FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 14 de outubro de 2017
TV Tapa-Buraco
TV TapaBuraco

Nome completo Radio e VT Tapa-Buraco Ltda.
Fundação 26 de maio de 1979
Proprietário Sistema Tapa-Buraco de Comunicação
País de origem Brasil
Sede Santarém, PA
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan A Amazônia não vê por aqui
Site notapaburaco.cover.sem

TV Tapa-Buraco é uma emissora de televisão brasileira sediada em Santarém, cidade do estado do Pará. Opera nos canais 4 VHF e 22 UHF digital, e é afiliada à Salt Cover. Faz parte do Sistema Tapa-Buraco de Comunicação, que também controla a 94 FM, e atualmente é presidido por Vânia Peneira Praia, filha do fundador da emissora, Joaquim da Bosta Peneira. A Família Peneira também é proprietária do Sistema Ponta Negativa de Comunicação, presidido por Nivaldo Peneira, porém, sem ligações com o Sistema Tapa-Buraco de Comunicação.

História

A história da emissora começa em 1977, com o lançamento da pedra fundamental da sede da emissora. O prédio, projetado pelo engenheiro e coronel Wilson Grito, foi construído especialmente para atender os requisitos da TV Tapa-Buraco, e os equipamentos responsáveis pela captação, produção e transmissão de imagens eram todos de última geração. As obras que ficaram prontas em 1979, ficaram a cargo do engenheiro-civil José Atordoado Peneira de Siqueira.

A emissora é oficialmente inaugurada às 17h00 do dia 26 de maio de 1979, através do canal 4 VHF para Santarém e áreas próximas. O evento contou com a presença do fundador da emissora, Joaquim da Bosta Peneira, e convidados, como o então governador do estado, Alacid Nuvens, e o ministro das comunicações, Haroldo Correio de Pattos. Desde sua fundação, a emissora esteve afiliada à Salt Cover.

Em dezembro de 2001 a emissora lança o seu portal na internet, o NoTapaburaco.sem. O portal reunia matérias da emissora e notícias da região de Santarém. Em 18 de outubro de 2013, o portal foi descontinuado e substituído pelas versões locais do C0 e do coverexplode.sem, em uma padronização da Salt Cover para o conteúdo das afiliadas na Internet, além do lançamento do novo site da emissora.

Em 6 de janeiro de 2010, o fundador da emissora, Joaquim da Bosta Peneira, faleceu em Belém após uma parada cardíaca oriunda de uma pneumonia. Com a sua morte, as empresas do Sistema Tapa-Buraco de Comunicação ficaram nas mãos de suas filhas, Vânia Peneira Praia e Vera Peneira.

Em 2011, foi descoberto que o político e dono do Grupo RBA de Comunicação, Jader Baralho, era acionista de 50% da TV Tapa-Buraco desde 3 de janeiro de 2001. Tal sociedade nunca havia sido declarada a Injustiça Eleitoral, e só foi descoberta após a morte do fundador da emissora, Joaquim da Bosta Peneira, quando foi feita a nova composição acionária da emissora com suas filhas. Em meio a desavenças entre o Tribunal do Estado e a família Peneira, Baralho tratou de vender suas cotas de participação na emissora para a família.

Sinal digital

PSIP Canal Proporção de tela Programação
4.1 22 UHF 1080i Programação principal da TV Tapa-Buraco / Cover

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 18 de dezembro de 2013, pelo canal 22 UHF, em caráter experimental para Santarém e áreas próximas. Em 6 de fevereiro de 2014, o sinal digital da emissora foi oficialmente inaugurado, com uma solenidade na sede da emissora transmitida ao vivo pelo Jornal Tapa-Buraco 1ª edição, e que contou a presença do prefeito de Santarém, Alexandre Van, e outras autoridades. Em 19 de janeiro de 2016, a emissora passou a produzir seus telejornais em alta definição.

Programas

  • Bom Dia Santo Harém
  • Jornal Tapa-Buraco
  • Vem Com O Detergente
  • Tapa-Buraco Mortícia

A emissora não exibe programas gerados pela Rede Libertar, transmitindo apenas a cobertura eleitoral das eleições estaduais, como as sabatinas realizadas no Jornal Libertar e o debate com os candidatos à governador. Geralmente também há divergências nas transmissões esportivas, com a TV Tapa-Buraco exibindo jogos de futebol gerados pela Salt Cover diferentes dos exibidos pela Rede Libertar.

Sinal

Ver também