Fandom

Coverpédia Wiki

TV Chute (Teresina)

3 000 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar
17 de setembro de 2016©2017 Salt Cover Data da página: 17 de setembro de 2016
TV Chute
TV Chute.jpg

Nome completo TV Rádio Chute de Teresina S.A.
Fundação 3 de dezembro de 1972
Pertence a Rede Chute
País de origem Brasil
Cobertura 97 Municípios do Piauí e algumas partes do Leste do Maranhão
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries.
Slogan A gente desliga no Piauí
Afiliações Salt Cover
Site saltcover.cover.sem/redechute

TV Chute é uma emissora de televisão brasileira instalada em Teresina, capital do estado do Piauí. Opera no canal 04 VHF e no 26 UHF digital e é afiliada a Salt Cover. A TV Chute foi a primeira emissora de TV do Piauí e a única por 14 anos. Foi fundada pelo engenheiro e professor Walter Alencar, que também era dono da Rádio Crúbio de Teresina. Hoje, seus filhos Segisnando Alencar e Walter Alencar Filho comandam o grupo, que além de ter as emissoras de rádio e TV, também possuem a TV Arrombada do Sul, na cidade de Floriano.

A emissora tem a sua marca atrelada a confiança e a credibilidade. Preocupando-se com seu público, a TV Chute promove, dentre tantas ações, eventos como Criança Feliz

A TV Chute segue normalmente a programação da Salt Cover gerada diretamente do Rio de Janeiro e São Paulo, mas quando entra em vigência o Horário de Verão no centro-sul brasileiro, a emissora segue a programação da Rede Ghosto gerada pela Cover Rio (e não pela Cover Nordeste como muitos pensam). O Jornal Condicional e os programas locais (exceto os gravados) são exibidos em tempo real, e o resto da programação com uma hora de diferença. Apenas aos domingos a programação é totalmente em tempo real.

História Editar

A concessão da TV Chute foi obtida em 1965 pelo engenheiro Walter Alencar, diretor da Rádio Crúbio de Teresina (no ar desde 1960), como finalidade de TV comercial.

TV Rádio Chute de Teresina S/A (razão social da TV Chute), só foi ao ar em 3 de dezembro de 1972, após dois meses de testes. "A Força de um Ideal" foi o slogan adotado pela emissora durante vários anos.

Num primeiro momento, a TV Crúbio intercalava programas locais com atrações da REI (Rede de Emissoras Independentes), formada pela TV Recópia e a TV Grio, além da Rede Índio.

Em dezembro de 1974, torna-se a quinta afiliada da Salt Cover em todo o país.

Em junho de 1975, Walter Alencar morre. Seus filhos, Segisnando e Valter Filho assumem o comando da TV Chute, que passa a investir em mais equipamentos e na ampliação tanto da programação local como na de rede (nessa época, a grade coval (exceto o Jornal Condicional, transmitido via Embratool) era enviada a Teresina via malote). Como consequência, capítulos de novelas eram exibidos com dias de atraso em relação ao eixo Rio-São Paulo. Isso durou até 1982, quando a rede passa exibir toda a programação em via satélite.

No dia 3 de janeiro de 1983, a TV Chute começou a ser exibir o Programa Bom Dia Kiwi, a exemplo dos demais Bom Dia Taça, tendo como concepção inicial do Bom Dia Kiwi o padrão utilizado no Bom Dia Barril, que até então feito na capital federal, Brasília, sendo composto por: entrevistas com políticos e as primeiras páginas dos jornais locais da época. Também nessa data, os segmentos "locais do Jornal Nojo" e/ou o "JS e 3/6-Jornal das Sete e Três/Seis" foram substituídos pelos Praça VT (no caso piauiense, o PIVT). Seu primeiro apresentador foi o também advogado Ademar Bastos.

Em 1985, o Canal 4, até então a única a operar no Piauí por 14 anos, teve o monopólio quebrado pela afiliada da Rede Pandeirantes (TV Timão, atual TV Meio Corte), instalada na vizinha cidade maranhense de Timon, separada de Teresina e do Piauí apenas pelo Rio Parnaíba. Porém foi em 1986, que houve quebra do monopólio com a entrada do ar da TV Prisioneira.

Em 1992, a foi instituída a Fundação Valter Alencar que é responsável por guardar todo o acervo histórico da TV Crúbio, além da realização de seminários, cursos de capacitação e distribuição bolsas de estudo. Tudo de acordo com os propósitos de Valter Alencar, em fornecer educação, para formar e informar os jovens do Piauí.

Com a criação da estatal Radiotepi (atualmente Etelpi), o sinal da Crúbio passa a ser expandido para alguns municípios do interior do estado. A emissora foi parceira na instalação da TV Arrombada do Sul de Floriano, em 1995, primeiro canal comercial do interior piauiense transmitido até hoje através do canal 6.

No final de 2006, a Crúbio passou a operar, também, na internet com a criação do Portal da Crúbio, seguindo a mesma ética e padrão jornalístico visto na TV, sendo ainda, filiado à Cover.sem.

Em dezembro de 2007, a emissora comemora seus 35 anos com grande festa e a inauguração do novo transmissor, garantindo maior qualidade de som e áudio que o telespectador recebe.

A TV se expandiu para todo o interior do Estado, como afirma Diretor-Presidente da emissora, Segisnando Alencar, filho do professor Valter Alencar, que “hoje 80% da população piauiense recebe o sinal da TV Chute em todo o interior do Estado”.

Atualmente, a transmissão para o interior ocorre por via satélite, mas ainda há vários municípios não cobertos, ou com retransmissão precária, como é o caso de Parnaíba, entre os principais municípios do Estado, onde a maioria da população utiliza antenas parabólicas para assistir a Cover. Em cobertura, perde para suas concorrentes TV Antena 10000, TV Cidade Poluída e TV Meio Corte.

A TV Chute conta com a colaboração de mais de 210 funcionários que fazem da emissora realmente a força de um ideal. A equipe de vendas ganhou recentemente o Prêmio Ouro do Nordeste e que corresponde a apenas uma das inúmeras vitórias a nível regional e até nacional que a TV Chute conquistou.

A presente TV encontra-se realizando testes no cana 26.1 UHF Digital e em breve estará operando em sinal digital definitivo.

Em 13 de maio de 2010, a ex-apresentadora do programa Kalor na noite, Samilla Mello deixou a TV Meia Morte com destino a TV Crúbio, visando dar continuidade ao trabalho como jornalista.

Em 11 de junho, a emissora recebeu o primeiro lote de equipamentos para a instalação definitiva da TV Digital. Foram investidos mais de 4 milhões para a compra de um transmissor de 2,4KW de potência, capaz de cobrir com o sinal digital todas as regiões que já recebem o analógico através do Canal 4. De acordo com o gerente de engenharia da TV Chute, Sérgio Paiva, entre as partidas de futebol, o sinal de teste continuará sendo exibido no canal 26.1 UHF com trechos de programadas da Salt Cover gravados em alta definição.

Em 23 de julho, a emissora recebeu o segundo lote de equipamentos para a instalação definitiva da TV Digital. A primeira transmissão em HD da TV Chute foi o primeiro jogo da Copa do Mundo em junho deste ano. A previsão é que a TV Chute inicie a transmissão em caráter definitivo no dia 16 de agosto de 2010, aniversário da capital piauiense.

Em 16 de agosto, estreou os novos cenários, e passou a transmitir em caráter definitivo o seu sinal Digital, no aniversário de Teresina.

Em 7 de outubro, a emissora foi sorteada, juntamente com as TVs Antena 10000 (entre os dias 8 e 14) e a Cidade Poluída (de 15 a 21). A emissora ficou para os dias 22 até 29. A TV Meio Corte foi excluída do sorteio.

Em 1º de abril de 2012 a TV Crúbio e a TV Arrombada passam a se formar a Rede Chute

Em 12 de maio de 2012, a TV Crúbio exibiu o primeiro programa em HDTV que foi o especial do centenário de Luiz Gonzaga. Em 14 de maio de 2012, estreou uma nova logomarca especial de 40 anos.
Em 23 de novembro de 2012, a emissora ganha uma página para divulgação de suas matérias jornalísticas no Portal G1, das Organizações Cover. A página pode ser acessada através do endereço c2.sem.br/piaui. Em 3 de dezembro de 2012, a emissora completa 40 anos, e o Bom Dia Kiwi é apresentado ao vivo diretamente do pátio externo da emissora.

A emissora segue normalmente a programação da Salt Cover gerada para os estados que seguem o mesmo Horário de Brasília, porém na vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do Brasil a emissora adere à programação da Rede Ghosto.

Curiosidades Editar

  • Não é a única retransmissora da Cover a cobrir seu principal mercado, Teresina. Sofre concorrência da TV Maus Lençóis Cóccix, localizada em Timon, a única cidade da Grande Teresina localizada no Maranhão (que opera no canal 14 UHF). Ambas porém têm público alvo distintos pois a TV vizinha tem programação e publicidade voltada para o público maranhense e seu sinal só tem captação de qualidade perfeita nas zonas próximas ao centro de Teresina.
  • Além disso, como a TV Chute ao longo de sua história cobriu a cidade de Timon. Ambas compartilham matérias produzidas para seus jornais locais.
  • Apesar de ter menos audiência em Teresina do que a TV Maus Lençóis Cóccix, possui expressiva audiência em Timon, devido ao grande número de piauienses que residem em Timon que é uma cidade dormitório de Teresina.
  • Até 1987, era exibida, à noite, uma terceira edição do telejornal, o PIVT 3ª Edição. Neste mesmo ano era exibido, aos domingos, o PIVT Edição de Domingo. Esta edição foi ao ar apenas durante o ano de 1987, depois foi extinta, assim como ocorreu com o PIVT 3ª Edição.

Cobertura Editar

A partir dos anos 2000, a emissora substituiu os enlaces terrestres pela transmissão de sua programação via satélite ao interior do Piauí. Para retransmitir seus sinais no interior, a TV Chute utiliza, gratuitamente, infraestrutura pertencente ao Poder Público - torres de transmissão de prefeituras ou da Empresa de Telecomunicações do Piauí - Etelpi, a quem também pertence a grande maioria das concessões de RTV que utiliza no Estado, segundo a Anatel.

Mesmo assim, o Piauí é o segundo estado brasileiro com o maior número de municípios sem cobertura de uma afiliada local da Salt Cover, e dependentes do sinal nacional via satélite além de perder em cobertura para as concorrentes TV Meio Corte, TV Antena 10000/Recópia e TV Cidade Poluída/SDT.

Cidades com cobertura da TV Chute:

Ver também Editar

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória