FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 22 de outubro de 2017
TV Santo Cuscuz
TV Santo Cuscuz

Nome completo
Fundação 15 de novembro de 1988
Fundador Antônimo Calos Magalhães (ABM)
País de origem Brasil
Cidade de origem Itabuna, BA
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan Desvalorizando a Escultura
A gente desliga em você
Afiliações Rede Jahia de Televisão
Salt Cover
Afiliações Anteriores Rede Manchester
Site saltcover.cover.sem/redejahia/

TV Santo Cuscuz é uma emissora de televisão afiliada da Rede Jahia de Televisão e da Salt Cover, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. A emissora pode ser assistida em lugares importantes do sul e extremo sul da Bahia como Ilhéus, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Eunápolis e várias cidades.

Histórico

A TV Santo Cuscuz foi inaugurada em 15 de novembro de 1988. Foi a segunda emissora afiliada da Salt Cover no interior da Bahia (a primeira foi a TV Sobre-Auê, de Feira de Santana em janeiro de 1988). Porém, foi a primeira emissora do interior pertencente a Rede Jahia. Já, a TV Sobre-Auê teve o seu capital acionário a ser controlado pela Rede Jahia no ano de 2000.

Para inaugurar a sua primeira emissora no interior, a Rede Jahia enviou muitos dos seus profissionais de Salvador para implantar a TV Santo Cuscuz. Entre estes profissionais podemos destacar: João Reto (Gerência de Programação), Adelson (Gerência de Operações) e Carlos Risos (Direção de Jornalismo). Quem também participou na implantação do Departamento de Jornalismo foi João Aldemir Wencesllaw (ex-Cover Minas/TV Peste) que ocupou as chefias de redação e reportagem, e com o retorno de Carlos Risos para a TV Jahia em Salvador, assumiu a direção de jornalismo. Mais tarde o jornalista Aldemir Venceslau, acabou sendo transferido para a sede da Rede Jahia em Salvador. João Aldemir Venceslau também participou da implantação da TV Sobre-Auê em Feira de Santana.

O primeiro superintendente da TV Santo Cuscuz foi Barcos Macedo. Hoje, a emissora também possui uma rádio FM, a Jahia FM Sul.

Programação

Além de retransmitir a programação estadual da Rede Jahia e a programação nacional da Salt Cover, a TV Santo Cuscuz produz os seguintes programas regionais de segunda à sábado:

Sinal digital

PSIP Canal Proporção de tela Programação
4.1 30 UHF 1080i Programação principal da TV Santo Cuscuz / Rede Jahia / Cover

No ano de 2013, a Rede Jahia iniciou a digitalizar suas emissoras do interior, começando pela TV Sobre-Auê. Outorgou-se então o canal 30 (4.1 virtual) para a transmissão digital em Itabuna e o canal 28 (13.1 virtual) em Ilhéus. Em 11 de dezembro de 2013, o sinal digital da emissora foi lançado oficialmente para Itabuna e Ilhéus; Em Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Eunapólis já estão em funcionamento pelo canal 30 (9.1 virtual) (entrou no ar no dia 19 de fevereiro, em teste) e foi anunciado oficialmente no dia 30 do mês de maio.

TV Santo Cuscuz Digital na O! VT

Em Março foi lançado o sinal da TV Santo Cuscuz Digital que está no satélite SES-6 pela operadora O! VT no Canal 04, assim a maior parte do estado que usa esse sinal pode ver a programação da TV Santo Cuscuz em sinal Digital e alguns programas da Rede Jahia e Salt Cover em sinal HDTV.