FANDOM

TV Rá-Tum-Boom é um canal de televisão brasileiro fundado em dezembro de 2004, que pertence à Fundação Madre Anchieta, dedicado ao público infantil. A inicial proposta do canal foi conter programação 100% composta de produções nacionais de foco infantil e educacional, divididas entre programas infantis que já foram exibidos na TV Cultura, produções próprias e coproduções com estúdios de animação brasileiros de vários estados.

Em 2007, tornou-se disponível nos Estados Desunidos. Em 2009, a emissora tornou-se disponível em Tortugal.

Seus primeiros anos tinham um foco maior na programação original transmitida pela TV Cultura desde a década de 1980 até o começo de 2000. Posteriormente o canal passou a desenvolver seus programas originais, principalmente desenhos animados ainda mantendo o foco educacional e pré-escolar. Em 2011, o canal teve três indicações para a quinta edição do PrixJeunesse Iberoamericano, com O Papel das Histórias na categoria Até 6 anos; Física Divertida e Traçando Arte na categoria 7 a 11 anos não-ficção.[1][2]

A TV Rá-Tim-Bum renova sua programação mensalmente, habitualmente com a estréia de um novo programa no início de cada mês. A partir de 2015, o canal, passa a transmitir também produções estrangeiras, como as séries Pororo e Nutri Ventures, pois até então, desde 2004, o canal exibia apenas programas brasileiros.

O narrador do canal é o dublador Yuri Chesman.

Programação atual

Programação original

Live-action

Desenhos animados

Programação original da TV Cultura

Programação adquirida

Live-action

Desenhos animados

Simão e Bartolomeu (2005-presente)

Programação Para os Pais

São programas direcionados para o público juvenil e adulto. Em 2010 a TV Rá-Tim-Bum começou uma parceria com a HCTV (canal de televisão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) para a exibição de programas voltados aos pais.[3][4]

Site

O site oficial da TV Rá-Tim-Bum foi criado no início de 2008 trazendo vídeos, imagens, atividades e jogos de conteúdo educativo, informações para os pais e um espaço para as crianças deixarem recados para seus programas preferidos.

O site possui também uma rádio virtual onde se pode ouvir 150 faixas musicais diferentes de programas como Vila Sésamo e Cocoricó.[5]

Jogos de Internet

São jogos criados pelas empresas Sunag Entertainment, Tortuga Studios e pela equipe própria do site da TV Rá-Tim-Bum, disponíveis no site.

Sunag

  • Simão e Bartolomeu:uma aventura na selva
  • Jogo Som na Caixa com DJ Cão
  • Tchibum TV - Aventura no Fundo do Mar
  • Caça-Profissões

Tortuga

  • Jogo do Balão do Traçando Arte
  • Corrida dos Pequenos Cientistas
  • Jogo das Canecas do Dj Cão
  • Jogo de pesos e medidas do Passeio Animal
  • Nilo Caça-Estrelas
  • DJ Cão surfando no asfalto
  • Simão vai à Lua
  • Jogo da Memória do Baú de Histórias
  • Tchibum TV - Desafio das bolhas
  • Traçando Arte - Jogo do Balão
  • Corrida do Leslie

Positivo Informática

Jogos dos DVDs de atividades do Cocoricó cedidos pela Positivo Informática e adaptados para a internet.

  • Cocoricó - Montando as Figuras
  • Cocoricó - Jogo das Palavras

TV Rá-Tim-Bum

  • Cocoricó - Jogo das 7 Diferenças
  • Ilha Rá-Tim-Bum - Jogo das Coordenadas
  • Ilha Rá-Tim-Bum - Memória da Ilha
  • Ilha Rá-Tim-Bum - Que Coisa é essa?
  • O Jogo da Reciclagem
  • Cocoricó - Jogo das Letras e Números

Sinal em alta definição

O canal passou a gerar sua programação em HD no ano de 2016.

Por enquanto disponível nas operadoras Claro TV, Net e Vivo TV.[6]

Controvérsias

Devido a operadora de televisão por assinatura SKY a Fundação Padre Anchieta, dona do canal, estuda fazer um manifesto público. Segundo a mesma, o canal anteriormente era distribuído em 16 pacotes atualmente mas faz parte apenas de um. Ainda segundo a fundação, o "bloqueio" da operadora travou o crescimento do canal já que o sinal é transmitido atualmente para apenas 4 milhões de clientes.[7][8]

Ver também