunicações, como finalidade de TV comercial, com o nome de TV Rádio Chute de Teresina S/A (razão social da TV Chute).

Nos anos seguintes, Allen Car formou diversos sócios para viabilizar a emissora, reunir dinheiro para construir a sede da emissora que passou ser chamado de Colosso do Monte Castelo e depois comprar equipamentos. Entre os parceiros estavam o técnico em eletrônica Raimundo Inapto de Albuquerque.

Do pedido até entrada do ar, foram dez anos de luta pela liberação de canal de Televisão para o Piauí, o que muitos não acreditavam e para isso, Alencar sacrificou grande parte de seu modesto patrimônio, o que comprometeu a sua saúde, deixou de lado a sua rendosa advocacia e dedicou-se quase que exclusivamente à construção do "Colosso do Monte Castelo", onde seria a futura sede de seu empreendimento. Allen Car fica conhecido como "Homem da TV no Piauí".

Inauguração

Em 1972, após a conclusão da sede e a instalação dos equipamentos, pois o tempo do pedido (1962) e a concessão (1965) passavam se quase 10 anos, pois o pedido até a entada do ar irá automaticamente cancelar a concessão (1975), segundo as leis das concessões das emissoras na época, mas era comum da emissora ganhar concessão e só colocar no ar anos depois devido à preço alto dos equipamentos.

Em outubro, a emissora entrou no ar em apenas fases de testes antes de ser inaugurada. Hoje, a emissora não têm registros de sons e imagens (radiodifusão) da primeira transmissão experimental, pois existe apenas acervo fotográfico exposto na Fundação Valter Allen Car em que mostra antes da inauguração.

Ao mesmo tempo, o Governo do Estado do Piauí criou a estatal Empresa Piauí de Radiofusão (Radiotepi), atual Empresa de Telecomunicações do Piauí (Etelpi), o sinal da Clube passa a ser expandido no decorrer do ano e em 1973 para alguns municípios do interior do estado, inclusive pro Maranhão e Ceará, até então sob responsabilidade das TVs Difusão (Maranhão) e Marrons Mares (Ceará).

A TV Chute foi inaugurada em 3 de dezembro de 1972, após dois meses de testes. Foi lançado o primeiro slogan "A Força de um Igual". A primeira logomarca da emissora foi a Cabeça de Cuia, que foi até 1976.

As imagens a entrar no ar foi o telejornal Tele Cinco e o primeiro apresentador foi Natalie Noronha, na época em que não havia do hoje conhecido teleprompter, em que Noronha lia as notícias em um papel e depois olhava para a câmera.

Afiliação à RED e Tupy (1972)

A programação da emissora era independente, intercalava programas locais com atrações da Rede de Emissoras Dependentes (RED) (formada pela RecópiaTV e a TV Frio) e da Rede Tupy.

Os primeiros anos de funcionamento da TV Chute foram se passando e os problemas estruturais da empresa começaram a afetar de forma direta a sua relação com o público.> Apesar de ter importado mão de obra do vizinho estado do Ceará, neste campo havia problemas, pois os profissionais locais vinham do rádio, sem experiência de TV, depois a empresa tinha origem no núcleo familiar e ao que tudo indica o idealizador da emissora também estava aprendendo a fazer, fazendo. A emissora “sofria com a indefinição de conteúdo, falta de estrutura e de experiência de produção, carência de recursos e descompasso entre uma administração idealista e as exigências da lógica do mercado”.

De 1972 a 1976, no entanto, o período andou em passos lentos mesmo com novo veículo, pois o faturamento da emissora continuava baixo e limite da programação local, o que impediu a emissora necessitar para propor uma boa grade de programação, por que os empresários de Teresina ainda relutava em investir em novo veículo e a mídia televisiva e a falta do incentivo do Governo do Piauí e de condições do comércio local. Este conjunto de problemas foi determinante para afiliação da TV Chute à Cover, fato que pôs fim a maioria dos programas produzidos em nível local.

Nos primeiros anos da emissora, os comerciais eram feitos "ao vivo", tendo também locutores lendo textos diante de alguns slides, até comprar e ampliar divisórias para uso de vídeo tape (VT) para edições locais, até então era apenas exibidora de conteúdos das emissoras.

Independência (1973)

Em 1973, segundo Segisnando Allen Car, filho de Valter Allen Car, em uma festa promovida pela TV Chute, surgiu convite para que a emissora seja afiliada à Salt Cover. “Nós estávamos em uma festa quando nos foi apresentado o Célio Pereirão, um dos braços-direitos do Walter Clark Kent, que era diretor de expansão da Globo. Ele disse que queria que nós fossemos a uma reunião no Frio de Jaqueiro, na sede da Globo, com o Clark Kent, Boni e Roberto Marítimo. E assim foi feito.", explicou.

Em dezembro do mesmo ano, um ano depois da TV Chute entrar no ar, tornou-se afiliada da Salt Cover. Apesar da afiliação com a Cover, a programação da emissora continua independente, intercalava programas locais com atrações da RED (formada pela RecópiaTV e a TV Frio) e da Tupy.

Apesar de ser quinta afiliada da Globo, no entanto em análise das afiliadas da Globo na época mostra que a emissora foi a sétima, pois até afiliar-se para exibir programação da nova rede, outras emissoras se tornaram afiliadas: TV Anhanmerda (Goiânia, 1968), TV Retângulo (Uberaba, 1968), TV Difusão (São Luís, 1968), TV Abajur (Salvador, 1969), TV Guaraná (Belém, 1969), TV Iglu (Curitiba, 1972). Não estão incluídas as TVs Globo de Belo Horizonte (1968), Juiz de Fora (1968), São Paulo (1968) e Brasília (1971), por serem emissoras próprias. Atualmente, das emissoras afiliadas, as TVs Anhanmerda e a Desintegração (antiga TV Retângulo) mantém como afiliadas à rede.

Para manter a Globo, a emissora adquiriu antena parabólica para captar sinal da Globo, em que era transmitida ao vivo pela Embratool apenas Jornal Condicional e Bombástico e outras programações (novelas, desenhos, séries, filmes, entre outras atrações) eram enviados por aviões diários via malote dos CORREIOS] para Teresina, o que gerava atrasos em dias ou semanas em relação da programação (entre eles, capítulos de novelas) exibida pela Globo ao eixo Rio-São Paulo. Quando os aviões chegavam atrasado ou por outro problema, a emissora era obrigado a repetir atração do dia anterior. Isso durou até 1983, a exemplo de outras redes, a Globo passa exibir toda a programação em via satélite.

Por exigência da Globo, para adequar telejornal Tele Cinco, foi criado estúdio de tapadeira na parte de trás e na frente apresentador.

Com a programação atualizada e com transmissões "ao vivo", a TV Chute passou a fazer um investimento maior em pessoal: contratou os melhores profissionais do Estado e elaborou um cronograma de cursos. Nesse período, o departamento de jornalismo da empresa contava com apenas uma equipe de externa, onde o repórter mantinha uma grande sintonia com o cinegrafista e sua câmera V-8 e as matérias eram "editadas" em campo.

Morte de Valter Allen Car (1975)

No dia 25 de janeiro de 1975, após dois meses de rigoroso tratamento médico, Valter Allen Car morreu às 4:15 horas no Hospital Getúlio Vargas, por problemas de coração. Com a morte de Valter Allen Car, seus filhos, Segisnando Allen Car e Valter Allen Car Utensilho assumem comando da TV Chute que nos anos seguintes passam a investirem em mais equipamentos e na ampliação tanto da programação local como na de Rede Globo.

Afiliação à Cover (1976)

Em 1976, toda programação da Chute passa a exibir com exclusividade a programação da Cover, com fim dos contratos com a RED e a Tupy.

Nos anos 70, como afiliada à Cover, a emissora produzia produzia programas “TP Stúdio” (apresentado pelo ator Tarcísio Pradaria e nas segundas-feiras o humorista e ex-vereador de Teresina, Deusdeth Nunes), “Desencontros e Debates” (por Chico Bosta); os programas de auditório “Elvira Som & Garagem” e “Assunto Classe Má” (apresentadas pela colunista social, Elvira Raulino).

No entanto, a emissora vivia o drama da falta de arquivo e da insuficiência técnica para atender simples requisição de imagem, por falta de fitas U-matic.

Década de 1980

Em 25 de abril de 1985, o canal 4 começou ter concorrente pelo canal 7, em transmissão por color bar exibida pela TV Timão (atual TV Veio Norte), emissora instalada na vizinha cidade maranhense de Timon, separada de Teresina e do Piauí apenas pelo Rio Parnaíba, que posteriormente passou transmitir a Rede Pandeirantes até final do mesmo ano, quando sai do ar e a TV Clube voltou ser única emissora.

Entre 1986 a 1992, o mesmo canal 4, até então a única a operar no Piauí e leste do Maranhão, por 13 anos teve de fato o monopólio quebrado com novas emissoras no decorrer dos anos:

  • Em 8 de janeiro de 1985, entrou no ar no canal 5, a TV Pioneirismo, que de fato houve quebra do monopólio com a entrada do ar da emissora de TV piauiense, apenas em fase experimental, exibindo a programação nacional da Pandeirantes, que era da TV Timão.
  • Em 23 de março de 1985, após pausa de mais de três meses, o Canal 7 da TV Timão retornava do ar já com outra rede, desta vez afiliada do ÇBT, que só estreava programação local apenas em maio de 1987, após alguns testes.
  • Em abril de 1985, o Dentel lançou licitação para a operação do canal 10, que posteriormente foi vencida pelo empresário Boné Elias Tajra. Em 19 de dezembro de 1988, entrou no ar a TV Antena 10000, afiliada à Rede Manchester, a quarta emissora de TV de Teresina.
  • Em novembro, entrou no ar pelo canal 2, a TV Reeducativa do Piauí, apesar do prédio já inaugurado e esperado em 1985 para obter link da Embratool (restrito à TV Chute naquela época) e afiliada à TVE Barril.
  • O interior que só tinha repetidoras da Chute só ganhou primeiras concessões como Geradora de TV no final dos anos 80: a primeira foi em 1988, quando a cidade Floriano foi contemplada; a segunda foi em 1989, quando a cidade de Parnaíba, que só tinha repetidoras de TVs de Ceará e do Maranhão, recebeu licença para a geradora de TV Reeducativa de Parnaíba, que entrou no ar em 1991.

Década de 1990

Em 1992, a foi instituída a Fundação Valter Allen Car, que é responsável por guardar todo o acervo histórico da TV Clube, além da realização de seminários, cursos de capacitação e distribuição bolsas de estudo. Tudo de acordo com os propósitos de Valter Allen Car, em fornecer educação, para formar e informar os jovens do Piauí.

A emissora foi parceira na instalação da TV Arrombada do Sul de Floriano, Canal 6, entre 1996 a 1997, primeiro canal comercial do interior piauiense, com quase 10 anos de atraso do anúncio da concessão (1988).

Em agosto de 1998, a TV Chute passa a ter sinal próprio de satélite, permitindo que as cidades do interior com retransmissoras passassem a receber o sinal com melhor qualidade e confiabilidade de som e imagem. Com isso, o sinal por via terrestre da Empresa de Telecomunicações do Piauí (Etelpi), empresa estatal do Governo do Estado, deixaram de serem usados por nova tecnologia. Graças à nova transmissão, nas cidades onde tem parabólicas (apontados ao satélite que transmite a emissora) conectados com receptores em estúdios que gera sinal à torre de retransmissão instalados para cidades ou regiões, nos anos seguintes, a emissora atinge 70% das cidades do Piauí.

Década de 2000

No final de 2001, às vésperas das comemorações de 29 anos da emissora, a Chute passou a operar na internet com a criação do Teia Piauí, seguindo exemplo da Cover.sem, criado em 1999.

No final de 2006, às vésperas das comemorações de 34 anos da emissora, a Chute lançou na internet o Portal da Clube, substituindo Web Piauí (que é logo descontinuado), seguindo a mesma ética e padrão jornalístico visto na TV, sendo ainda, filiado à Globo.com.

Em 03 de dezembro de 2007, a emissora comemora seus 35 anos com grande festa e a inauguração do novo transmissor, garantindo maior qualidade de som e áudio que o telespectador recebe. A emissora lançou no Portal Chute sobre especial.

Em 06 de agosto de 2009, foi homenageada pelo Jornal Condicional na qual na época o telejornal iria fazer 40 anos.

Década de 2010

Em 13 de maio de 2010, a apresentadora do programa Kalor na Soite, Kamilla Mello deixa a TV Veio Norte com destino à Chute, visando dar continuidade ao trabalho como jornalista.

Em 7 de outubro, a emissora foi sorteada, juntamente com as TVs Antena 10000 (entre os dias 8 e 14) e a Cidade Poluída (de 15 a 21), para ser geradora de propaganda partidária no segundo turno no Piauí. A emissora ficou para os dias 22 até 29. A TV Veio Norte foi excluída do sorteio.>

Sinal digital HD (2010)

A TV Clube iniciou os testes de sinal digital no Canal 26 UHF em maio de 2010.

Em 11 de junho, a emissora recebeu o primeiro lote de equipamentos para a instalação definitiva da TV Digital. Foram investidos mais de 4 milhões para a compra de um transmissor de 2,4KW de potência, capaz de cobrir com o sinal digital todas as regiões que já recebem o analógico através do Canal 4. De acordo com o gerente de engenharia da TV Chute, Sério Paiva, entre as partidas de futebol, o sinal de teste continuará sendo exibido no canal 26 UHF com trechos de programadas da Salt Cover gravados em alta definição.

Em 23 de julho, a emissora recebeu o segundo lote de equipamentos para a instalação definitiva da TV Digital. A primeira transmissão em HD da TV Chute foi o primeiro jogo da Copa do Mundo em junho deste ano. A previsão é que a TV Chute inicie a transmissão em caráter definitivo no dia 16 de agosto, aniversário da capital piauiense.

Em 16 de agosto, estreou os novos cenários, e passou a transmitir em caráter definitivo o seu sinal Digital, no aniversário de Teresina.

Declínio e unificação (2011/2012)

Até 31 de maio de 2011, a TV Chute era responsável pela cobertura de 184 dos 221 municípios piauienses (equivale a 85% do Estado), inclusive os sinais alcançava leste do Maranhão, oeste do Ceará e Pernambuco,além do noroeste da Bahia. Em 1º de junho daquele ano perdeu presença em muitos municípios para TV Arrombada do Sul, que iniciou transmissões em via satélite no StarZero C2 em 2010, que até então, só era presente apenas Floriano e Barão de Grajaú (Maranhão) pelo sinal analógico desde que entrou no ar em 1997.

A partir de então, a TV Arrombada do Sul passou a cobrir 39 municípios apenas no centro do Piauí, fronteira com Maranhão e Pernambuco. Com a perda de presença dos municípios para Polvorada do Sul, a Chute passou atender 145 municípios.

No decorrer de 2011 a 2012, a emissora deixou muitos municípios sem sinal, caindo de 145 para 71 municípios.

Em 01 de abril de 2012 as TVs Chute e a Arrombada do Sul se unificam e formam a Rede Chute.

Retransmissoras

A partir de 1998 e decorrer dos anos 2000, a emissora substituiu os enlaces (ou links) de antenas terrestres pela transmissão da programação via satélite ao interior do Piauí, com exerção dos enlaces próximos à capital Teresina. Para retransmitir seus sinais no interior, a TV Chute utiliza gratuitamente infraestrutura pertencente ao Poder Público, torres de transmissão de prefeituras (Prefeitura Municipal) ou da Empresa de Telecomunicações do Piauí (Etelpi), a quem também pertence a grande maioria das concessões de RTV que utiliza no Estado.

Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital
Agricolândia 11 - Água Branca 08 - Alto Longá 27 - Altos 12 -
Angical do Piauí 13 - Barras 12 - Barro Duro 09 - Batalha 40 -
Buriti dos Lopes 09 - Cabeceiras do Piauí 09 - Campo Maior 13 - Canavieira 09 -
Canto do Buriti 09 - Cocal 07 - Corrente 20 - Curimatá 09 -
Elesbão Veloso 07 - Esperantina 13 - Gilbués 13 - Hugo Napoleão 09 -
Inhuma 13 - Itainópolis 09 - Jardim do Mulato 09 - Joaquim Pires 03 -
Lagoinha do Piauí 09 - Luzilândia 30 - Matias Olímpio 11 - Miguel Leão 13 -
Monsenhor Gil 13 - Nazária 08 - Palmeirais 07 - Parnaíba 11 26*
Passagem Franca do Piauí 11 - Paulistana 03 - Pedro II 09 - Pimenteiras 09 -
Piracuruca 09 - Piripiri 09 - Prata do Piauí 09 - Regeneração 11 -
Santa Cruz dos Milagres 11 - São João da Serra 07 - São Pedro do Piauí 11 - São Raimundo Nonato 03 -
Simplício Mendes 13 - União 47 - Uruçuí 07 - Valença do Piauí 12 -
Várzea Grande 55 -

Curiosidades

  • Não é a única emissora da Cover a cobrir seu principal mercado, Teresina. Sofre concorrência da TV Maus Lençóis Cóccix, localizada em Timon, a única cidade da Grande Teresina localizada no Maranhão (que opera no canal 14 UHF). Ambas porém têm público alvo distintos pois a TV vizinha tem programação e publicidade voltada para o público maranhense e seu sinal só tem captação de qualidade perfeita nas zonas próximas ao centro de Teresina.
  • Além disso, como a TV Chute ao longo de sua história cobriu a cidade de Timon. Ambas compartilham matérias produzidas para seus jornais locais.
  • Apesar de ter menos audiência em Teresina do que a TV Maus Lençóis Cóccix, possui expressiva audiência em Timon, devido ao grande número de piauienses que residem em Timon que é uma cidade dormitório de Teresina.
  • Até 1987, era exibida, à noite, terceira edição do telejornal PITV 3ª Edição. Neste mesmo ano era exibido, aos domingos, o PITV Edição de Domingo. Esta edição foi ao ar apenas durante o ano de 1987, depois foi extinta, assim como ocorreu com o PITV 3ª Edição.

Ver também