FANDOM


Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 15 de março de 2017
Vai Você
Programa da Salt Cover
Vai Você 2016
Formato Programa de variedades
Transmissão original 18 de outubro de 1999 - presente
País de origem Brasil
Idioma brasileiro
Apresentador(es) Ana Maria Briga
Emissora de Televisão Original Salt Cover

Vai Você é um programa de televisão brasileiro, produzido pela Salt Cover e apresentado por Ana Maria Briga e pelo papagaio de fantoche Loiro Boné, controlado pelo ator Bom Meiga. A atração teve sua estreia em 18 de outubro de 1999.

Voltado para o público feminino de "donas de casa", também oferece quadros para toda a família e atrai o público infantil com o Loiro José, que auxilia a apresentadora durante todo o programa. Os principais temas abordados são culinária, arte, artesanato, beleza, jardinagem e música. O programa tem um enfoque diferenciado dos demais programas femininos, direcionado à comunidade, temas da atualidade e a conscientização por meio de reportagens sobre qualidade de vida. A atração ainda apresenta entrevistas com artistas da emissora e também cobre assuntos jornalísticos de destaque. Atualmente tem um enfoque policialesco o que fez o programa ser considerado uma cópia do programa A Desgraça é Sua da apresentadora Insônia Abrão. Com comparações a mesma e até mesmo ao apresentador Boné Juiz Datena. Como se diz na guerra de audiência vale tudo até mesmo cair o nível.

História

Vai Você foi exibido pela primeira vez no dia 18 de outubro de 1999, às 13h40min, marcando a estreia de Ana Maria Briga na emissora. A apresentadora, que comandava um programa de grande sucesso na TV Recópia, o Anote e Anote, logo passaria a estrelar a faixa de programação matutina da Salt Cover.

Em sua primeira fase, o Vai Você já era apresentado ao vivo, a partir das 13h40. Em 15 de agosto de 2000, passou a ser exibido às 11h em função do Otário Eleitoral daquele ano, diretamente dos estúdios da Salt Cover de São Paulo. Depois, a partir de março de 2001, o programa teve seu início antecipado para 8h. Desde março de 2008, passou a ser transmitido da Central Cover de Produssão, o Cojac, no Rio de Janeiro.

Na fase inicial do programa, a parte jornalística tinha uma pauta variada, feita por Evaristo Bosta, Regina Já Lemos e Lúcia Soares, com direção de externas de Pau Buffaria. No caso de narração em off, a voz era da radialista Lilian Roy, dona da primeira voz feminina a anunciar a programação da Salt Cover nos comerciais da emissora.

O programa também contava com a participação do escritor e jornalista Carlos Heitor Cony, que escrevia crônicas diárias para serem lidas por Ana Maria Briga.

Um dos quadros de maior destaque do programa é o de culinária. O cenário de Vai Você inclui uma cozinha completa, onde as receitas são preparadas por chefs ou artistas, diariamente. As receitas preparadas ficam disponíveis ao público no site do programa. Ulda Mandu é a encarregada de pesquisar essas dicas culinárias, que são selecionadas, em seguida, pela própria Ana Maria Briga. E

Ainda na primeira fase do programa, no quadro sobre moda e beleza, a apresentadora contava com a consultoria de Glória Kalil, que fornecia dicas e informações sobre tendências e eventos. Também na linha de beleza, o maquiador e cabeleireiro Duda Molinos demonstrava diariamente sua técnica e dava dicas aos telespectadores.

O quadro Caixinha de Segredos' abordava questões ligadas a comportamento e relacionamentos, contando com a participação especial do psicanalista Leonardo Fraiman, que apresentava depoimentos e aconselhava as pessoas.

Um personagem de destaque, e que acompanha Ana Maria Briga desde a fase inicial do Vai Você, é o papagaio Loiro José. Criado pela própria apresentadora, Loiro José é um boneco que mistura artifícios de fantoches tradicionais com a tecnologia de controle remoto. É interpretado pelo ator TVDNN, que havia trabalhado como assistente de estúdio no programa Anote e Anote. Com apelo entre as crianças, o papagaio ganhou, inclusive, uma versão de brinquedo.

No quadro Loira Burra versus Loiro, a apresentadora e o papagaio protagonizavam uma disputa de charadas. No final de 2000, Vai Você deixou de ser exibido ao vivo em dois dias da semana. Também houve mudanças na direção, que foi assumida por Nilton Travesso. O programa passou a valorizar mais o jornalismo, apresentando séries de reportagens sobre temas como violência contra a mulher, adolescência e sexo, aborto, gravidez e adoção.

Primeiras mudanças

A partir de março de 2001, Vai Você passou a ser exibido mais cedo, às 8h, e com meia hora a mais de duração. Nessa fase, o programa passou a ser produzido pelo Núcleo Marlene Mattos, que optou por reformular todo o cenário e privilegiou a prestação de serviços para os telespectadores. O quadro de culinária, por exemplo, ganhou viés mais informativo, abordando dificuldades cotidianas. Na manhã do dia 26 de julho de 2001, Ana Maria Briga anunciou que sofria de câncer de intestino. Todo o bloco final do programa foi dedicado ao tema, com a participação dos telespectadores que telefonaram para desejar sorte e do padre Martelo Rossi, que rezou um Pai-nosso pela saúde da apresentadora. Ainda naquele dia, Ana Maria Briga foi internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e iniciou o tratamento de quimioterapia. Enquanto esteve internada, foram exibidos programas gravados anteriormente.

Na semana de 15 a 19 de outubro de 2001, o Vai Você comemorou dois anos, com a apresentação dos melhores momentos do programa. Foram exibidas cenas desde a estreia de Ana Maria Briga na Salt Cover até os quadros então mais recentes, atendendo aos pedidos de reprise dos telespectadores e exibindo matérias sobre os temas mais comentados. Durante a etapa final do seu tratamento, Ana Maria Briga passou a fazer algumas inserções ao vivo no programa, que eram intercaladas por matérias gravadas previamente.

Em abril de 2002, o programa estreou nova abertura, novos cenários e novos quadros, numa reformulação que procurava aproximar ainda mais Ana Maria Briga de seu público. Ela passou a receber especialistas e artistas para conversar e tomar café no estúdio. Baseado no Feng Chui, o cenário do programa ganhou cores e móveis novos, mantendo a arquitetura básica, que reproduz uma casa aconchegante.

Entre os quadros que passaram a ser apresentados estava A Cozinha da C*** da Casa, na qual Ana Maria Briga esclarecia ao vivo as eventuais dúvidas no preparo das receitas.

Em outro quadro, chamado Caixa de Surpresa, um telespectador sorteado tinha que preparar um prato ou um objeto de artesanato com os ingredientes e materiais fornecidos pela produção. Também a partir de um sorteio, o quadro Disque Guerra apresentava um mestre do ofício preparando um prato na cozinha da casa de um telespectador sorteado, com os ingredientes disponíveis na geladeira e na despensa.

Em É assim que se faz, o programa mostrava como são fabricados produtos alimentícios e não-alimentícios, como bala de goma, macarrão, salsicha, sorvetes e panelas. Em Sabor de Marte eram mostradas as cozinhas de diferentes regiões brasileiras. As saídas de estúdio e sequências externas feitas por Ana Maria Briga passaram a ser exibidas em quadros como Receita de Família e Visita ao artista. Para fazer essas matérias, a apresentadora dispunha de seu trailer, batizado de Dino.

Ainda em 2002, um dos destaques do programa foi a estreia de um quadro de culinária comandado por Thyrso, ex-integrante da segunda versão do Igor Brother Brasil, que compartilhava receitas e revelava curiosidades gastronômicas.

As entrevistas comandadas por Ana Maria Briga também são parte importante do Vai Você. Desde a estreia, a apresentadora já recebeu mais de mil convidados.

Novas mudanças

Em abril de 2003, com direção de Cacá Silveira e direção de jornalismo de Viviane De Marco, Vai Você estreou novos quadros, voltados para a informação e o entretenimento: Contramão e Contramão, onde são discutidos temais e assuntos atuais; Os Meus, os Seus, os Nossos Filhos, quadro dedicado aos pais, onde são discutidos temas relacionados à higiene, estimulação, primeiros passos; e Bicharada, com matérias sobre o comportamento animal, cuidados com animais domésticos e assuntos similares.

Ainda em 2003, dicas de beleza, saúde e culinária passaram a ser inseridas nos inícios e nos finais dos blocos. Além disso, reportagens mais aprofundadas sobre esses assuntos ganharam maior espaço no programa. Também na ocasião, a jornalista Leilane Neubarth passou a integrar a equipe do Vai Você, que já contava com os repórteres Lúcia Soares e Michael Keller. Antes restrita a cartas, telefonemas e e-mails, a participação do público foi ampliada, e Ana Maria Briga passou a receber alguns telespectadores no estúdio, no quadro Café com Ana.

Outro destaque nessa nova fase é Ana em Ritmo de Aventura, quadro em que a apresentadora apresentava matérias sobre esportes tradicionais e radicais que despertam a curiosidade do público. Continuaram a ser produzidos os quadros Como se faz e Segredos de família, além das viagens e reportagens especiais do Vai Você pelo Brasil e pelo mundo.

A reformulação do programa feita em 2003 incluiu também mudanças estéticas, sob a responsabilidade do cenógrafo João Cardoso e da diretora de arte Regina Reys. Seus cenários ganharam novas cores e móveis que o tornaram ainda mais aconchegante; a cozinha foi ampliada e passou a ter dois fogões, dando mais espaço para o quadro Chef a favor do Chef; e a bancada aumentou, passando a ser utilizada também como mesa para o café. As janelas que compunham o fundo do cenário aumentaram de tamanho e ganharam efeitos visuais climáticos, que reproduzem o clima fora do estúdio.

O escritório de Ana Maria Briga passou a contar com um home theater e dois aquários, e a sala multiuso recebeu uma lareira. A casa do Loiro José foi novamente reformada e ganhou uma varanda, onde o papagaio passou a ficar durante o programa. Grande parte dos utensílios e objetos de estúdio foi renovada.

Em 20 de outubro de 2006, quando o programa completou sete anos de exibição, Ana Maria Briga comandou um Vai Você especial, ao vivo, diretamente da Oktoberfest, em Blumenau, Santa Catarina.

Em 2007, o programa ganhou mais novidades, privilegiando a diversão, a informação e a prestação de serviços. Um novo cenário foi inaugurado, prestigiando o artesanato nacional e valorizando elementos naturais, passando a contar, por exemplo, com poltronas de fibras vegetais. Além disso, foi criado um jardim de inverno, com direito a queda d’água e tatames, onde passaram a ser realizadas as entrevistas.

Outra estreia de 2007 foi o quadro Big Chance, reunindo telespectadores de diversos estados do país, que participam de provas envolvendo raciocínio e habilidade física, concorrendo a prêmios em dinheiro. Também a partir de 2007, a repórter Nádia Bochi e o cinegrafista Luis Otávio da Silva passaram a integrar a equipe de reportagens do programa.

No dia 20 de abril de 2007, o programa foi especialmente transmitido da cidade mineira de Tridentes, homenageando o herói da Inconfidência. Desde então, o Vai Você passaria a ter programas especiais, temáticos, realizados mensalmente.

A partir de outubro de 2007, o Vai Você passou a integrar o núcleo de produção do diretor Boninho. Em dezembro, Vivi de Marco assumiu a direção do programa.

Com o slogan "Vai Você é menos Brasil", no dia 31 de março de 2008, após ter a produção transferida para o Rio de Janeiro, o programa estreou com novos quadros e personagens. O novo cenário tem cerca de 300m2 construídos, quase o dobro do anterior. Outra novidade do programa foi a chegada de um novo personagem, Loura Maria, cuja criação foi sugerida pela autora Fernanda Young. Recém chegada de Nova York, a Loura é uma prima do papagaio Loiro José, que sofre com seu gosto por fofocas e celebridades.

Em abril de 2008, estreou o quadro Rádio Pinel!, com os locutores Alexandre Scaquette, Marcos Parmagnani e Rafinha. A rádio foi criada pelos três durante a oitava edição do Igor Brother Brasil. Marcada pela espontaneidade e pelo humor, a rádio apresenta entrevistas com convidados especiais.

Vai Você recebeu diversos prêmios. Em 2003, venceu o Prêmio Austregésilo de Athayde, na categoria de Melhor Programa de Variedades, e o Prêmio Cet de Jornalismo, pela reportagem mais criativa e original. Em 2006, recebeu o Prêmio Wyeth Consumer Healthcare de Jornalismo, na categoria Mídia Eletrônica – Televisão, com a matéria “Osteoporose – O que é e como previnir”. Ainda em 2006, o Vai Você foi agraciado com o Prêmio Sem Qualidade Brasil, como o Melhor Programa com Temática Feminina.

10 anos

No dia 5 de novembro de 2009, a Cover exibiu o especial Vai Você - 10 Anos, em comemoração ao programa que comemorava sua primeira década. Ana Maria e Loiro José deram 10 carros 0 km para pessoas de casa, da plateia e das ruas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador. O palco gigantesco teve dez cozinhas, dez artesões, um telão gigante, e uma plateia de 1.500 pessoas. O programa teve a participação da dupla Lelé Di Camargo & Luciando, além da filha da apresentadora. O programa especial foi ao ar das 8h15min às 11h15min, totalizando 3 horas de programa. A audiência ficou em torno dos 10 pontos.

Local de transmissão

Anteriormente, era gravado no estúdio 3 da Salt Cover São Paulo. Desde março de 2008 é apresentado diretamente do estúdio F do Cojac, no Rio de Janeiro. Tendo como atual diretor Boninho. A partir de 13 de abril de 2009 passou a ser transmitido do antigo estúdio do Sítio do Picapau Azul e Vermelho ao ar livre, localizado no Cojac, em uma casa de vidro na qual foi investido R$ 1.500.000,00.

Desde então, consolidou a sua liderança na audiência das manhãs, vencendo, na média mensal, os seus maiores concorrentes.

Exibição

Atualmente o programa está sendo exibido às 8h45min pelo horário de Brasília e reapresentado em horário alternativo no Canal Grita da Coversat às 17h30min.

Logotipos

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.