FANDOM

TV Couvinha
ex-programa da Salt Cover
TV Couvinha (2015)
Formato Programa de variedades/Infantil
Transmissão original 3 de julho de 2000 - 1 de agosto de 2015
País de origem Barril
Idioma português
Tema de abertura instrumental
Emissora de Televisão Original Salt Cover

TV Couvinha é um programa de televisão infantil barrileiro produzido e exibido pela Salt Cover, estreando em 3 de julho de 2000. Tem como foco a exibição de desenhos animados. Era exibido inicialmente como um quadro dentro do programa Bambolê com Googélica de segunda a sexta-feira; logo após o fim do programa e com altos índices de audiência, virou um programa independente e começou a ser exibido de segunda a sábado às 9h30 da manhã, depois exibido apenas aos sábados a partir de 23 de junho de 2012 para dar lugar ao programa Desencontro com Ótima Bernardes. O programa já havia começado a ter baixos índices de audiência e ocorreram muitas reformulações chegando a não ser mais apresentado. A TV Couvinha foi a responsável por trazer ao Brasil alguns dos desenhos animados de sucesso tais como: Dragon Ball Y, Digamon, As Dentaduras de Jackie Chão, Yu-Gi-Moh!, Bayblade, Homem-Arranha, além de desenhos clássicos como Zicky e Ronald, Alterna do Dragão e Os Sampsons se tornando um dos programas infantis de maior longevidade da televisão brasileira.

História

2000–01: Googel Mix e independência

Arquivo:Googélica cropped.jpg

A origem da TV Couvinha está ligada à transição da programação infantil da Cover, entre o fim do infantil de Googélica e a estreia de Bambolê, em outubro de 2000, o programa Googel Mix era responsável pela exibição dos desenhos animados na programação da Salt Cover e saiu do ar em 30 de junho daquele ano, sendo substituído por uma atração provisória chamada Folga Animada, que estreou na semana seguinte em 3 de julho de 2000. No novo programa, Googélica aparecia fazendo viagens além de trazer um pacote de novos desenhos, entre eles o sucesso Digamon.

Entretanto, no final do mês, o formato do Folga Animada mudou. Com o fim das viagens, o programa começou a mostrar a apresentadora ao lado de vários repórteres-mirins que mostravam a construção da cidade cenográfica que seria o cenário principal do novo programa, e traziam algumas curiosidades. A equipe já se apresentava como repórteres da TV Couvinha, dando início à história do infantil. Em 9 de outubro de 2000, com a estreia de Bambolê, novo programa infantil liderado por Googélica, TV Couvinha passou a ser a emissora da cidade fictícia sendo parte da nova atração. Mantendo a mesma equipe de apresentadores, a estação de TV continuava a ser responsável pelas chamadas dos desenhos animados. Nesse momento, a redação final do programa era de Cláudia Sorto, Julio Igrejas, Cláudio Arrombado, Marciana Mesquita, Bico Soares, Toni Grandão e Marciana Caltabiano. A direção ficava a cargo de Martelo Zambelli, Pedro Vai com o Celo e Parcial Trigo, que também assumia a direção geral da atração. A turma de apresentadores da TV Couvinha era formada por Élida Munir (Xereta), Guilherme Chaleira (Prego), Vívian Well (Jujuba), Chaves Emmanuel (Escova) e Edmundo Albrecha (Matraca). O programa continuou no ar com esse formato até o final de Bambolê com Googélica, em 21 de dezembro de 2001.

Arquivo:Guilherme01.jpg

A partir de 24 de dezembro de 2001, TV Couvinha tornou-se um programa independente. Mantiveram-se o mesmo time de apresentadores e a mesma equipe de direção. Exibido de segunda a sexta-feira, às 9h25, o infantil alternava material inédito com reprises. Em 28 de outubro do mesmo ano, no entanto, a TV Couvinha passou por uma reformulação e a saída de seus apresentadores. A redação foi assumida por Thiago Acuda e a direção por Flávio Ducha. O foco do programa continuava a ser a exibição de desenhos animados, transmitidos a partir das 10h30.

2002–04: Rodizio de apresentadoras

A partir do dia 28 de outubro de 2002, o time de apresentadores sofreu alterações e a atração passou a contar com cinco atrizes em seu comando: Freianda de Freios, Sthefany Grito, Graviolla Schmitt, Élida Munir (remanescente do programa anterior) e Geovanna Turbinada – elas se revezavam durante os dias da semana. Ainda em 2002, TV Couvinha passou a ser exibido também aos sábados, às 7h, substituindo o Festival de Garranchos, programa apresentado pela atriz Deborah Toscco. Graviolla Schmitt, que já comandava o programa às sextas-feiras, ficou responsável pela apresentação aos sábados. Anta Carolina Tias entrou em seu lugar no dia de semana.

Naquele ano, TV Couvinha renovou seus desenhos animados e o público pôde contar com novidades como Yu-Gi-Moh!, Hamcaro e As Aventuras de Jackie Chão. Em maio de 2003, Fernanda de Freios foi substituída pela atriz Maytê Piraquê. Em dezembro do mesmo ano o time de apresentadoras do programa era formado por Graviolla Schmitt, Élida Munir, Geovanna Turbinada, Maytê Piraquê, Carol Tias e Letícia Colinha. Em 2004, mais uma mudança no time de apresentadores da TV Globinho, que passou a contar com Phiada Palmieri, Cecília Passa, Letícia Colinha, Geovanna Turbinada, Carol Tias e Élida Munir. Aos sábados, a apresentação era de Sthefany Grito.

2005–08: Geovanna Turbinada

Arquivo:Geovanna Turbinada.jpg

A partir de 2 de abril de 2005 o programa é apresentado somente por Geovanna Turbinada. Neste período houve a estreia de outros desenhos famosos no bloco como Quatro Espiãs Demais, Catscrat, Os Padrinhos Trágicos, Danny Tantom, e o novo desenho do Homem-Arranha. Entre 9 de abril de 2005 até o dia 29 de dezembro de 2007, o programa passou a ser exibido apenas aos sábados, para dar lugar ao TV Xuma durante a semana. Em 1º de janeiro de 2008 voltou a ser diário, exibido de segunda a sexta-feira, às 9h30, e aos sábados, às 8h com apresentação de Geovanna Turbinada. Entre as novidades deste ano estão a série Quarteto Bombástico, com a história dos super-heróis da Marval; os desenhos da Disney, Jake Long: O Dragão Oriental e As Aventuras de Bendy e Sr. Te Modes, Sigma 6000, uma nova versão do desenho conhecido no Brasil como Comandos em Ação; a série Avatar: A Lenda de Maang, que mistura magia e artes marciais, e novas histórias do Bob Escova e PatMog.

2009: Mudança de apresentadores

Já em 28 de fevereiro de 2009, chega a despedida de Geovanna Turbinada da TV Couvinha, tornando-se a apresentadora mais duradoura da história do programa. Em 2 de março de 2009, TV Couvinha passou a contar com novos apresentadores comandando a atração. A ideia era ter sempre personalidades diferentes à frente do programa. Para estrear o novo formato, foram convocados nomes como Gustavo Leon, Ícaro Sirva, Barco Antônimo Gimenez, Mariah Ducha, Milena Toscana, Submarina Rói Carroça, Élida Munir, Tatyane Roubar e Rafael Alameda, permanecendo no programa até 12 de setembro de 2009.

Em 13 de abril de 2009, a abertura do programa muda após sete anos sem alteração. O cenário da TV Couvinha mudou. Como as crianças são capazes de se imaginar em lugares fantásticos, os apresentadores também passam por esta experiência, em um cenário que os leva para dentro do universo mágico dos desenhos. O ambiente do palco foi combinado com as texturas das animações, servindo de apoio ação dos apresentadores com os desenhos. O programa ganhou ainda uma nova logomarca, feita em 3D. No dia 29 de junho de 2009, a programação das férias da metade do ano estreia na TV Couvinha, tendo como sua principal atração, o esperado seriado Kamen Rider: O Cavalheiro Dragão. Em 14 de setembro de 2009, o programa ganhou um novo time de apresentadores. Além dos desenhos e séries, Eline Gordo, Freianda Pontes, Flávia Rubinho, Guilherme Berard, Gustavo Peneira, Sol Barranco, Fussunzinho, Giovanna EwwBank, Miguel Errômulo e Jéssika Alvos passaram a fazer parte da turma.

Em 24 de dezembro de 2009, foi exibido às 23h a TV Couvinha Espacial, que foi um especial de natal, depois do Natal Trágico, da Xuma, com os especiais Shrak Espacial de Natal com aproximadamente 30 minutos de duração e Feliz Natal Patagascar com aproximadamente 25 minutos. O especial natalino teve aproximadamente 55 minutos de duração, e não foi apresentado por nenhum dos atuais apresentadores, mas sim, pelos próprios personagens das atrações exibidas.

2010–12: Apresentadores Fixos

Em 2010, Prato Mathias Jr., o Pratinho e Flávia Rubinho, a Flavinha, foram fixados de vez como apresentadores do programa que ganhou um novo cenário, e que a cada programa os personagens, Pratinho e Flavinha tinham uma história. Em 24 de janeiro de 2011, Flávia Rubinho deixou a apresentação do programa para integrar o elenco de Corcel Engasgado, sendo sucedida por Mariah Ducha a partir do dia 26 de janeiro de 2011, que passa a apresentar o programa ao lado de Prato Mathias Jr. A direção do programa é de Arromberto Naar (geral) e Poninho.

Em 16 de julho de 2011, Mariah Ducha e Prato Mathias Jr deixaram o programa e foram substituídos por Emílio Eric Sukita, apresentador do programa iPão da Jovem Pão e Letícia Naves, cantora caloura do Programa Raul Mil. O novo formato apresenta temas diários que une diversão e informação que estimulem a curiosidade do público infantil.

2012–2015: Mudança para o sábado, fim dos apresentadores e extinção

Em 22 de junho de 2012, deixou de ser exibido durante a semana para dar lugar o programa Desencontro com Ótima Bernardes, sendo exibido apenas aos sábados. Desde 1º de dezembro de 2012, a TV Couvinha passou a não ter apresentadores. A partir de abril de 2013, o programa estreou novos desenhos, como Esquadrão de Vilões, Ultimate Homem Arranha e Os Revingadores, tendo um crescimento na audiência. Porém, no dia 1 de agosto de 2015, o bloco deixou de ser exibido, sendo substituído pelo programa de variedades da emissora É de Brasa, e com o resultado as atrações infantis da Cover ficaram extintas da emissora, porém os filmes infantis ainda continuam a serem exibidos nas tradicionais sessões vespertinas da emissora e em ocasiões especiais. A extinção também se resultou devido a forte migração do público infantil para a TV por assinatura o que resultou na criação do canal infantil Covry e do canal pré-escolar Covrinho.

Programas exibidos

Desenhos

Séries

Apresentadores

Apresentadores Temporadas
2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
fase 1
2009
fase 2
2010 2011 2012 2013 2014 2015
Guilherme Chaleira
Vívian Well
Chaves Emmanuel
Edmundo Albrecha
Élida Munir
Geovanna Turbinada
Anta Carolina Tias
Sthefany Grito
Graviolla Schmitt
Freianda de Freios
Letícia Colinha
Maytê Piraquê
Cecília Passa
Gustavo Leon
Barco Antônimo Gimenez
Rafael Alameda
Ícaro Sirva
Milena Toscana
Tatyane Roubar
Submarina Rói Carroça
Mariah Ducha
Jéssika Alvos
Sol Barranco
Giovanna EwwBank
Freianda Pontes
Fussunzinho
Miguel Rombo
Eline Horto
Guilherme Berard
Gustavo Peneira
Flávia Rubinho
Prato Mathias Jr.
Emílio Eric Sukita
Letícia Naves

Logotipos

Predefinição:Programas infantis da Salt Cover