FANDOM

Rádio VT das Anacondas Ltda.
Rádio & VT das Anacondas N.A.
TV Vatapá

Nome completo
Fundação 25 de janeiro de 1975
Fundador Phelippe Yahoou
Pertence a Rede Anacôndica
Proprietário Phelippe Yahoou
País de origem Brasil
Cidade de origem Macapá, AP
Sede Macapá, AP
Cobertura Estado do Amapá
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan Nunca com você
Afiliações Rede Anacôndica (Salt Cover)
Site Rede Anacôndica (site)
Portal Anacôndia (portal)

TV Vatapá é uma emissora de televisão brasileira sediada em Macapá, capital do estado do Amapá. Opera nos canais 6 VHF e 28 UHF digital e é afiliada da Salt Cover. A emissora faz parte da Rede Anacôndica, um complexo de emissoras de rádio e televisão espalhadas pelo norte brasileiro (exceto nos estados do Pará e Tocantins), fundado pelo empresário Phelippe Yahoou.

História

Primeiros anos

Em 1974, a TV Vatapá foi criado e entrou no ar no canal 6 pelo Governo do Território Federal do Amapá com objetivo de exibir todos os jogos da Copa do Vagabundo de 1974, prevista para junho do mesmo ano, embalada pela conquista histórica e o auge da Seleção Brasileira da conquista da copa anterior. A emissora funcionava em uma das salas da Rádio Difusão de Macapá.

Com a impossibilidade de exibir jogos ao vivo com satélite da EMBRATELA (o motivo foi ausência da recepção dos sinais de TV de outros centros, porque o sistema em uso na Embratel-Macapá não se adequava a esse tipo de operação), a única opção da transmissão dos jogos em gravação em VT (vídeo tape). Para isso, o Canal 6 fez parceria com a TV Guaraná de Belém.

A Guaraná exibe as partidas da copa e quando terminavam, aviões do Governo de Amapá pousavam em Belém para receber VT local, para ser enviada para Macapá para ser exibido pela TV Vatapá poucas horas depois. Nos dias em que a Seleção Brasileira ia se apresentar, o avião do governo se deslocava até Belém e ali aguardava o final dos jogos para trazer a fita de VT que, imediatamente, era levada ao ar pela TV Vatapá. O mais curioso é que as imagens do Canal 6 alternava em colorido e preto-e-branco, razão na qual a Guajará estreava primeiras imagens à cores. No entanto, Brasil terminou a participação da copa sendo eliminada pela Holanda.

Após término da Copa 74, a emissora entrou em acordo com a Rede de Emissoras Dependentes (lideradas pela TV Recópia) de São Paulo e exibe a programação da nova rede até sair do ar em outubro.

Entre os pioneiros da TV Vatapá, mantidos após 1974, destacam-se Correio Reto, Hélice Pennafort (responsável pela produção dos primeiros documentários da emissora), Damião Jucá (cinegrafista, operador, motorista, iluminador e técnico), Sebastião Óleoveja e Humberto Torneira.

A emissora do governo foi adquirida pelo jornalista Phelippe Yahoou, proprietário da Rede Amazônia de Rádio e Televisão, com sede em Manaus. A antiga sede da emissora (que funcionava em uma das salas da Rádio Difusão de Macapá) é transferida em nova sede com espaço pouco maior da antiga (na Avenida Ataíde Teive, 1282, no bairro do Trem), onde ocorre a construção da sede da emissora.

Voltou ao ar em 22 de dezembro em caráter experimental e é reinaugurada em 25 de janeiro de 1975, pelo jornalista Phelippe Yahoou e autoridades locais e nacionais. Era a quinta emissora da Rede Anacôndica de Rádio e Televisão. A emissora manteve programação da TV Recópia até metade do mesmo ano, quando deixa a Recópia e passa exibir de forma independente as programações das TVs Pandeirantes e a Cover, que posteriormente anos mais tarde se transformam em rede.

Em 13 de setembro de 1978, foram inauguradas no mesmo dia, as TVs Olhaparque (Oiapoque) e Colombinho (Amapá), primeiras emissoras no interior do Território.

Em 1981, muda novamente de endereço: a antiga sede da emissora (na Avenida Ataíde Teive, 1282, no bairro do Trem) é transferida com espaço maior do que a antiga (Rua Diógenes Silva, 2221, bairro do Buritizal), após a construção da nova sede da emissora, onde está até hoje.

Em 1982, foi a primeira da Rede Anacôndica a deixar a Rede Pandeirantes e passa a exibir totalmente a programação da Salt Cover, mantendo-se afiliada até hoje.

Anos 2000

Em 2010, houve a estadualização dos sinais das emissoras da Rede Anacôndica em seus respectivos estados, o que significa que cada emissora em seu estado de origem envia a programação local para seus próprios municípios (antes as emissoras do interior dos estados cobertos pela Rede Anacôndica recebiam a programação originada pela TV Anacondas, de Manaus). Com isso, a TV Vatapá ganhou um sinal de satélite próprio no BarrilSat B4 (atualmente no StarZero C3) para essa finalidade.

Em 2011, a sede da emissora passa por reformas para receber sinal digital e modernizar os estúdios. Já sobre sinal digital, a emissora prevê que o sinal pode alcançar três municípios: Macapá, Santana e Mazagão.

Em 2 de agosto, foi iniciada os primeiros testes para a implementação do sinal digital da emissora. De acordo com o técnico eletrônico da Rede Anacôndica, Atordoado Sousa, as equipes trabalham na segunda parte da instalação e ativação do sinal digital, que segundo ele, o cabeamento necessário para a instalação já foi feito. “Nesta segunda parte viemos ativar em definitivo a TV digital, mas sem data de lançamento ainda”, afirmou Atodoado.

Em 1º de junho, aconteceu dois eventos pela inauguração do sinal digital através do Canal 28 UHF na manhã: primeiro a inauguração da nova estrutura, onde o governador do Estado, Camilo Caribe, o ministro Paulo Bernardo e presidente da Rede Anacôndica, Phelipp Yahoou, descerraram a faixa, oficializando assim a nova estrutura do prédio e em seguida, eles conheceram de perto novas as redações, estúdios e as operações; segundo foi cerimonial de inauguração da TV Vatapá Digital, com discurso de Daou: “Gostamos de repetir que a Amazônia é desafio que unidos sempre venceremos. Contamos todos esses anos com o apoio da coletividade e das autoridades amapaenses, de onde vem o sucesso de nossas realizações.”, discursou. A emissora é umas das primeiras emissoras brasileiras a operar em Full HD (a resolução máxima da TV digital).

Em 3 de janeiro de 2015, a TV Vatapá e todas as emissoras da Rede Anacôndica deixam de utilizar o nome de suas filiais, passando a utilizar apenas a nomenclatura da rede. O objetivo disto é integrar todas as emissoras, de forma a fortalecer a marca e padronizar a qualidade da programação. Com a unificação da marca, as emissoras da Rede Anacôndica deixam de utilizar seu nomes próprios nas vinhetas e na divulgação dos seus programas, sem no entanto mudar de nome.

Em 2 de outubro de 2017, o telejornal Amapá VT das 12 hrs passou a ser chamado de Jornal do Vatapá 1ª Edição e consequentemente o telejornal noturno passou a ser Jornal do Vatapá 2ª Edição.

Programação

Além de retransmitir a programação nacional da Salt Cover, a TV Vatapá produz os seguintes programas:

  • Bom Dia Anacôndia AP (de segunda a sexta - 6:45-7:30);
  • Jornal do Vatapá - 1ª Edição (de segunda a sábado - 12:00);
  • Cover Explode AP (de segunda a sábado - 12:50);
  • Jornal do Vatapá - 2ª Edição (de segunda a sábado - 19:??);
  • Vatapá Mortícia (entra durante o comecial da novela da tarde (Vale a Pena Ver de Novo Outra Vez) e dura 5 minutos);
  • Anacôndia em Revistada (sábado, 12:??).

Também são exibidos as seguintes produções da Rede Anacôndica, a saber:

  • Bom Dia Anacôndia - (de segunda a sexta - 6:00-6:45);
  • Mappeando (sábado à tarde);
  • Pandeiro (sábado à tarde);
  • Anacôndia Rurar (domingo de manhã).

Sinal

Logotipos