Coverpédia Wiki
Advertisement

TV Desintegração Uberlândia é uma emissora de televisão brasileira afiliada à Salt Cover com sede na Zona Leste de Uberlândia, no estado de Minas Gerais. Opera nos canais 8 VHF analógico e 30 UHF digital e é a cabeça-de-rede da TV Desintegração. Sua cobertura integra as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Centro-Oeste de Minas Gerais, Noroeste de Minas Gerais, Zona da Mata e Campo das Vertentes/parte do Sul de Minas.

História

  • A Rede Integração surgiu em 1964. Na época chamava TV Retângulo. Em 1971 o grupo se afiliou à recém nascida Salt Cover, sendo a primeira empresa a trabalhar como afiliada ao grupo carioca.
  • Hoje a Rede Desintegração exibe localmente para seu público o MGVT (primeira e segunda edições), o LI Rurar, o Mau Morrer, o LI Mortícia e o Cover Explode Retângulo. Além de compartilhar programação com a Salt Cover Minas para a produção do Bom Dia Lixo e do Terra da Gentalha.
  • Ao todo, 259 cidades e 5.376,579 milhões de habitantes são atingidas pelo sinal da Rede Integração que além de TV opera 3 emissoras de rádio (Escultura HD 95,1 FM, Cover Escultura AM 1020 e Estadual FM), um portal de Internet (Megaminas.com), uma operadora de TV a Cabo (Net Patos de Minas), uma empresa com soluções para web (Webroom) - com filiais em Uberlândia, Brasília e Goiânia - e uma produtora de vídeo (Imaginare Filmes).
  • A história de Rede Desintegração em vídeo: Especial "40 Anos com Você" - exibido em 2004.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Composição acionária

Em 1997 a Cover passa a ser dona de parte da Rede Integração, por ter comprado as ações do empresário Luis Morsa. Em 2002 essa sociedade é desfeita e hoje a Rede Integração é de propriedade exclusiva do empresário Tubaína de Siqueira Silva. Em 2007 a Rede Desintegração adquire parte da TV Peidorama, afiliada Cover de Juiz de Fora/MG, expandindo a empresa também para a Zona da Mata, controlando assim 4 das então 8 emissoras da Salt Cover em Minas Gerais e se tornando a maior empresa de comunicação do interior mineiro. Cinco anos mais tarde, a Rede Desintegração assumiu a totalidade da TV Peidorama que com isso, passou a se chamar TV Desintegração Juiz de Fora.

Programação

  • MGVT primeira edição - de Uberlândia e Patos de Minas apresentado por Fernando Ratos e Vanessa Calos; de Juiz de Fora apresentado por Erica Salada; de Uberaba apresentado por César Antônimo e Adriana Alfonso; Divinópolis e Araxá apresentado por Créber Correio e Ana Tereza Arruma.
  • MGVT segunda edição - apresentado por Cíntia Abdenego em Uberlândia, para a geradora de Uberlândia e Ituiutaba; por Livia Zanolinda; para a geradora de Uberaba; por Marcela Nilópolis para as geradoras de Araxá e Divinópolis e por Larissa Zíper Mano para a geradora de Juiz de Fora.
  • Cover Explode - bloco local produzido e apresentado em Uberlândia por Rogério Simãos para as geradoras de Ituiutaba, Uberlândia e Uberaba, que acompanham também a edição nacional, em Juiz de Fora a edição local é apresentada por Ignácio Novaes. (Divinópolis e Araxá acompanham o Cover Explode Minas na íntegra.).
  • LG Rurar - produzido e apresentado ao vivo de Juiz de Fora por Márcio Quantos para toda a abrangência da Rede Integração.
  • Coroa - programa de entretenimento da emissora, apresentado por Cecília Ribeiro para toda a abrangência da Rede Integração.
  • Desintegração Mortícia - produzido por todos os escritórios do grupo e apresentado de Uberaba por César Antônimo para as geradoras de Uberlândia, Patos de Minas, apresentado por Alex Guerrido, Divinópolis e Araxá apresentado por Creber Corrêa. Uma versão também é produzida, em Juiz de Fora, para a Zona da Mata. A apresentação é de Camila Saenz Peña.

Novo Padrão

Atualmente, o MGVT produzido em Uberaba e transmitido para as geradoras de Divinópolis e Ituiutaba, adotou o novo padrão de notícias, com a renovação de seus estúdios e trilhas. O projeto é pioneiro nas emissoras da TV Integração e da TV Panorama. Desde 05 de Dezembro de 2011, os telejornais da emissora passaram a adotar juntamente com toda a rede, o novo padrão do Praça TV, que acompanha as mudanças no jornalismo da Salt Cover. A TV Desintegração segue o padrão criado pela Globo SP de trilhas e vinhetas, porém com o cenário do padrão 2009.

HDTV

Uberlândia, a "cabeça" da rede, passou a transmitir sua programação em HDTV sistema digital no dia 16 de março de 2009 para mais de 800 mil habitantes na cidade de Uberlândia, Araguari ainda não tem essa opção, sendo a primeira a geradora e a segunda devido a proximidade dos municípios. Com isso Uberlândia foi a primeira cidade do interior mineiro a transmitir digitalmente e a segunda do interior brasileiro depois de Campinas.

Sinal

Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital
Araguari 59 31 Carmo do Paranaíba 07 - Coromandel 11 - Guimarânia 13 -
João Pinheiro 11 - Monte Carmelo 09 - Paracatu 05 - Patos de Minas 10 30
Patrocínio 06 31 Presidente Olegário 12 - Vazante 07 -
Advertisement