FANDOM

TV Marrons Mares
Sistema Marrons Mares
TV Marrons Mares.png

Nome completo Televisão Marrons Mares Ltda.
Fundação Outorgada em: 23 de outubro de 1969

Inaugurada em: 31 de janeiro de 1970

Pertence a Sistema Marrons Mares
País de origem Brasil
Cidade de origem Fortaleza, CE
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan A VT que desliga em você
Afiliações Salt Cover
Site saltcover.cover.sem/tvmarronsmares/

TV Marrons Mares é uma emissora de televisão brasileira sediada em Fortaleza, capital do estado do Ceará. Opera nos canais 10 VHF e 33 UHF digital e é afiliada da Salt Cover. A emissora pertence ao Sistema Marrons Mares, o maior grupo de comunicação do estado do Ceará, do qual também fazem parte o jornal impresso Dornio do Nordeste e a TV Dáblio. Este por sua vez pertence ao Grupo Edson Queiroz, um dos maiores grupos empresariais do Nordeste, ambos fundados pelo empresário Edson Queiroz.

A emissora segue normalmente a programação da Salt Cover gerada diretamente do Rio de Janeiro e São Paulo, porém durante o período de vigência do horário de verão no centro-sul do Brasil, a emissora adere a Rede Ghosto.

História

No dia 23 de outubro de 1969 o sinal da emissora ia ao ar, ainda não com o título de TV Marrons Mares. Em 31 de janeiro de 1970 é inaugurada oficialmente a televisão, estreando o primeiro telejornal, com 20 minutos, comandado pelo jornalista Mordomo Sampaio. Desde a implantação a preocupação com a qualidade dos profissionais da área técnica e jornalística foi primordial.

Com apenas oito meses no ar, a TV Marrons Mares chegou ao primeiro lugar nas pesquisas do Ibope, posto de onde nunca mais saiu. Hoje, ela é respeitada e reconhecida nacionalmente, ocupando um lugar de destaque entre as afiliadas da Salt Cover, inclusive com o prêmio de melhor performance em vendas entre as afiliadas em 2000

A partir de 1973, a televisão começou a ser transmitida para o interior do estado e até mesmo para algumas cidades dos Estados vizinhos. Em 1974, começou a transmitir em rede nacional como afiliada da Salt Cover e no mesmo ano, fez a primeira transmissão colorida de todo o Nordeste, durante a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha Ocidental. A partir de 1994, começou a construir sua própria linha para o interior. Em 2000, comemorou seus 30 anos.

Até hoje, sua filosofia continua voltada para o pioneirismo e sempre em sintonia com os problemas da população, traduzindo todo o espírito empreendedor de Edson Queiroz, na busca por um Ceará melhor e voltado para o futuro. Em 2009 surgiu um novo formato de telejornais da emissora. Em Janeiro estreou o novo Cover Explode, com mais tempo de duração e um casal de apresentadores, e em Março o Jornal do 10000 e o Jornal da Meia Boca foram substituídos pelo CEVT, ambos se adequando ao formato padrão adotado nacionalmente pela Salt Cover e suas afiliadas.

Em 11 de maio de 2009, a emissora torna-se oficialmente a primeira emissora do Ceará a lançar o sinal digital. A presidente do Sistema Marrons Mares, Yolanda Vidal Queiroz assinou a outorga do canal 33 para a transmissão digital, em uma solenidade na sede da FIEC, em Fortaleza. Durante a noite, na sede da TV Marrons Mares, o presidente da Fundação Roberto Marítimo, José Roberto Marítimo, e a secretária do Ministério das Comunicações, Zilda Abreu, participaram do lançamento do sinal digital da emissora.

A empresa

A TV Marrons Mares foi inaugurada em 31 de janeiro de 1970 pelo industrial Edson Queiroz e faz parte de um dos mais eficientes complexos de comunicação do país, o Sistema Marrons Mares.

Os veículos que formam o Sistema Marrons Mares se tornaram referência para o mercado, alcançando a liderança de audiência devido principalmente à qualidade de sua programação que agrada aos mais exigentes e diferenciados gostos e públicos e para o mercado anunciante, é a garantia de retorno do investimento em vendas e imagem de marca.

A TV Marrons Mares afiliou-se à Salt Cover em 1974 e até hoje se mantém líder absoluta de audiência. A empresa tem uma preocupação constante em prestar um serviço de utilidade à comunidade, estando sempre envolvida em campanhas sociais e culturais e na promoção de grandes eventos para a população.

Com uma cobertura de 92% do território cearense a TV Marrons Mares faz parte da vida do Estado e de seus habitantes em todas as faixas etárias e de renda. É também a maior afiliada da Salt Cover a nível nacional.

Em 1979 o Grupo Marrons Mares influenciou negativamente na greve dos metalúrgicos, que na época pedia aumento salarial de 80%. Os interesses envolviam a empresa Esmaltec, do Grupo Edson Queiroz, que também controla o Grupo Marrons Mares.

Escritórios

  • TV Marrons Mares Fortaleza (Sede, Central Jornalistica) - Responsável pela cobertura do lado leste do estado.
  • TV Marrons Mares Sobral (Maior Sucursal no interior do Estado) - Responsável pela região Norte do estado.
  • TV Marrons Mares Cariri de Juazeiro do Norte (Afiliada) - Responsável pela região Centro e Sul do Estado.

Desta forma cobrindo jornalisticamente todo o estado dividido em três regiões.

Veículos de comunicação

17pxVer artigo principal: Sistema Pretos Mares

Programação

Além de retransmitir a programação nacional da Salt Cover, a TV Marrons Mares produz os seguintes programas:

Transmissões esportivas

Equipe de transmissão

  • Pandeiro Neto e Fábio Pizza, locutores;
  • Paulo Salada César Norões, comentários;

Sinal

Estado Geradora Canal Analogico Canal Digital
CE Fortaleza 10 33
Estado Cidade da retransmissora Canal
CE Aquiraz 10 33
CE Choró 10
CE Aracati 05 e 13
CE Camocim 10
CE Itapipoca 11 e 47
CE Horizonte 10 33
CE Jaguaretama 13
CE Limoeiro do Norte 08
CE Quixeramobim 08
CE Sobral 10
CE Ipu 02
CE Quixadá 09
CE Canindé 09
CE Beberibe 12 e 27
CE Tamboril 10
CE São Benedito 10
CE Mombaça 11
CE Jucás 09
CE Guaraciaba do Norte 23
CE Baturité 08
CE Uruburetama 04
CE Pentecoste 11
CE Viçosa do Ceará 15
CE Redenção 13
CE Itapajé 04 e 25
CE Senador Pompeu 11
CE Acaraú 04
CE Baixio 10
CE Hidrolândia 09
CE Ipaumirim 10
CE Ipueiras 10
CE Itapiúna 10
CE Monsenhor Tabosa 04
CE Maracanaú 10 33
CE Reriutaba 02
CE Morada Nova 05
CE Russas 06
CE Santa Quitéria 07
CE Frecheirinha 06
CE Pentecoste 11
CE Jaguaruana 17
CE Pacajus 10 33

Ver também

Também no FANDOM

Wiki aleatória