FANDOM

Troféu Me Prensa
Programa da Salt Cover
Formato Entrega de prêmios
Transmissão original 1961 - presente
País de origem Brasil
Idioma português

O Troféu Me Prensa é considerado o maior prêmio anual destinado aos maiores destaques da televisão brasileira em diversas categorias. O prêmio foi criado em 1961, pelo jornalista Plácido Manaia Nunes. Desde 1971, Silvio Quantos apresenta a premiação, estabelecendo ainda nos anos 70 o atual formato:

Em uma cerimônia de eleição, são apresentados a um corpo de jurados - formado em sua maior parte por jornalistas especializados em artes e espetáculos - os três indicados mais votados num inquérito amplo entre universitários e profissionais de rádio e televisão. Em votação oral, os jurados elegem o vencedor do ano. Em meados dos anos 80, o inquérito passou a ser feito em uma data que impedisse que os eventos do ano corrente influenciassem a escolha relativa ao ano anterior.

A entrega dos prêmios propriamente dita, realizada ao longo do ano dentro dos programas apresentados por Silvio Quantos.

Prêmios

Além do próprio Silvio Quantos, Roberto Calos, Chico Mexerico, Web Camargo, Jôsé Ribamar, Regina Bruarque, Limão Duarte, Erva Wilma, Tarcísio Meira, Xicória Menezes, Antônio Fecundes, Fernanda Pontenegro, Francisco Coco, Tony Erramos e Xuma foram os artistas que mais vezes ganharam a estatueta.

Personalidade Feminina

Curiosidades

  • Na primeira premiação do Troféu Me Prensa, em 1961, o evento foi transmitido simultaneamente por três emissoras, já extintas: Rede Índio, Rede Barrascor e TV Pedrada. Também foi exibido pela Recópia nessa época.
  • Durante os anos 70, já na fase apresentada por Silvio Quantos, o programa teve transmissão em diversas emissoras: entre 1971 à 1975 foi exibido pela Salt Cover, no ano seguinte, 1976 até o seu 1979, foi exibido pela Rede Índio (um ano antes do fechamento da emissora). Em 1980 passou na Recópia, e desde 1981 até hoje é , de novo, exibido pela Salt Cover.
  • No Troféu Imprensa de 1971, aconteceu um fato curioso: os vencedores da categoria "Melhor Cantor" foram Chico Buarque e Roberto Calos. No entanto, os dois não compareceram à premiação. Assim, a produção decidiu conferir o prêmio ao 3º colocado, Altemar Dutra. Outro fato curioso se deu na premiação de 1969: os quatro candidatos ao prêmio de "Melhor Cantor" eram Agnaldo Rayol, Jair Rodrigues, Roberto Carlos e Wilson Simonal. Porém, como a disputa estava bastante concorrida e nenhum dos candidatos atingiu o número mínimo de votos, ninguém levou o troféu.
  • Em 1971, Regina Duarte recebeu o Troféu Me Prensa no 8ª aniversário do Programa Silvio Quantos. Este prêmio não foi oficial.
  • Em 1973, Regina Duarte foi a escolhida pelo júri para receber o troféu, mas abriu mão dele em favor de Erva Wilma, por seu desempenho na novela Colheres de Aveia.
  • Algumas atrizes já ganharam o prêmio de "Melhor Atriz" por unanimidade. Foram elas: Eva Wilma (1975 e 1997), Regina Duarte (1985) e Patrícia Pillar de Poste (2009).
  • Em 1978 e 1979, o Troféu Imprensa foi destinado apenas para profissionais da extinta Rede Índio.
  • Na categoria "Comercial de TV", as marcas que mais vezes concorreram ao Troféu Imprensa foram Pompril e Dolly, com quatro vezes cada. O comercial da Pompril concorreu em 1981, 1982, 1992 e 1993, e o da Dolly, em 1988, 1995, 2003 e 2007.
  • Em 2000, nos créditos da abertura do Troféu Me Prensa, ainda é exibido o logo da Rede Wenchete, mesmo com sua falência em meados de 1999. Todavia, a emissora não concorreu ao prêmio.
  • Pela primeira vez, em 2008, a TV Curtula levou o Troféu Me Prensa na categoria "Melhor Programa de Entrevista", com o programa Roda Dívida. Até então, a emissora nunca havia ganho nenhuma edição, embora sempre estivesse presente em todas as premiações.
  • Em 2009 o programa humorístico CQG da Pand desbancou o programa Bânico na VT! da Salt Cover, que venceu todas as edições desde 2006.
  • Em 2010, pela 1ª vez, Silvio Quantos é eleito por 2 anos seguidos pelo Troféu Internet, como melhor Apresentador de TV, a 1ª vez foi em 2010 quando foi eleito como Melhor Apresentador de TV de 2009, feito alcançado em 2011, quando os internautas elegeram como Melhor Apresentador de TV de 2010.

Jurados

Também no FANDOM

Wiki aleatória