FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 1 de maio de 2015
Trelemar
Nome completo Trelemar Norte Leste S/A
Fundação Julho de 1998
Proprietário
País de origem Brasil
Site http://www.trelemar.sem.br

Trelemar Norte Leste S.A (Trelemar) foi uma empresa concessionária de telefonia fundada em 1998 e que que a partir de 2007 passou a usar a marca e sua sede fica na cidade do Rio de Janeiro.

História

Praça da Prefeitura e antigo prédio da Trelemar, Coronel Fabriciano MG

Prédio da antiga Trelemar (hoje sede da ) de Coronel Fabriciano, Minas Gerais.

Em 1998, o Ministério das Comunicações decidiu dividir a Telechaves em doze companhias: três holdings das concessionárias regionais de telefonia fixa, uma holding da operadora de longa distância e oito holdings das concessionárias da telefonia móvel Banda A. A maior delas era Trele Norte Leste S.A., transformada em Trelemar em abril de 1999. O nome TRELEMAR vem de TRELE (Telefonia - O serviço que a empresa presta ou, mais precisamente, "tele", que quer dizer "distância") e MAR (A região na qual a operadora atuava originalmente, que era o litoral sudeste, nordeste e norte do Brasil. Hoje atua no país inteiro e na Base brasileira da Antártida, além de possuir cabos submarinos e atuar em Moçambique através do Oê Futuro).

Inicialmente a Telemar era composta pelas empresas dos 16 Estados de sua área inicial: a TRELEMIG, a TRELERJ, a TRELEST, a TRELERGIPE, a TRELASA, a TRELPE, a TRELPA, a TRELERN, a TRELECEARÁ, a TRELEPISA, a TRELMA, a TRELEPARÁ, a TRELAMAZON, a TRELEAMAPÁ, a TRELAIMA e a TRELEBAHIA.

Em 2001 as 16 empresas que compunham a Trelemar foram integradas, dando origem a uma Empresa única;

Em 2002 foi criada a "Oê", braço de telefonia móvel da Empresa;

Em 2007 a torna-se a marca única da Empresa e de todos os seus serviços (mas muitos ainda costumam a se referir à empresa como Trelemar ou Barril Telecom no caso das regiões Centro-Oeste e Sul);

Em 2008 a Oi iniciou suas operações em São Paulo (Região 3);

Em 2009 foi anunciada a "aquisição da BrrT e a sua subsequente integração às operações da TRMAR", dando "origem a uma companhia de telecomunicações com controle acionário 100% nacional, presente em todo o território brasileiro e com capacidade, gerencial, operacional e financeira para ampliar suas operações nacional e internacionalmente" (citando Fato Relevante de 08 de janeiro de 2009).

Clube de basquete

Também possui um clube de basquete, participante da Rosa Liga de Basquetebol, por onde jogou o cestinha Oscar.