Fandom

Coverpédia Wiki

Turma da Nômica

3 110 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
25 de fevereiro de 2016©2017 Salt Cover Data da página: 25 de fevereiro de 2016
Turma da Nômica é uma série de histórias em quadrinhos criado por Wauricio de Sousa no ano de 1959.

É a principal série (chamadas de "turmas") criada pelo cartunista, possuindo ainda uma série de minigrupos, nos quais as personagens passam por várias peripécias cotidianas. O termo pode se referir também a todas as personagens já criadas por Wauricio, mas que, a rigor, não fazem parte da "Turma da Nômica", tais como as personagens da Turma da Mata ou da Turma do Penadão.

Os primeiros personagens da Turma da Nômica foram Bitu e Francinha publicados pela Editora Continental em 1960.

A Turma da Nômica foi publicada pelas editoras Fechol e Cover e desde 2007 vem sendo publicada Panini Comics, além da publicação de tiras no formato de bolso pela própria Panini e pela L&PM.[1]

As novidades recentes da Turma da Nômica são a Turma da Nômica Jovem, lançada em agosto de 2008, Nómica y su pandilla e Nomica's Gang.

Criação Editar

Arquivo:Waurício-de-Sousa.JPG

Wauricio de Sousa, então repórter policial da Folha da Manhãzinha, no ano de 1959 ofereceu aos redatores do jornal uma tira em quadrinhos sobre um cãozinho e seu dono, Bitu e Francinha. Nos anos seguintes foram lançados Selobinha e, em seguida, Lico Mento, Kaskão, Wagali e Pelezão, entre outras.

A Turma da Nômica pode ser encontrada em diversas mídias como livros, jornais, desenhos animados, CD-ROM, games, internet e discos.

A "Turma" na verdade consiste de 16 turmas:

Personagens Editar

Turma da Nômica mostra uma infinidade de personagens então só mostraremos os principais de cada turma.

Turma principal Editar

Nômica

Cedolinha

Nagali

Casbão

Turma do Lico Mento Editar

Turma de personagens cujas histórias acontecem em uma cidade no interior de São Paulo, a Vila Abobrinha, composta em sua maioria por fazendas. A ambientação e as rotinas das personagens retratam fielmente o cotidiano e a cultura caipira. Originalmente o principal personagem era o Zé da Roça, e Lico Mento, um coadjuvante.

Na Vila Abobrinha ficam as fazendas do Lico Mento e do Nheteta Lau (da qual os meninos roubam goiabas das árvores), a escola da Professora Marocas e o centro da cidade, onde ficam os armazéns e a igreja do Padre Lino, todos frequentados normalmente por Chico e sua Turma.

Lico Mento: Caipira de chapéu de palha, blusa amarela e calça desfiada xadrez azul. Chico tem uma personalidade alegre e costuma defender os animais e a flora de Vila Abobrinha. Ele tem uma namorada, Florzinha. Seu pai é agricultor. O melhor amigo de Chico é seu primo Zé Lelé.

Florzinha: Namorada de Lico Mento. Embora seja humilde, adora os elogios que Chico faz à sua beleza e é frequentemente paquerada por Genesinho, filho do coronel, embora não dê muita bola às suas investidas.

Nheteta Lau: Fazendeiro de Vila Abobrinha rabugento, que vive tentando dar tiros de sal grosso nos meninos, incluídos no grupo Chico e Zé Lelé, por lhe roubarem goiabas. Em algumas histórias, os meninos lhe ensinam lições e Nheteta Lau fica mais afável.

Zé Lelé: É o atrapalhado e não muito inteligente primo de Chico, assim como seu melhor amigo. Sua falta de inteligência e sua ingenuidade causam certa irritação dos amigos. Seu nome verdadeiro, mencionado em algumas ocasiões, é José Eleutério.

Turma do Bitu Editar

  • Bitu (1959) - é um cão azul, inspirado em um Schnauzer cor sal-pimenta, meio azulada (nas primeiras edições, o Bitu era cinza). O primeiro personagem de Wauricio, cachorro do Francinha. Inicialmente fazia aparições apenas com a turminha, se comportando como um cachorro, mas com o tempo ganhou uma outra 'dimensão', estreando histórias solo, como ator, personagem e se comportando quase como humano, satirizando as próprias histórias.
  • Boo Goo (1972) - "Alô, mamãe!". Amplamente desgostado e desprezado pelo Bitu por tentar roubar-lhe a cena, Boo Goo é sempre chutado para fora pelo mesmo ao final das histórias. Seu maior dom é fazer imitações, e sempre arranja um jeito de representar algo no meio das historinhas do Bitu. Certa vez, apareceu Dedé, um cachorro que sabia imitar o Boo Goo! Um imitador de imitador…
  • Manny (1982) - é um cachorro que faz tudo nas histórias do Bitu (nas histórias de bastidores): contra-regra, braço-direito, secretário, assistente, produtor, enfim, o que for preciso. Não costuma contracenar com Marquês.
  • Marquês (1973) - o melhor amigo do Bitu. Esperto e simpático, está sempre convidando o Bitu para acompanhá-lo nos passatempos caninos, como correr atrás de pneus.

Turma do Horário Editar

Horário, um Tiranossauro Rex nascido fora da Terra, é um dos principais personagens de Wauricio. Comenta-se que, na verdade, é um alter-ego do próprio autor, através do qual ele pode expressar sua opinião e filosofar.

Suas histórias geralmente não têm fins humorísticos e sim reflexivos acerca de vários assuntos.

  • Horário - tão ingênuo quanto filósofo, Horário é um filhote órfão de Tiranossauro Rex, mesmo que não pareça, pois é meigo, amigo, gentil, solidário, e, o mais surpreendente, herbívoro, sendo seu prato predileto alface. Nasceu de um ovo abandonado ao sol e até hoje procura saber quem é a sua mamãe. É o único personagem cujas histórias são apenas escritas pelo próprio Wauricio.
  • Lousinda - Namorada de Horário. Vive falando em casamento com Horário, que sempre tira o corpo fora.
  • Teconodonte - é o melhor amigo de Horário, mas quase nunca concorda com as ideias "solidárias" deste, como na história em que Teconodonte caiu, mas Horário não riu dele.

Turma do Penadão Editar

Uma turma de seres do folclore popular mundial, tais como fantasmas vestidos de lençóis, lobisomens, múmias, etc.

  • Penadão: Um fantasma baixinho. Geralmente não faz nenhuma maldade, mas às vezes sai para assustar pessoas com seus amigos. É revelado em uma história que tinha pernas altas, mas ficou atarracado, como todos o conhecem, no momento de sua morte: enquanto dirigia seu carro, entrou por acidente num ferro-velho e caiu em um compactador de metais, que o esmagou fatalmente. Há também outra versão de sua morte, a de que ele estava praticando mergulho sub-aquático, quando veio um tubarão e comeu a cabeça dele.
  • Dona Morte: Representação da morte, sempre muito atarefada. É uma das personagens centrais e principais das histórias do Penadão. Aparece na maioria das histórias, com ou sem Penadão e sua Turma, já que aparece por vezes em histórias individuais suas também. Mesmo sendo uma personificação do Ceifador Sinistro, a Morte propriamente dita, ela é uma criatura caridosa e inofensiva.
  • Mominho: É o habitante mais velho no cemitério.Deve ter comemorado uns três mil anos de morte. Mas continua alegre, bom companheiro da Turma do Penadão e ainda com uma aparência de menino, apesar das "ataduras". Ninguém sabe como veio parar no cemitério. Talvez tenha caído do caminhão de mudanças do museu. Aparentemente é o melhor amigo de Penadão.
  • Zé Sangrir: Um vampiro meio atrapalhado que sempre tenta sugar sangue de alguma vítima, mas geralmente se dá mal. É um dos grandes amigos de Penadão. Apesar disso não leva aos extremos sua sede por sangue. Também não é homossexual, já que só suga mulheres. Paródia do Drácula de Bram Stoker
  • Cranícola: Uma cabeça de caveira que fica sobre uma pedra. Sonha em ter um corpo próprio e serve de bola para as "peladas" da turma.
  • Cranck: Um ser criado pelo dr. Cranckestóim. Tem muitos dispositivos e geringonças diferentes guardados na cabeça. Só não é lá muito inteligente.Sátira do Cranckenstein de Mary Shelley
  • Almoca: Uma fantasminha bonitinha, nada assustadora, que faria o coração do Penadão bater mais rápido (se ele tivesse um).Todos no cemitério acham que ela é, realmente, a namoradinha do Penadão. Até que a reencarnação os separe.
  • Lobisomem: Sabe aquela lenda de que nas noites de lua cheia um homem se transforma em lobo? Bem, com o nosso personagem acontece exatamente isso.O Lobisomem é meio lobo e meio homem e costuma sair à noite para tentar morder alguém.Parece assutador, mas não é bem assim. Nosso Lobisomem é um sujeito calmo, romântico e meio atrapalhado. Por causa disso, a única coisa que consegue atacar é um osso.
  • Piquixunha: Criancinha fantasma que vive fazendo estripulias pelo cemitério.Penadão está sempre ajudando a tirá-lo de enrascadas.
  • Zé Penado: Coitado, até parece que morreu e não sabe. O Zé Penado é assim mesmo. Até agora, não sabe como, quando, nem por que morreu. Sujeito bacana, está sempre disposto a ajudar os outros. Vive numa covinha modesta no meio do cemitério e é amigão do Penadão.

Turma da Dina Editar

Lançada em 1964, em uma tira de jornal, onde somente aparecia Dina e Lolo completamente Hippies. Mais tarde, em 1970, Dina faz a sua estreia em uma historinha solo de duas páginas. Em maio de 2009, ganhou revista-solo.

As histórias da Turma da Dina são voltadas para o público adolescente. Inicialmente Dina e Lolo tinham visual hippie e se passavam na Bahia. Ao longo do tempo, o visual deles foi mudando. Dina talvez seja a personagem mais reformulada de Wauricio de Sousa.

Eles também moram no Bairro do Limoeiro e em algumas raras vezes se encontram com a Turma da Nômica, mas somente em histórias especiais, já que são mais velhos do que os personagens da "Turminha". Os principais integrantes são: Dina, Lolo, Tripa e Secão.

  • Dina - Amiga, determinada, simpática, linda e com estilo, Dina é caloura na faculdade de jornalismo, e namora o Jaiminho, mas nada sério (tanto que o namoro tem seu fim nas temporadas mais recentes), e é alvo de cantadas de vários garotos. Sua vida se resume a estudos, passeios, namoros e planos para a carreira. Tem 18 anos e sempre tem histórias legais e interessantes para o público jovem. Sua melhor amiga é a Tripa, e seus melhores amigos são o Lolo e o Secão.
  • Lolo - O bon vivant acha-se o rei do pedaço com as mulheres, mas nem sempre se dá bem. Tem uma moto chamada Zulmira, toca guitarra e finge que sabe surfar. Trabalha em um escritório e sempre se mete em "rolos" tentando achar uma namorada. Seu nome se deve por ter barba e cabelo azul em forma de rolos. Tem uma boa amizade com Dina, e apesar de viver paquerando várias, tem uma queda platônica por ela, que não é muito enfatizada nas histórias. Seu melhor amigo é o Secão, namorado da Tripa.
  • Tripa - Gordinha e chorona, é a melhor amiga da Dina. É um tanto neurótica e ciumenta quando o assunto se trata de namoro. Namora o Secão e tenta emagrecer sem sucesso. Faz jornalismo junto com a Dina e está sempre disposta a ajudá-la.
  • Secão - Namorado da Tripa. Sempre muito largado e distraído, vive mancando com o seu relacionamento, e a Dina é quem o põe para cima quando ele briga com a Tripa e tenta fazer os dois se reconciliarem. Adora futebol, principalmente na TV, e não troca uma cochilada por nada. Seu melhor amigo é o Lolo.

Turma do Pythecus Editar

Lançada em 1964 em uma tira de jornal. Uma turma e habitantes dos tempos das cavernas e seu cotidiano, na aldeia de Lem.

  • Pythecus - Um típico homem das cavernas, solteirão convicto. Caçador corajoso e um pouco atrapalhado, seu traço de certa forma lembra o Lolo. Prefere morrer solteirão a se casar - principalmente com a Thuga. Ele aparece no filme "Turma da Nômica-Uma Aventura no Tempo" e tem aproximadamente 39 anos. Vive na Aldeia de Lem e seu nome completo é Pithecanthropus Erectus da Silva.
  • Thuga - Uma mulher gordinha (lembra a Tripa) que tem como objetivo de vida casar com o Pythecus (o que ele recusa firmemente). Insiste e não desiste. Ela também aparece no filme "Uma Aventura no Tempo".
  • Bholotha - Amigo de Pythecus, magricelo, careca e narigudo. É uma espécie de amigo-confidente de Pythecus. Ao contrário de Pythecus, bolota é casado e tenta convencer o amigo a se casar também.
  • Beleléu - O inventor esquisito da Pré-História. Por mais úteis que possam parecer seus inventos, o povo de Lem o considera um doido.

Turma da Mata Editar

Animais antropomorfizados, vivendo na selva sob o comando de um rei leão.

Turma do Capa-Papim Editar

Uma tribo de índios (estilizados) que vive na Amazônia (no passado). É usada por Wauricio para passar mensagens ecológicas.

  • Capa-Papim: Indiozinho brincalhão, morador da floresta Amazônica que odeia os "homens brancos" e que é perfeitamente ligado a natureza. Nunca deixa seu amigo Kafuneh na mão e é muito valente.
  • Kafuneh: Indiozinho muito medroso, narigudo e brincalhão, é o grande e inseparável amigo do Capa-Papim. Ajuda seu amigo nos seus deveres e o acompanha nas suas desventuras pela mata.
  • Jubeba: Representa a figura feminina dos curumins, que é como se chamam as crianças índias. Tem com Papa Capim uma afinidade especial, mas são apenas amigos.

Turma do Astronauta Editar

Na verdade, 'turma' não seria mais correto, visto que são poucos personagens fixos. Trata-se do ambiente onde se passam as desventuras de 'Astronauta', um astronauta brasileiro que viaja pelo espaço em uma nave redonda.

  • Astronauta (1963): Um astronauta brasileiro e herói interplanetário. Seu companheiro de viagem é um computador de bordo. Tem sua origem no interior do Brasil, numa típica fazenda, na pequena cidade de Tangará. O órgão para o qual o Astronauta trabalha chama-se Brasa - Brasileiros Astronautas.
  • Ritinha: Inicialmente namorada de Astronauta, sempre presente na memória dele e nas vezes em que visitava a Terra. No entanto, não se sabe o motivo, numa série de histórias publicadas, mostra-se que Ritinha cansou de esperar Astronauta voltar de suas viagens e se casou com outro, Bonifácio, e teve um filho, fazendo Astronauta cair em depressão.
  • Computador: O companheiro de Astronauta é um computador de bordo, estereotipado, com uma tela com uma face humana estilizada. É ele que conversa com o Astronauta e quebra sua solidão jogando com ele partidas de xadrez.

Turma do Ronaldinho Gaúcho Editar

  • Em 2006 Wauricio lançou a revista do Ronaldinho, em que repetia a experiência feita anteriormente com o Pelezão, transformando o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho em personagem a interagir inclusive com a Turma. Foi lançado no mês de julho de 2006, aproveitando-se da grande expectativa gerada pela Copa do Mundo daquele ano, na Alemanha.
  • Ronaldinho Gaúcho (2006) - Inspirado no jogador de futebol homônimo, a princípio interage com o resto da turma, mas o plano é criar todo um núcleo de personagens secundários para ele.
  • Diego - Fã número 1 de Ronaldinho, Diego parece até a sombra do menino! Está sempre nos mesmos lugares que Ronaldinho, querendo fazer as mesmas coisas que ele.
  • Assis - É o irmão mais velho de Ronaldinho Gaúcho. Desde que o pai morreu, Assis ajuda a mãe a cuidar da casa e dos irmãos mais novos.
  • Deisi - Irmã do meio de Ronaldinho, Deisi é uma menina meiga e carinhosa! Ela também gosta de futebol e joga como goleira no time que organizou com as amigas.

Vilões da turma inteira Editar

  • Capitão Bonito - O vilão que aparece mais nas historinhas. Ele quer sujar o mundo e fazer dele o seu parque particular de poluição e sujeira, além de querer que Kaskão seja seu herdeiro, pois sabe que o garoto também adora sujeira. Kaskão, apesar de em várias histórias, aparecer como fã do Capitão Bonito, é contra sujar o mundo. Seu quartel-general se localiza embaixo do Parque da Nômica, lugar que o Capitão Bonito odeia e que tenta destruir. Na Turma da Nômica Jovem, passa a se chamar "Pozinho Negro" e torna-se mais poderoso. Foi revelado em Kaskão Nº37/Janeiro de 2010/Editora Panini,que o Capitão Bonito é tio do Kaskão.
  • Seres do Esgoto - Os lacaios do Capitão Bonito. São feitos de sujeira, e, no geral, são meio burrinhos. Só fazem o que o Capitão Bonito manda, nada mais.
  • Lord Koelhão - Dono de um exército de coelhos androides, Lord Koelhão era conselheiro do rei de Cenourando, e tentava casar com Mimadinha, princesa do planeta. Conta com uma nave gigantesca chamada "Nave Mãe" de onde comanda seu terrível exército. Tem ainda como aliado, o espião Zoião. Lord Koelhão é um vilão inspirado em Darth Vader. Mas atualmente ele quer destruir o Planeta Terra. Lord Koelhão fez sua 1ª aparição no longa-metragem de 1982 "As Aventuras da Turma da Nômica", A Princesa e o Robô, onde foi dublado por Arakén Saldanha. Recentemente, ele apareceu na Turma da Nômica Jovem.
  • Coelhoides - Integrava o exército do Lord Koelhão. Existiam os Coelhoides do bem e do mal.
  • Zoião - O lacaio do Lord Koelhão, uma minhoca alada e um tanto puxa-saco. Desempenha atividades de investigação para seu mestre por todo o universo.
  • Rei do Fogo/Pitoco - Um terrível deus pré-histórico, senhor das chamas e labaredas. É um vilão cruel e malvado. Sua primeira aparição foi no filme Uma Aventura no Tempo (2007). No filme, ameaçou incendiar a Aldeia de LEM, se a Thuga não fosse sua esposa.
  • Cabeleireira Negra - Soberana de todos os piratas espaciais, extremamente linda, cruel e sedutora. Cabeleireira Negra é uma mulher aventureira, corajosa e imbatível como espadachim. Sua maior paixão é saquear naves interplanetárias em busca de tesouros para aumentar a sua fortuna. A 1º aparição foi no filme Uma Aventura no Tempo. No filme ela chegou a transformar o Selobinha em rato, mas este foi salvo pelo Kaskão. Recentemente, também apareceu na Turma da Nômica Jovem. Seu nome é Shirley. Na verdade é careca.
  • Piratas Siderais - Gangue de piratas mesquinhos, malvados e gananciosos do espaço sideral. Na verdade, são um bando de robôs, androides e alienígenas fora-da-lei que, no filme Uma Aventura no Tempo, agiam sob o comando da Rainha Cabeleireira Negra.
  • Dente-de-Ouro - Bandeirante do mal, regenerado, que descobriu um amuleto mágico capaz de controlar a água. Assim como Deus do Fogo e Cabeleireira Negra, sua 1º aparição foi no filme "Uma Aventura no Tempo".
  • Dr. Spam (2005) - Dr. Spam é o oposto de Prof. Espada. Dr. Spam quer dominar o mundo e levar vírus para todos os computadores. Apareceu recentemente na edição 3 da Turma da Nômica Jovem.Ele é inimigo de Selobinha,Kaskão e Nômica.
  • Alienígenas do planeta Tomba - São extras-terrestres que vivem tentando "dominar" o planeta Terra. Já apareceram algumas vezes no gibi do Kaskão e inclusive deixaram um clone em seu lugar. Eles compram presentes para tentar conquistar os terráqueos conforme disse Do Contras em uma das historinhas de Nômica Especial de Natal - n° 1 em que ele não acredita em Papai Noel. Apareceram mais fortes na Turma da Nômica Jovem 3.
  • Penha, a temida - Garota que apareceu primeiramente em “As meninas do bairro das Pitangueiras” em Nômica nº 14, na revista do Selobinha nº 32 namorou com o Selobinha e matou a Nômica de ciúmes e tem um “poder” conhecido como “Olhar de desprezo” Que pode deixar qualquer menina em depressão. É uma das meninas do Bairro das Pitangueiras.
  • Agnes, a tenebrosa - Garota que acha que sempre vai ficar doente e prende os passarinhos em gaiolas, como visto em “O sumiço dos passarinhos”. É órfã e vive com os fantasmas dos pais. É uma das meninas do bairro das Pitangueiras.
  • Sofia, a terrível - Garota mais gorda que a Nômica que quase nunca fala, fica quietinha lambendo o pirulito como em “ Tem uma pedra no meio do campinho”, é do bairro das Pitangueiras e quando a Nômica bateu nela, o coelhinho voltou para a própria mônica.
  • Bruxa Wanda - Bruxa que mora no Bairro do Limoeiro. Apareceu na revista Wagali n°24 (Editora Cover),na Kaskão Nº 18 no final da história de de abertura e já transformou a Nômica numa gatinha na história de abertura da revista Nômica n°19 (Editora Panini).
  • O Ladrão de Fumacinhas - É um cara que rouba fumacinhas de todos com a sua máquina. Apareceu pela primeira vez em uma revista do Selobinha publicada pela editora Cover, em uma história do Almanaque do Selobinha republicada em 2006 pela Editora Cover e também apareceu na revista Kaskão nº18 da Editora Panini. O objetivo do vilão era sugar todas as famosas fumacinhas que sempre aparecem quando um personagem esta nervoso.
  • Tonhão da Rua de Baixo - O menino que espalha o terror no Bairro do Limoeiro, só perde uma briga contra a Nômica. Implicante, mal humorado e grosso. Conhecido também como Tonhão-Arranca-Toco.
  • Seu Bala - É o dono da Fábrica de brinquedos "A. Bala". Apareceu somente na história "Um sucesso no Natal", onde captura Selobinha e tenta cortar seu cabelo, pois os cinco fios parecem com um capacete que chegaria as lojas no Natal, a nova invenção de Seu Bala, porém, falha, pois Nômica e Kaskão aparecem para salvar seu amigo. Ganancioso, ele só pensava em lucro, mas teve a personalidade mudada graças a uma coelhada da Nômica, quando ficou gentil e generoso com as crianças.
  • Mago Alamazak - É um mago que deseja descobrir o sentido da vida meditando, mas é sempre perturbado por alguém da Turma. Ele apareceu num gibi do Selobinha da Editora Cover, e do Kaskão e Wagali da Panini.
  • Seu Fubá - Um cozinheiro frustrado que tenta roubar as receitas da Tia Nena
  • Paçoca - Ajudante do Seu Fubá. Atrapalhado, sempre estraga os planos.
  • Homens Metálicos - São vilões dos anos 70. Apareceram em Os Doze Símbolos Natalinos impedindo a turminha de pegar o panetone nas terras de Maio.
  • Bingo - Vilão dos anos 70 é um cachorro que apareceu em Os Doze Símbolos Natalinos impedindo a turminha de pegar os cartões de natal nas terras de Julho.
  • Johnny - Vilão dos anos 70 é um cachorro ajudante de Bingo que apareceu em Os Doze Símbolos Natalinos impedindo a turminha de pegar os cartões de Natal nas terras de Julho.
  • Bruxa dos Botões - É uma bruxa que vive roubando os botões da turma. Apareceu em Kaskão 12 editora panini.
  • Boneca Tenebrosa - É um presente dado pelo pai da Wagali,que tenta explodir a casa da Wagali e tem como bordão "Medo, terror, escuridão". Apareceu recentemente na edição 54 (500) da Nômica na história "Outros 500".
  • Bruxa Viviame - É uma bruxa que vive em uma caverna em baixo da Rua do Limoeiro. Ela sempre tenta dominar o mundo com os poderes da lua, sendo sempre atrapalhada por Wagali. Aparenta ser jovem e é muito bonita. Tem um assistente gato chamado Boris. Aparece na TMJ 26, 27 e 28, onde está mais velha e tem uma filha chamada Ramona que adora plantas e a terra e não quer ser uma bruxa má como a mãe deseja. Menciona-se que o pai de Ramona foi para a selva Amazônica e adora plantas e terra como a filha. Na TMJ 26, 27 e 28, a bruxa Viviame tenta pegar as habilidades da turma para dar a filha para que ela se torne a maior bruxa de todos os tempos.
  • Boris - O gato preto encantado ajudante da Bruxa Viviame. Ele na verdade é humano, mas prefere ser gato. Foi transformado em gato pela bruxa Viviame.
  • Yuluka - Rainha má do Japão, aprisionada por uma pedra lunar durante 400 anos, libertada graças ao Pózinho Negra (Capitão Bonito).
  • Capitão Picolé - Foi o primeiro personagem de Waurício de Souza, que o criou quando criança, ao ver que a turma ficou mais conhecida que ele, decidiu se vingar, levou toda a turma da Nômica para uma ilha em LOSTINHO-PERDIDO NOS QUADRINHOS e era o líder dos vilões em Os Doze Símbolos Natalinos.

Vilões do Selobinha Editar

  • Nômica (em sua visão) - Alvo principal de seus planos infalíveis", para ele é considerada mais ou menos uma vilã, ele quer derrubá-la para ser o dono da rua.
  • Seu Bala - Antes da coelhada da Nômica, seu bala era malvado, e após lançar um capacete e ver que o cabelo dele tinha a mesma forma, queria cortar o cabelo do Selobinha.
  • Louko - É um homem louco que nas histórias do Selobinha aparece com muitos empregos. Ele é considerado um vilão por atordoar o Selobinha, mas atordoa o seu Cebola também e geralmente confunde o nome do Selobinha com Cenourinha. Aparece na Turma da Nômica Jovem aparentemente curado de sua loucura, atuando como professor. Seu nome foi revelado em uma revistinha, Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira.
  • Dedé (em sua visão) - Por ele o Dedé é o rei dos chatos por causa do seu falatório que atrapalha seus planos.
  • Papagaio Copião (2007) - É um papagaio copião que se passa pelo Selobinha falando mal dos outros com sua mesma voz e jeito de falar. Ele imita toda a turma, apareceu em uma revista do Selobinha e uma do Kaskão.

João Transformão (1986) - Antigamente era o mecânico de um parque de diversões e odiava crianças por estarem sempre quebrando seus brinquedos. Ao tentar deligar a força do parque, foi atingido por uma descarga elétrica e lançado a uma nuvem de poluição, ganhando o poder de transformar as coisas(em especial, crianças)em brinquedos através de sua chave inglesa. Voltou a aparecer no especial ¨Tô Na História¨.

Vilões da Wagali Editar

  • Viviame, a Bruxa da Lua (1998) - Vilã ligada às histórias da Wagali, é uma bruxa que pretende conseguir os poderes da Lua para dominar o mundo. É uma mulher muito bonita, e tem como animal de estimação o gato falante Bóris. Apareceu mais em revistas da Wagali, da Editora Cover, mas também em uma do Parque da Nômica (N° 20) da Editora Panini. Ela odeia a Wagali.

Irmãos Rapa-Dura (1990) - Irmão doceiros que tentaram raptar a Tia Nena para obter suas receitas. Seus doces são altamente indigestos, como o bolo de jiló, pudim de quiabo e o chantili com gosto de agrião.

Vilões do Kaskão Editar

  • Doutor Osujo - Principal vilão do Kaskão (é interessante que todos os vilões têm o Kaskão como alvo principal), mas esse, em vez de sujar o mundo, quer limpá-lo, incluindo o Kaskão, o que faz de Osujo um vilão.
  • Sapóleo - É o ajudante burro do Dr.Osujo, que sempre leva culpa dos planos falhados. No começo, O Doutor Osujo o chamava de Zé.
  • Cremilda e Clotilde (1982) - Mais vilãs que querem limpar o Kaskão. Gêmeas com uma incrível mania de limpeza, frequentemente são contratadas para serem babás dele. Curiosamente, Kaskão não tem por elas qualquer sentimento negativo.
  • Lara e Luísa (2007) - São as sobrinhas da Cremilda e Clotilde. Também chamadas de Lá e Lú, elas também têm mania de limpeza (para azar e pavor do Kaskão). Apareceu pela primeira vez na história "As Gêmeas Lá e Lú".
  • Esponja maligna (2007) - Uma velha esponja que quis se vingar no almanaque nº 2 do Kaskão em 2007, no final outra menina a encontra, ela dá língua ao Kaskão, que diz que assim ela seria mais feliz.
  • Cumulus, o homem-nuvem (2010) - Um homem que teve seu emprego perdido como homem-da-previsão-do-tempo na televisão por causa de Kaskão, então ele fez uma poção que o transformou em vapor. Pesquisou sobre o passado de Kaskão e resolve dar um banho nele, porém é impedido por um ventilador. Apareceu pela primeira vez na história "É o Cúmulo, Mesmo!".
  • Paty (2009) - Uma menina mimada que tenta a qualquer custo dar um banho nele, já que acha que as brincadeiras do Kaskão são ridículas. Apareceu pela primeira vez na história "O Grande Desafio".

Quadrinhos Editar

Nômica no exterior Editar

A turma da Nômica tem gibis e outros produtos licenciados em 40 países e com 14 idiomas.

Países de Língua Inglesa Editar

Nomica's gang

Personagens: Nomica (sem acento), Fimmy Jive (Selobinha), Sbudge (Kaskão), Waggy (Wagali), Lucky (Tutu), Crancklin (Francinha), Combus, Snowie (Xuvisco), Mary Angela (Maria Selobinha), Vicky Vampir (Zé Sangrir), Bug a boo (Penadão), Nick Nope (Do Contras), Pythecus, Luck Milly (Lico Mento), Dina e outros.

Itália Editar

La banda di Nomica

Personagens: Nomica (sem acento), Sillopino (Selobinha), Matracca (Kaskão), Wagali, Tutto (Tutu), Francetta (Francinha), Combus, Gaio (Xuvisco), Maria Sillopino (Maria Selobinha), Vicky Vampiro (Zé Sangrir), Fantasmano (Penadão), Osti Natural (Do Contras), Pythecus, Dynna (Dina) e muitos outros.

Indonésia Editar

Nomika dan kawan kawan

Os gibis já são publicados lá desde 1997: Nomika, Limmi Lima (Selobinha), Tekil (Kaskão), Weggi (Wagali), Kishdinna (Dina) e Liko Mento (Lico Mento).

Países de Língua Espanhola Editar

Nómica y su pandilla

Personagens: Nómica (Nomica), Sellobita (Selobinha), Kaskarón (Kaskão), Wagali, Tutú (com acento), Francito (Francinha), Combus, Xuvizo (Xuvisco), Maria Sellobita (Maria Selobinha), Contreras (Do Contras), Dinna (Dina) e outros.

Filmes Editar

Ver Filmes, Especiais e Vídeos em Lista de Episódios de Turma da Nômica

Desenho Animado Editar

Dubladores Editar

Ver Dubladores em Lista de Episódios de Turma da Nômica

Desenhos Animados relacionados Editar

  1. Horário 3D (18 de Janeiro de 2002)
  2. Turma do Penadão 3D (31 de outubro de 2010 no Nestum Network)
  3. Astronauta 3D
  4. Turma da Nômica Jovem: Desenho Animado (novembro de 2011)[2]

Música Editar

A turma da Nômica já teve diversos LPs e CDs com suas músicas, a maioria tendo surgido em seus desenhos animados e comerciais.

  • Bandinha da Turma da Nômica (Fermata-1971).
  • Bandinha da Turma da Nômica - compacto (Fermata-1972).
  • A turma da Nômica contra o Capitão Bonito (Fermata-1972).
  • Nômica e Selobinha – No Mundo de Romeu e Julieta (1978).
  • Natal da Turma da Nômica (RCA-1979);
  • Lico Mento- Festa no Arraial - Este disco contou com a participação de D.Paulo Evaristo Arns, então arcebispo de SP. (Polygram -1982).
  • As desventuras da Turma da Nômica (1984).
  • Turma da Nômica (Cover Discos - 1987).
  • Turma da Nômica (1994).
  • Brincar com o Movimento (1996).
  • Os Bichos São Nossos Amigos Animais (1998)
  • A Turma da Nômica e Wauricio Contam e Cantam o Descobrimento do Brasil (2000) - adaptação de peça do Parque da Nômica.
  • Turma da Nômica: Animais (2004)
  • Turma da Nômica: É Preciso se Cuidar (2004)
  • Turma da Nômica: Aluno Nota 10 (2004)
  • Turma (2004)
  • Turma da Nômica: Sorria (2004)
  • Turma da Nômica: Planeta Terra (2004)
  • Turma da Nômica: Hinos Brasileiros (2004)
  • Turma da Nômica: o Natal Chegou (2004)
  • Turma da Nômica: Vem Brincar
  • Turma da Nômica: Viajando com a Música (2004)
  • Turma da Nômica: Feliz natal pra todos (2007)

Jogos Editar

Foram lançados alguns jogos da turma. São eles:

  • Mata a Turma (1989)
  • Supra Memória (1993)
  • Descendo a Festa (1998)
  • Sopão da Wagali (2002)
  • Quebra-Cuca Educativo (2002)
  • Lance Alfabeto (2003)
  • Zoológico Estático (2005)
  • Banco Mobiliário Turma da Nômica (2008)
  • Cara na Cara Turma da Nômica (2008)
  • Detetive Turma da Nômica (2008)
  • Jogo da Morte Turma da Nômica (2008)
  • Super Massa Turma da Nômica (2008)
  • Tapa Errado Turma da Nômica (2008)
  • Sudoku Zunior (2008)
  • Luto e Sobe-e-Desce (2008)
  • Dominó da Turma (2009)
  • Jogo da Memória (2009)
  • Quebra-Cucas (2009)
  • Quebra-Cuca Turma da Nômica Jovem (2010)
  • Bobeou, Dançou, Vacilou (2010)
  • Gogo's da Nômica(2011)

Videogames Editar

Com a distribuidora da Cega, a Tec Toy, fez uma versão dos jogos de Wonder Boy e o transformou em Turma da Nômica

Console Jogo de Wonder Boy Ano Turma da Nômica Ano
Master System Wonder Boy in Monster Land 1987 Nômica no Castelo do Dragão 1991
Master System Wonder Boy III 1989 Turma da Nômica em O Resgate 1993
Mega Drive Wonder Boy in Monster World 1991 Turma da Nômica na Terra dos Monstros 1994

Nos anos 90, a MSP lançou CDs que contavam uma historinha e misturavam com minigames. Foram três nessa linha: Nômica Dentuça (1995), Selobinha e Floquinho (1996) e A Roça do Lico Mento (1998).

Também existem CD-ROMs que dão a oportunidade dos fãs criarem histórias em quadrinhos da Turma da Nômica e da Turma do Lico Mento.

Em de Setembro de 2010, durante uma coletiva sobre o videogame Zeebo, Nômica de Sousa, filha de Wauricio de Sousa, apresentou uma parceria com a Zeebo Brasil para lançar cerca de 8 jogos da Turma da Nômica para a plataforma. O primeiro título é Turma da Nômica - Vamos Brincar Nº1, sem data de lançamento definida.

Parque da Nômica Editar

É um parque temático com 10 000m², localizado no Shopping Eldorado, em São Paulo fechado no ano de 2009. Já existiram também o Parque da Nômica de Curitiba (atual Shopping Estação), aberto em 1998 e fechado em 2000 e o do Rio de Janeiro, aberto em 2001 e fechado no início de 2005.

Lojas Editar

Nos anos 80 a turma teve sua própria rede de lojas. A "Lojinha da Nômica" e o "Trenzinho da Nômica" eram lojas que vendiam produtos relacionados com as personagens. Houve filiais em vários estados do Brasil.

A marca Nômica Editar

A Turma da Nômica tem sido usada, ao longo do tempo, para vender diversos produtos, de produtos de higiene a petiscos para animais, passando por produtos alimentícios.

O caso de maior sucesso é o do extrato de tomate da Cica Elefante, com o Efelhão. Nos anos 70 e 80, uma propaganda de televisão desse extrato de Tomate, com a Nômica e o Efelhão ficou muito famosa, especialmente pelo tema musical: "Ô Nômica, abrace o elefante…"


Erro de citação: existem marcas <ref>, mas nenhuma marca <references/> foi encontrada

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória