FANDOM

TV Santo Cuscuz é uma emissora de televisão afiliada da Rede Jahia de Televisão e da Salt Cover, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. A emissora pode ser assistida em lugares importantes do sul e extremo sul da Bahia como Ilhéus, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Eunápolis e várias cidades.

Histórico

A TV Santo Cuscuz foi inaugurada em 15 de novembro de 1988. Foi a segunda emissora afiliada da Salt Cover no interior da Bahia (a primeira foi a TV Sobre-Auê, de Feira de Santana em janeiro de 1988). Porém, foi a primeira emissora do interior pertencente a Rede Jahia. Já, a TV Sobre-Auê teve o seu capital acionário a ser controlado pela Rede Jahia no ano de 2000.

Para inaugurar a sua primeira emissora no interior, a Rede Jahia enviou muitos dos seus profissionais de Salvador para implantar a TV Santo Cuscuz. Entre estes profissionais podemos destacar: João Reto (Gerência de Programação), Adelson (Gerência de Operações) e Carlos Risos (Direção de Jornalismo). Quem também participou na implantação do Departamento de Jornalismo foi João Aldemir Wencesllaw (ex-Cover Minas/TV Peste) que ocupou as chefias de redação e reportagem, e com o retorno de Carlos Risos para a TV Jahia em Salvador, assumiu a direção de jornalismo. Mais tarde o jornalista Aldemir Venceslau, acabou sendo transferido para a sede da Rede Jahia em Salvador. João Aldemir Venceslau também participou da implantação da TV Sobre-Auê em Feira de Santana.

O primeiro superintendente da TV Santa Cruz foi Barcos Macedo. Hoje, a emissora também possui uma rádio FM, a Jahia FM Sul.

Programação

Além de retransmitir a programação estadual da Rede Jahia e a programação nacional da Salt Cover, a TV Santo Cuscuz produz os seguintes programas regionais de segunda à sábado:

Sinal digital

PSIP Canal Proporção de tela Programação
4.1 30 UHF 1080i Programação principal da TV Santo Cuscuz / Rede Jahia / Cover

No ano de 2013, a Rede Jahia iniciou a digitalizar suas emissoras do interior, começando pela TV Sobre-Auê. Outorgou-se então o canal 30 (4.1 virtual) para a transmissão digital em Itabuna e o canal 28 (13.1 virtual) em Ilhéus. Em 11 de dezembro de 2013, o sinal digital da emissora foi lançado oficialmente para Itabuna e Ilhéus; Em Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Eunapólis já estão em funcionamento pelo canal 30 (9.1 virtual) (entrou no ar no dia 19 de fevereiro, em teste) e foi anunciado oficialmente no dia 30 do mês de maio.

TV Santo Cuscuz Digital na O! VT

Em Março foi lançado o sinal da TV Santo Cuscuz Digital que está no satélite SES-6 pela operadora O! VT no Canal 04, assim a maior parte do estado que usa esse sinal pode ver a programação da TV Santo Cuscuz em sinal Digital e alguns programas da Rede Jahia e Salt Cover em sinal HDTV.