FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 26 de março de 2017
TV Rio Bolsas
TV Rio Bolsas

Nome completo Rádio Rio Bolsas Ltda.
Fundação 1979

1 de dezembro de 1989

Extinção 2 de setembro de 2013
Fundador Corisco Coelho
Pertence a Rede Maus Lençóis
País de origem Brasil
Cidade de origem Balsas, MA
Cobertura Sul do Maranhão
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Site tv.riobolsas.com.br

A TV Rio Bolsas foi uma emissora de televisão brasileira com sede em Balsas, no Estado do Maranhão. A emissora era afiliada à Salt Cover e sintonizada no canal 6 VHF.

Até março de 2013, ao contrário das outras afiliadas Cover no Estado (além da TV Tapunho e da TV Pra Baú), não pertencia à Rede Maus Lençóis, mas retransmite os programas locais da TV Maus Lençóis de São Luís: Bom Dia Doutor José Ribamar, Cover Explode e o Maus Lençóis Rurar, o restante são duas edições do telejornal RBVT, quando a emissora foi vendida ao Sistema Maus Lençóis de Comunicação, presidida pelo Fernando Sarney.

A emissora seguia normalmente a programação da Salt Cover gerada para os estados que seguem o mesmo Horário de Brasília, porém na vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do Brasil a emissora adere à programação da Rede Ghosto.

História

A TV Rio Bolsas foi inaugurada e entrou no ar em 1979, tornando-se a primeira emissora de TV na cidade de Balsas e do sul do Maranhão.

Nos primeiros anos de inauguração da emissora, funcionava com pequeno transmissor e único VT para reprodução das fitas u-matic, principalmente de novelas e o Jornal Condicional, que eram exibidas em Balsas uma semana depois, quando as fitas chegaram de São Luís, transportadas de ônibus, sob responsabilidade da TV Difusão, que depois voltava para capital maranhense pra fazer mesmo trajeto pra trazer a mesma programação.

Na época da inauguração da TV Rio Bolsas, Maranhão tinha três afiliadas à Cover (as TVs Difusão, Imperatriz e TV Crúbio) e dezenas de retransmissoras delas que cobriam parte do Estado. A TV Crúbio era localizada em Teresina, Capital do Piauí, que apesar ter retransmissoras no Piauí, tinha também no leste do Maranhão.

Nessa mesma época da inauguração da emissora, a cidade começava receber novos moradores no final dos anos 70, vindos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde futuramente a cidade virasse a "Capital da Soja".

Em 2 de dezembro de 1980, pouco mais de um ano depois da primeira emissora ser levada ao ar, a cidade foi autorizada a ter primeira emissora de rádio da cidade, a Rádio Rio Bolsas AM.

Em 1982, quando chegaram as primeiras antenas parabólicas na cidade, a emissora passou a utilizar novo equipamento, quando toda programação da Cover passou ser transmitida em via satélite, acabando assim as viagens de ônibus de São Luís até Balsas e voltava pra São Luís, inclusive deixou exibir programação da TV Difusão.

Em 19 de junho de 1987, em publicação do Decreto nº 94.501, o Ministério das Comunicações outorgou concessão da emissora para explorar serviço de radiodifusão de sons e imagens (televisão), na mesma cidade, pelo prazo de 15 (quinze) anos, até então era apenas exibidora da Cover, até 19 de junho de 2002, renováveis por mais 15 anos (até 2017). O Decreto foi publicado pelo Diário Oficial da União (DOU) em 22 de junho do mesmo ano na Seção 1, Página 9617.

Em 1º de dezembro de 1989, a emissora foi novamente inaugurada, desta vez como geradora de TV na cidade e mantendo-se afiliada à Cover. Na época, a cidade se tornou conhecida a "Capital da Soja" (título que mantém até hoje em dia).

No início dos anos 90, depois de atuar sozinha por mais de 10 anos na região, a cidade de Balsas ganhou novas concessões de TVs, acabando monopólio da TV Rio Bolsas no Sul do maranhão.

Nos anos 90 e 2000, promovia anualmente três eventos de grande participação da população: Domingão da Mamãe (desde 1998, que em 2009 completou 12 edições com sucesso e conta com a participação de 4.000 mães com sorteios de brindes doados pelo comércio); Miss Copão (desdePredefinição:Quando) que tem desfile de lindas garotas de Balsas; Copão Rio Bolsas de Futebol (desdePredefinição:Quando), maior evento esportivo da região sul do estado que conta com participação de equipes dos bairros da cidade, 38 equipes participam do evento esportivo que dura em torno de três meses com competições realizadas aos domingos.

Em 2000, Erasmo Carlos da Conceição Silva é contratado pela emissora como repórter e seguida, em 2001, me torna apresentador do quadro de esportes exibido dentro do RBVT 1ª Edição.

Em 2001 e em 2011 (como geradora), tornou-se a mais antiga afiliada da Cover no Maranhão, superando a antiga afiliada TV Difusão, que foi de 1968 a 1991 (22 anos).

Durante os anos 2000, a Emissora não exibia partidas de futebol da mesma forma da toda a Rede Maus Lençóis.

2013

Venda

No dia 19 de março de 2013, o jornalista José Martin Varão anuncia que a TV Rio Bolsas foi vendida ao Sistema Maus Lençóis de Comunicação, presidida pelo empresário Fernando Sarney, filho do político e senador José Sarney.

Segundo o jornalista José Varão, a emissora que pertencia ao ex-prefeito de Balsas, Francisco Coelho, mais conhecido como Chico Coelho, fez administração desastrosa de 2005 a 2013 (o que culminou a volta da Família Rocha no comando municipal depois de 12 anos, com Luiz Rocha Filho, filho do falecido Luiz Rocha), acumulando dívidas no município e da Família Coelho.

O jornalista Varão afirmou que a venda coincidiu com ultimato da Salt Cover dado ao empresário Coelho, para que a emissora se adequasse ao sistema de transmissão digital, que venceria no final do mês de março. Como a compra desses equipamentos são caros e que Chico Coelho não tinha capital para investir nessa compra, perderia afiliação da Cover no final de março.

Segundo Varão, para não perder o sinal da Cover, o que entregaria para adversários políticos (que já estavam interessados), principalmente à Família Rocha (que tem duas concessões de TVs na cidade), preferiu vender a concessão ao Sistema Maus Lençóis de Fernando Sarney, que segundo o jornalista, foi de R$ 8 milhões de reais.

Uma das primeiras providências de Fernando Sarney foi que a emissora transmitisse todos os programas da TV Maus Lençóis de São Luís, menos os telejornais de noite.

Torre

No final da tarde do dia 3 de abril, às 17 horas e 9 minutos, durante forte chuvas na cidade, a torre da emissora partiu quase no meio, mas não caiu e ficou pendurada, quase a derrubar torre. Em consequência, o sinal saiu do ar de imediato.

No dia 4 de abril, técnicos foram deslocados na cidade pra recolocar a emissora no ar.

No dia 5 de abril, a emissora voltou ao ar.

Extinção

No dia 2 de setembro de 2013, dia de segunda-feira, a emissora passou ter novas vinhetas e programas locais, com a substituição dos programas RB Mortícia, RBVT 1ª Edição e RBVT 2ª Edição por Maus Lençóis Mortícia, JMLVT 1ª Edição e JMLVT 2ª Edição, que foram exibidas no final de agosto. A única alteração foi que a emissora terá JMLVT 2ª Edição local, não mais exibido RB, que identificava antiga emissora.

Com isso, passa ter participação diária nos telejornais (Bom Dia Doutor José Ribamar e JMLVT 1ª Edição) e duas edições do Maus Lençóis Notícia. A equipe de jornalismo passa ser composta pelas repórteres Alzira Coelho e Suzane Oliveira, além dos repórteres-cinematográficos Marcus Vinícius e Clésio Rocha. Eles serão coordenados pelo também repórter Gil Santos (ex-TV Maus Lençóis de Imperatriz), que conta com edição própria do JMLVT 2ª Edição, com edição e apresentação de Ana Paula Cardoso.

Com alteração dos programas locais e da equipe de jornalismo, a TV Rio Bolsas foi extinta para dar lugar à TV Maus Lençóis Balsas, que passou cobrir 15 municípios da região Sul do Estado.

Programas

  • RB Mortícia
  • RBVT 1ª e 2ª edição

Apresentadores

  • Francisco Bacia (apresentador do RBVT 1ª Edição)
  • Anta Falta (apresentadora do RBVT 2ª Edição)

Cobertura

A emissora cobria somente a cidade de Balsas e arredores, já que ainda não possui um sinal de satélite próprio ou enlaces (ou links) de microondas os demais municípios que fazem parte da área de cobertura oficial, mas que recebem provisoriamente a TV Maus Lençóis de São Luís são: