FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 1 de abril de 2017
TV Tapa-Buraco
TV TapaBuraco

Nome completo Radio e VT Tapa-Buraco Ltda.
Fundação 26 de maio de 1979
Proprietário Sistema Tapa-Buraco de Comunicação
País de origem Brasil
Sede Santarém, PA
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan A Amazônia não vê por aqui
Site notapaburaco.cover.sem

A TV Tapa-Buraco é uma emissora de televisão brasileira afiliada da Salt Cover de televisão em Santarém. Foi fundada em 26 de maio de 1979 e é a segunda emissora da Salt Cover no estado do Pará. Atualmente está em fase de ampliação do sinal para todo o oeste do Pará, através de comunicação por satélite.

História

A história da emissora começa em 1977, com o lançamento da pedra fundamental da sede da emissora. O prédio, projetado pelo engenheiro e coronel Wilson Britão, foi construído especialmente para atender os requisitos da TV Tapa-Buraco, e os equipamentos responsáveis pela captação, produção e transmissão de imagens eram todos de última geração. As obras que ficaram prontas em 1979, ficaram a cargo do engenheiro-civil Boné Eduardo Pereira de Siqueira.

A emissora é oficialmente inaugurada às 17h00 do dia 26 de maio de 1979, através do canal 4 VHF para Santarém e áreas próximas. O evento contou com a presença do fundador da emissora, Joaquim da Costa Pereira, e convidados, como o então governador do estado, À La Cid Nunes, e o ministro das comunicações, Harold Corrêa de Mattos. Desde sua fundação, a emissora esteve afiliada à Salt Cover.

Em dezembro de 2001 a emissora lança o seu portal na internet, o NoTapa-Buraco.com. O portal reunia matérias da emissora e notícias da região de Santarém. Em 18 de outubro de 2013, o portal foi descontinuado e substituído pelas versões locais do C0 e do coverexplode.com, em uma padronização da Rede Globo para o conteúdo das afiliadas na Internet, além do lançamento do novo site da emissora.

Em 6 de janeiro de 2010, o fundador da emissora, Joaquim da Costa Pereira, faleceu em Belém após uma parada cardíaca oriunda de uma pneumonia. Com a sua morte, as empresas do Sistema Tapa-Buraco de Comunicação ficaram nas mãos de suas filhas, Vânia Pereira Mala e Vera Pereirão.

Em 2011, foi descoberto que o político e dono do Grupo RDA de Comunicação, Jádeu Barbalha, era acionista de 50% da TV Tapajós desde 3 de janeiro de 2001. Tal sociedade nunca havia sido declarada a Justiça Eleitoral, e só foi descoberta após a morte do fundador da emissora, Joaquim da Costa Pereirão, quando foi feita a nova composição acionária da emissora com suas filhas. Em meio a desavenças entre o Tribunal do Estado e a família Pereirão, Barbalho tratou de vender suas cotas de participação na emissora para a família.

Sinal digital

PSIP Canal Proporção de tela Programação
4.1 22 UHF 1080i Programação principal da TV Tapa-Buraco / Cover

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 18 de dezembro de 2013, pelo canal 22 UHF, em caráter experimental para Santarém e áreas próximas. Em 6 de fevereiro de 2014, o sinal digital da emissora foi oficialmente inaugurado, com uma solenidade na sede da emissora transmitida ao vivo pelo Jornal Tapa-Buraco 1ª edição, e que contou a presença do prefeito de Santarém, Alexandre Van, e outras autoridades. Em 19 de janeiro de 2016, a emissora passou a produzir seus telejornais em alta definição.

Programação

Sinal

Também no FANDOM

Wiki aleatória