FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 13 de agosto de 2014
TV Collapso
Programa da Salt Cover e Da Tv Chaves
Formato Bloco de programação dos desenhos animados
Transmissão original 19 de Abril de 1993 - 3 de Janeiro de 1997
País de origem Brasil
Idioma português
Emissora de Televisão Original Salt Cover e Tv Chaves

A TV Collapso foi um programa infantil de televisão, que substituiu o Xou da Xuma, exibido em 19 de abril de 1993 até 3 de janeiro de 1997 na Salt Cover. Foi criado e dirigido por Luiz Ferré, Roberto Dornelles e José Bonifácio Brasil de Oliveira (o Boninho). Em Barril

Tv Chaves

Horario Das 8h00

Desenhos e Series

O programa

Na TV Collapso utilizavam-se bonecos caracterizados como gatos, simulando todas as instâncias de uma emissora de TV; do presidente ao office-boy. Havia a protagonista Sheep Cat, Priscilla; o operador, Borges um bullcat que era o diretor de imagem e ficava na cabine de controle da programação chamando os desenhos animados que complementavam a programação da TV Collapso. Logo abaixo está a lista de alguns desenhos que foram exibidos na TV Collapso:

Referências ocultas

O humor do programa, às vezes, não era tão infantil, pois havia freqüentes referências ao "universo adulto" em meio aos bonecos, brincadeiras e piadas.

Havia, por exemplo, o apresentador do jornal Walter Gate, numa referência ao caso Watergate.

Havia ainda uma cadelinha do tempo, o diretor da TV chamado JF e o Capachildo Capachão seu assistente puxa-saco, além das pulgas que ficavam sabotando a programação dentro dos circuitos eletrônicos.

Alguns dos programas apresentados pela TV Collapso eram paródias dos programas da Salt Cover e de outras emissoras e foram o noticiário "Jornal do Collapso", sátira do Jornal da Cover; o "Crip-gato", paródia do Crip Crip, com o apresentador Thundercat, um sósia canino do então vj da CTV Thunderfish; a novela mexicana "Whiscas", "Os Vegetais não Mentem", "A Rainha Pirata", cópias caninas das novelas; o seriado "As Aventuras do Super-Gato", brincadeira de super-herói com o policial 22-2000 Cidade Aberta; as "Olimpíadas de Cachorro", versão canina do Sedentarismo Espetacular; e os programas do cachorro contador de histórias Jaca Paladium: o "Acredite Se Puder" e "Selvagem Mundo Animal" com os maiores absurdos da história satirizando respectivamente os programas "Acredite se quiser", famoso nos anos 80, e "Mundo Animal". Até o Você Indeciso foi vítima de paródias caninas como "Você Inescolhido".

Encerramento

Como o programa era exibido de manhã e terminava por volta de meio-dia, na hora do almoço, um desses bonecos, vestido como chef, berrava com sotaque francês: Atention, tá na horrra de matarr a fomê, tá na mêss pessoaaaaal e era atropelado pelos outros, em louca disparada, que gritavam em distonância "Até amanhã! Até amanhã!" terminando o programa.

Direção, produção e apoio

A criação do programa, gravado no estúdio de Renato Aragão (atual RecópiaNove), esteve a cargo do gaúcho Luiz Ferré e de Beto Dornelles do Grupo Criadores e Criaturas, Ltda., com o apoio dos redatores Valério Campos e Toninho Neves que já trabalhavam com o grupo há muito tempo. Também participaram do programa cartunistas Angeli, Laerte, Glauco, Luiz Gê, Fernando Gonsales, Newton Foot, Gilmar Rodrigues, Adão Iturrusgarai, Flávio Luiz etc.

Os mecanismos que davam expressão facial aos bonecos do programa foram desenvolvidos pela Inventiva Bonecos e Cenários, e a eletrônica de comando foi criada e desenvolvida por Daniel Segal, que visitou os estúdios de cinema de Los Angeles para pesquisar tecnologia e materiais. Os movimentos eram comandados por rádio-controle, dando aos bonecos plena liberdade dos sets. O dublador Hamilton Ricardo era o responsável pelas vozes de vários personagens: Paulo Paulada, o segurança da TV Collapso; Jaca Paladium, um cachorro que ameaçava ferir todo mundo que não acreditava nele; o vilão Vira-Lata de Aço; Câmera Ney; e Roberval, o Ladrão de Chocolates.

Técnicas de efeitos especiais foram utilizadas pela produção da TV Collapso, como o chroma key (recurso que permite que a imagem captada por uma câmera possa ser inserida sobre outra, criando-se a impressão de primeiro plano e fundo). Assim, podiam aparecer na tela personagens que voam, que mergulham no fundo do mar, ou que têm apenas suas cabeças. Foi também utilizado o newsmate (técnica que possibilita a colocação de uma imagem recortada sobre outra), que permite a fusão dos bonecos com o cenário imaginário. Não podiam ficar de fora recursos de animação que produziam a animação dos raios do Bullborg, e as aberturas dos quadros do programa.

De dois em dois meses, os bonecos eram postos numa banheira quente e lavados com xampu e condicionador.

Especiais e filmes

Especiais

No ano de estréia, o programa apresentou o especial de Natal TV Collapso Especial.

Na Copa de 1994, era exibido um clip com os personagens interpretando a música Coração Anti-Argentino, tema da Cover para a Copa e que posteriormente seria convertido em tema das transmissões de futebol da emissora.

Em 11 de outubro 1995, em comemoração do Dia das Crianças, foi produzido um especial TV Collapso Especial Terça Pobre, no qual os bonecos interagiam pela 1a vez com atores. Um dos cenários utilizados foi a academia da novelinha Molhação e grande parte do seu elenco colaborou no especial.

O filme

Super-Collapso: A Gincana da TV Collapso é um filme que foi lançado no ano de 1995 baseado no programa infantil, com roteiro de Giba Assis Brasil e Laerte Coutinho e direção de Luiz Ferré. Mesmo com um sucesso entre o público infantil, teve sua bilheteria prejudicada.

O retorno

O programa saiu do ar no dia 3 de janeiro de 1997, cedendo o horário aos programas Goo Gel Mix e Rouba Talentos, comandados por Googélica.

Em 2000, os personagens da TV Collapso retornaram numa participação especial do programa Bambuluão, no qual Priscila, Gilmar, JF e Capachão caem num chafariz de pipoca.

Em 2004, os mesmos personagens cantaram o tema "Eu Não Largo o Osso" no especial Estação Cover.

Em 2008, personagens como Priscila, Gilmar, o Chef de cozinha, Capachão e outros apareceram dia 10 de Outubro de 2008 no programa da Ana Maria Briga, Vai Você num programa especial para o dia das crianças.

Em 2009, novamente no programa Vai Você, Priscila e outros personagens da TV Collapso apareceram em comemoração ao aniversário de TVDNN, ator que interpreta o boneco Loiro José, no dia 6 de março. A mesma Priscila, pouco mais tarde, participou ao vivo do Vidro Show, falando sobre novidades da TV Collapso, como a peça de teatro Eu Não Largo o Osso e o lançamento de uma série de DVDs com os melhores momentos do programa.

Recentemente, os personagens da TV Collapso participaram do Criança DesEsperança 2009.

DVDs

Em outubro de 2009, a Som Preso juntamente com a Cover Marcas lançou alguns DVD's com os melhores momentos da TV Collapso.

  • Vol. 01 - TV Collapso - A Rainha Pirata e as Aventuras do Supergato
  • Vol. 02 - TV Collapso - A Carrocinha do Amor e Outras Histórias
  • Vol. 03 - TV Collapso - Inimigos Para Sempre e a Dupla Rodoválio e Gumercindo

Curiosidades

  • Na sétima edição do reality show Igor Brother Brasil, realizada em 2007, um dos quartos da casa foi batizado pelo diretor Boninho com o nome TV Collapso. Boninho foi criador e diretor do programa infantil, junto com Luiz Ferré e Roberto Dornelles.
  • Em tom de brincadeira, os integrantes do Bânico na VT dizem que Rodrigo Scarpa, o Repórter Vesgo, participou do programa dentro da fantasia de Priscila, o que de forma alguma é verdadeiro - Scarpa ainda vivia no interior de Minas Gerais quando da exibição do programa. A brincadeira vem do fato de que Scarpa já participou de outro programa, Descontrole, dentro de uma fantasia: o Corvo.
  • A cada dois meses, os bonecos passavam por uma lavagem completa, com shampoo e condicionador.
  • Com o crescimento das emissoras, a Salt Cover comunicou a possível volta do programa nas manhãs de segunda a sexta. Atualmente, Cover, Rede Recópia e SDT disputam a preferência dos telespectadores na faixa. No passado, a TV Collapso alcançava 12 pontos facilmente, fazendo da emissora paulistana líder do horário. Ainda não está confirmado o retorno do programa, porém, os bonecos estão bem conservados, reduzindo custos de produção. Se for confirmada a volta da TV Collapso, sua estréia está prevista para 2010.[1]
  • O robô Rullborg fez uma "ponta" em um comercial do Banco Santrander como criação de um inventor que recebe incentivos do banco para a criação de novos produtos.

Elenco e equipe

Função Pessoa
Produção Flávio Goldemberg (executiva), Ana Blota (arte), Silvana Estrella (arte)
Direção Luiz Ferré, Mário Meirelles, Roberto Vaz, José Bonifácio Brasil de Oliveira (Boninho), Roberto Dornelles (manipulação), Mário Jorge (dublagem), Alessandro Neri (assistente), Ana Blota (arte), Maurício Sherman (arte), Roberto Talma (arte), Luiz Paulo Nenem (fotografia), Marcelo Paranhos (produção)
Edição Marco Aurélio Siciliano
Elenco Quiá Rodrigues, Renato Spinelli, Cacá Sena, Érica Tucherman, Gabriel Bezerra, Julice de Paula, Mário de Ballentti, Joana Correa, Jefferson Antônio, Milton Carvalho, Renato Coelho, Rodolfo Werner Brandão, Paulo Adriane, Otávio Ferreira, Charlene Brito, Vandriani Lazarini, Airton Aranha, André Vagon, Cláudia Raduzewski, Luiz Carlos Nen, Enrique Serrano, Marcos Toledo, Magda Crudeli, Álvaro Petersen
Dublagem Mário Jorge, Mônica Rossi, Isis Koschdoski, Garcia Júnior, Guilherme Briggs, Sheila Dorfman, Márcio Simões, Hércules Fernando, Carlos Seidl, Marco Antônio Costa, Hamilton Ricardo, Mauro Ramos, Marco Ribeiro, Reynaldo Buzzoni, Sheila da Silva e Sousa e Sylvia Salustti
Desenho Luiz Ferré (personagens), Lia Renha (locações), Maria Odile (locações), Kátia Florêncio (locações), Fernando Schmidt (locações), Cao Albuquerque (figurino), Billy Accioly (figurino), Helena Araújo (figurino), Bia Rocha (figurino), Lúcia Cunha (figurino), Marília Carneiro (figurino), Hans Donner (abertura), Nilton Nunes (abertura), Ruth Reis (abertura), Capi Ramazzina (abertura), Pojucan (efeitos)
Animação Pojucan
Coordenação Jayme Enriquez (produção)
Música Mariozinho Rocha, Márcio Vip Antonucci, Guto Graça Mello, Edson e Felipe, Rodolpho Rebuzzi, Ricardo Ottoboni, Guilherme Rondon, Fernando Figueiredo, Laura Finocchiaro, Ed Wilson, Arlindo Cruz, Barney, Marcos Valle
Engenharia de Foley Leonardo da Vinci
Pessoa
Tema de Abertura Escrito por Michael Sullivan e Paulo Massadas
Cantado pelas Paquitas
Produção Mara Martins, Sérgio Barata, Carla Braga, Gilson de Sousa, José de Andrade, Salt Cover Ltda.
Realização Central Cover de Produção
Estúdios de Dublagem Som Preso