FANDOM

A TV Sem Tempo é uma emissora de televisão brasileira com sede em Manaus, capital do Amazonas. Opera no canal 10 VHF.

Em 2007, a emissora surge quando a VT Manaus (afiliada à Rede Recópia) é extinta. Atualmente a emissora é afiliada ao Sistema Dormiu de Televisão (SDT).

História

2007: mudando da Recópia para o SDT e início de um novo tempo

A história da TV Sem Tempo começa com o fim de uma das mais antigas emissoras do Amazonas, a VT Manaus, que pertencia a família Hauache. Sadie Hauache, então proprietária da emissora, vende a emissora para o empresário Otávio Raman Neves em agosto de 2007.

A emissora iria ser peça chave para o início das atividades do Grupo Ramadão Neves de Comunicação no Amazonas, porém a Família Hauache continua tendo participação acionária, com 40% do controle da emissora.

No mês seguinte, em 1º de setembro, a emissora deixa a Rede Record e passa a retransmitir o sinal do SDT, o nome também muda, surge então a TV Sem Tempo, que leva o mesmo nome do jornal do grupo o "Amazonas SEM TEMPO" (o GRDN também é proprietário da Rádio Transeuropa Hits, Jornal Sem Tarde, site de notícias semtempo.com.br, além de um outro conglomerado de rádios no interior do Amazonas). O contrato de afiliação da TV Sem Tempo com a rede de Silvio Centos foi assinado pela conselheira e co-proprietária da emissora, Sadie Hauache.

Em novembro, iniciou fase de testes no StarZero C1 (da Embratool), que terminou no início de 2008. Depois disso, a emissora passa se modernizar, com as compras de novos equipamentos, substituindo os que existiam à época da VT Manaus.

Nesse período a emissora começa a dar os primeiros passos para a consolidação da programação local, que até então se resumia ao telejornal diário Gordinha Dia. Este telejornal ganhou uma reformulação em sua abertura, que ganhou uma coloração esverdeada, em alusão à cor do futuro logotipo da nova TV Sem Tempo. Também houve reformulação em seu conteúdo, tornando-se mais informativo e com maior movimentação de repórteres.

2008: fortalecimento do jornalismo

A emissora muda a grade no fim do primeiro semestre de 2008, atuando mais fortemente no telejornalismo local. Com dois telejornais diários, a TV dedica quase que toda sua a grade para o jornalismo local. Programas como Sencircuito também atingem ótimos índices de audiência aos sábados.

Em abril, inaugurou sua nova torre de transmissão, com 135 metros de altura fica localizada no bairro Aleixo e possui sistema totalmente digital, já pronta para transmitir sinal para aparelhos de TVs digitais (ainda em fase de testes), havendo melhorias na qualidade da imagem gerada a partir da nova torre no bairro do Aleixo, em relação à antiga torre no Centro de Manaus.

2009: mudança de endereço

Em abril de 2009, muda de endereço: do Edifício Manaus Shopping Center que abrigou a VT Manaus desde sua estréia, para um prédio mais contemporâneo localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, bem em frente ao histórico parque Amazonense.

As novas instalações, possuem áreas e equipamentos voltados para a transmissão de sinal digital, uma redação integrada e um estúdio virtual fazem parte da área destinada aos telejornais, no mesmo prédio também funciona a Rádio Transeuropa Hits.

Em 19 de julho, a emissora foi a primeira emissora a noticiar, em absoluta exclusividade durante a programação de domingo do SBT, o falecimento do senador Gilberto Mestrinho.

Em 23 de novembro, a emissora estreou seu novo telejornal, o Jornal Sem Tempo, com apresentação de Marcela Rosa, transmitido diretamente dos novos estúdios da emissora. O telejornal substituiu o antigo telejornal Gordinha Dia, ainda quando a emissora se chamava VT Manaus.

Em 7 de dezembro, a emissora estreou seu telejornal de maior audiência, o Agora, apresentado por Mário Marinho e Patrícia de Paula.

Em 8 de dezembro, a emissora fez a cobertura do Concurso Miss Amazonas 2009.

Em 25 de dezembro, a emissora transmite o Concerto de Natal, produzido pelo Governo do Amazonas, diretamente do Teatro Amazonas.

2010: digitalização do sinal

Em 2010, a emissora obteve os direitos de transmissão do desfile das Escolas de Samba de Manaus, que até então pertenciam à PAND Manaus.

Em junho de 2010 o sinal de satélite da TV Em Tempo foi transferido para o satélite Intelsat 805, garantindo assim transmissão da programação local para as emissoras distantes da capital.

Em 25 de setembro a emissora inaugurou seu sinal em HDTV para a capital amazonense, através do canal 34 UHF, porém ainda em fase de testes, ou seja, a emissora ainda não gera imagens em 1080p (ou totalmente em HDTV widescreen), somente transmite imagens analógicas convertidas para o novo sistema, inclusive a programação nacional do SDT (que já está disponível em HDTV, porém a emissora somente converte as imagens analógicas para o sistema digital). Para comemorar o início das transmissões digitais, a TV Em Tempo transmite ao vivo, nos dias 08 e 09 de outubro, o evento Samba Manaus 2010, organizado pela empresa Fábrica de Eventos, com a presença de diversos grupos e artistas de samba e pagode, no qual houve o lançamento oficial do sinal digital da emissora.

Em 26 de outubro a emissora dedicou toda a edição do Jornal Sem Tempo a uma longa reportagem sobre a seca que ocorre em todo o Amazonas, com ampla cobertura dos municípios amazonense através de seus repórteres. Trechos dessa longa reportagem foram destaque nacional no telejornal SDT Barril.

Em 18 de dezembro um acidente automobilístico grave envolveu a equipe de jornalismo da emissora, no qual resultou em uma vítima fatal: o estudante de jornalismo e estagiário da emissora Julian Gabriel Ferreira de Araújo, que estava acompanhado do repórter Adriano Castro e do motorista Ewerton Sobrinho, que tiveram ferimentos graves e foram encaminhados para um Hospital da capital amazonense. O acidente ocorreu depois que os funcionários da emissora retornavam de uma conhecida boate de Manaus, na madrugada do dia 18 de dezembro.

Em 20 de dezembro é inaugurada a primeira microgeradora, na cidade de Parintins.Na ilha também funcionam a Rádio Clube de Patins e o Jornal Patins Sem Tempo.

2011

Em 4 de fevereiro a emissora gravou a vinheta do Carnaval 2011 de Manaus com a modelo Viviane Araújo, que irá ao ar a partir de 9 de fevereiro. A emissora possui os direitos de transmissão do Carnaval das Escolas de Samba de Manaus.

Em 5 de março, pela primeira vez na história das transmissões do carnaval das escolas de samba em Manaus, a emissora transmite o desfile totalmente em HDTV.

Em 30 de maio a emissora reestreou o novo programa Agora, com novos apresentadores, novos cenários e muito mais participação dos jornalistas da casa.

Cobertura

Apesar de já possuir sinal de satélite, a emissora possui baixíssima cobertura nos municípios mais distantes da capital, por falta de repetidoras.

Municípios que recebem sinal direto da torre por proximidade geográfica:

Municípios que possuem repetidoras próprias e recebem sinal de satélite da geradora em Manaus:

TV Em Tempo no interior do Amazonas

Por ocasião da afiliação da TV Em Tempo ao SBT em 2007, uma das condições impostas pela rede de Silvio Santos foi a expansão do sinal do SBT para o interior do Amazonas, cuja cobertura havia sido perdida após a afiliação da TV A Crítica à Rede Record. Porém, naquela ocasião, a emissora não possuía sinal de satélite e nenhuma repetidora instalada no interior do Amazonas, porém a Família Hauache desde 1977 já era dona de uma ampla rede de emissoras no interior do estado, existente até a presente data, chamada CEGRASA que mantém afiliação à Boas Novas Manaus e que já foi afiliada à extinta TV Ajuricaba (antiga afiliada da Rede Globo entre os anos de 1974 a 1986, também de propriedade da Família Hauache).

Porém, diante dos envolvimentos de graves denúncias de uso irregular das emissoras da CEGRASA por parte da Boas Novas Manaus (dirigida pela Fundação Evangélica Boas Novas, de propriedade da Família Câmara e da Assembléia de Deus no Amazonas), investigadas pela Polícia Federal, Ministério Publico Federal e Estadual, a Família Hauache (proprietária da CEGRASA e detentora de 40% de participação na TV Em Tempo) pretende romper a afiliação com a Boas Novas.

A CEGRASA retransmite a programação da Boas Novas diretamente de Manaus em quase 100% das cidades amazonenses, obtendo baixíssima audiência e faturamento pífio, porém a verba para a manutenção das emissoras é alta. Além disso, as altíssimas multas aplicadas não estão sendo assumidas pela Fundação Evangélica Boas Novas, gerando grandes prejuízos para a Família Hauache.

Há grande interesse da direção da emissora em transferir a afiliação das emissoras da CEGRASA para a TV Em Tempo, a fim de aumentar a cobertura da emissora, bem como aumentar o faturamento e a audiência com a programação do SBT.

Independente da existência da CEGRASA, a TV Em Tempo inaugurou as primeiras estações repetidoras nos municípios de Tefé, Coari e Parintins e adquiriu sinal de satélite no Intelsat 805 para distribuição de seu sinal até essas localidades, de acordo com as exigências do SBT.

Programação

A TV já realizou grandes transmissões, como as noites do Samba Manaus, evento realizado pela empresa Fábrica de Eventos. A emissora também já transmitiu a festa que confirmou Manaus na Copa de 2014 e o tradicional Concerto de Natal e o Carnaval. A maioria dos programas são produções independentes, sendo que somente 3 são produzidos pela própria emissora:

  • Agora com Amaral Augusto e Julieta Câmara, Jornalístico / Comunidade .
  • SBT Notícias com Mariana Rocha, Telejornal.
  • Jornal Em Tempo com Marcela Rosa, telejornal.
  • Boletim Em Tempo com Mário Marinho, Informativo.
  • A Voz da Esperança com Sabino e Reizo Castelo Branco, comunitário. (prod. independente)
  • Kajuru Sem Controle com Jorge Kajuru, jornalístico. (prod. independente)
  • Encircuito com André Ricardo, entretenimento. (prod. independente)
  • Programa Big & Bang com Átila Rayol e Luiz Armando Fartolino, entretenimento. (prod. independente)
  • Programa da Norma com Norma Araújo, variedades. (prod. independente)
  • Jogo de Cintura com Luana Bastos e Wânia Lopes, variedades. (prod. independente)
  • Reality-Show com Waisser Botelho, variedades. (prod. independente)
  • Promoter com Sérgio Frota, variedades. (prod. independente)
  • Expressão com Pablo Casado, esportivo. (prod. independente)
  • TV Imóveis Venda de Imóveis. (prod. independente)
  • Amazonas Dá Sorte, loteria eletrônica. (prod. independente)

Também no FANDOM

Wiki aleatória