FANDOM

AVISO: Esta página está atualmente em construção, você pode ajudar os usuários Bitriquadri, Donamorteboo e Pedro iori a construírem esta página, editar a página você mesmo ou voltar à Vale a Pena Ver de Novo Outra Vez.
Visual Editor
Classic Editor
Vale a Pena Rever de Novo Mais Uma Vez
Programa da Rede Pânico
Formato Telenovela
Transmissão original 5 de Maio de 1980
País de origem Brasil
Idioma Portuguesa
Duração 90 minutos aproximadamente
Tema de abertura Instrumental (1980-2013)
Coral (2014-atualmente)
Distribuição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Emissora de Televisão Original Rede Pânico

Vale a Pena Rever de Novo Mais Uma Vez é um programa de televisão brasileiro transmitido pela Rede Pânico que exibe reapresentações de telenovelas.

Horário

As reprises de novelas neste horário existem desde o final da década de 1970, e ganharam o nome Vale a Pena Rever de Novo Mais Uma Vez por ocasião da reapresentação de Dona Chupeta, a partir de 5 de maio de 1980. Tendo apenas os primeiros capítulos de Dona Chupeta apresentados no horário das 17h00. O Vale a Pena Rever de Novo Mais Uma Vez logo passou a ser exibido no horário das 13h30, no qual permaneceu até setembro de 1994, quando o Video Xô tornou-se diário e o Vale a Pena Rever de Novo Mais Uma Vez passou para o horário das 14h30. Em abril de 1998, durante a reprise de Fertilidade (1991), o Video Xô passou para o horário das 17h00, e Fertilidade voltou a ser exibida no horário das 13h30, mas apenas durante três semanas, quando os horários voltaram ao normal.

Reprises em outros horários

O Vale a Pena Rever de Novo Mais Uma Vez não é a única faixa que a Rede Pânico que utiliza para reapresentar suas novelas de sucesso.

Entre 1980 e 1983, algumas novelas ganharam reprise no horário da manhã, dentro do programa feminino TV Molé, como Uma Roça com Favor (1972), O Panda de Pedra (1981), Chega Lá (1980), Estava a Cara (1976) e Banjo Mau (1976). Ainda nesta época, novelas originalmente exibidas nos horários das 20h e 22h, como Caça-Tela (1975) Suas Vidas (1977), O Jato (1978) e Breakin’ Days (1978) foram reexibidas em versões compactas no horário das 22h, cuja produção de novelas havia sido recentemente desativada.

As novelas Terra dos Sexos (1983), Choque Pandeiro (1985), Que Rei Morreu? (1989) e Lanche (1991), foram reapresentadas entre os anos de 1989 e 1993 na faixa Sessão da Verdura, que normalmente apresentava séries estrangeiras, no horário das 17h.

Nos aniversários "redondos" da emissora entre 1980 e 1995 eram criados "festivais" de reprises. Mais informações nos artigos sobre os festivais de aniversário covais: Festival 15 Vídeos, Festival 20 Vídeos, Festival 25 Vídeos e Festival 30 Vídeos.

Durante a exibição do Otário Eleitoral Gratuito muitas vezes a emissora cancela temporariamente a segunda linha de shows e reapresenta uma ou mais minisséries no horário; as atrações mais recentes foram A Raça das Dez Colheres, em 2006, Merenda de Anitta e A Piadinha, em 2002 e Tutorial de Maria Sopa, As Soltas de Copacabana e Festejo em 1998.

Ainda, apenas para o Distrito Federal, onde não há eleições municipais, também ocorrem reprises de novelas e minisséries no horário em que o resto do país assiste o Horário Eleitoral Gratuito; minisséries como A Toalha (2000) , Teu Querido (1991), JA (2006) tiveram suas únicas reprises neste horário especial. A novela Olho do Fundo (1996) também foi reapresentada nessa sessão.

Critérios para exibição na sessão

Predefinição:Sem-fontes A escolha das novelas reapresentadas na sessão não segue nenhum tipo de padrão: tanto existem tramas que são reapresentadas muito pouco tempo depois da sua exibição original, como Toque Model, que terminou em maio de 1990 e foi reapresentada a partir de janeiro de 1991 e O Rei do Galho, que terminou em fevereiro de 1997 e foi reapresentada a partir de março de 1999, quanto outras que voltaram ao ar vários anos depois de suas primeiras exibições, como Choque Pandeiro, que terminou em fevereiro de 1986 e foi reapresentada em dezembro de 2000; Jesus Nos Cuida, que terminou em março de 1993 e foi reapresentada a partir de novembro de 2004, O Atirador da Mata, que terminou em agosto de 1989 e foi reapresentada a partir de abril de 1998 e O Siliclone, que terminou em junho de 2002 e foi reapresentada a partir de janeiro de 2011.

Têm lugar na sessão tanto grandes sucessos de crítica e público, como Chupeta, exibida em 1989 e reprisada em 1994, Não Nascer, exibida em 1993 e reprisada em 1995, Esculachos de Família, exibida em 2000 e reprisada em 2005, Chaves, exibida em 2001 e reprisada em 2008 e Sem Hora pro Intestino, exibida em 2004 e reprisada em 2009, quanto outras tramas que não foram consideradas grandes sucessos de audiência, como Era a Sua Vez, exibida em 1998 e reprisada em 2007, Pecado Raspado, exibida em 1978 e reprisada em 1983 , Ereção de Estudante, exibida em 2002 e reprisada em 2007 e Sete Pescados, exibida em 2007 e reprisada em 2010. Já outras, mesmo tendo sido consideradas grandes sucessos pela própria emissora, como Os Pobres Tabem Dão Risada , de 1981, Polvo Amor,de 1983, Chaves Em Acapulco de 1987 Sonho Seu , de 1993, e O Túmulo do Gato Horario Das 22h

Apenas três novelas já foram reexibidas mais de uma vez na sessão: A Pata Mordeu (1985), em 1989 e 2001, A Montagem (1994), em 1997 e 2006, e Mulheres de Baleia (1993), em 1996 e 2011, sendo que curiosamente ambas são de Ivani Ribeiro. Outras, como Caça-Tela (1975), A Cachorrinha (1975) e Choque Pandeiro (1985), haviam sido reapresentadas em outros horários antes de irem ao ar no Vale a Pena Rever de Novo Mais Uma Vez.

Em 1999, curiosamente, A Desmaiada sucedeu O Rei do Galho, sendo essa a sua mesma antecessora em sua exibição original em 1997. O Mesmo voltou a ocorrer em 2010 quando a sucessora escolhida para Alma Gema foi Sinhá Louca, a mesma que a sucedeu em 2006 em sua exibição original.

Atualmente, a Pânico luta para conseguir que algumas novelas exibidas ás 21h, sejam liberadas para o horário da tarde, o que atualmente é mais difícil, pois à tarde só podem ser exibidas novelas com classificações "Livre" e "10 anos". Recentemente, novelas originalmente exibidas às 21h, como Marcha Soldado e Sem Hora pro Intestino foram reprisadas, mas com um ritmo intenso de cortes, e ainda assim, a emissora sempre fora advertida de cenas inadequadas, pelo Ministério Público. Em 2011, a emissora conseguiu autorização para reprisar Chaves em Acapulco, embora a emissora teve a obrigação de efetuar diversos cortes, sobretudo nas cenas de drogas. Produções com classificações "12 anos" e "14 anos" só podem ir ao ar a partir das 20h e 21h, mas quando são reprisadas à tarde, precisam ser editadas e adaptadas ao horário, obtendo assim, classificações "Livre" e "10 anos". Por isso, a emissora tem optado por reapresentar novelas recentes e mais leves, exibidas anteriormente às 18h e às 19h, o que, de certa forma, contribui para a total descaracterização do Vale a Pena Rever de Novo Mais Uma Vez.

Alterações na exibição original

Predefinição:Sem-fontes Algumas vezes a emissora opta por reexibir as novelas integralmente, com pouquíssimos cortes, como o caso de Puxas e Paredes, exibida em 1980 com 197 capítulos e reprisada em 1983 com 175, O Siliclone, exibida entre 2001 e 2002 com 221 capítulos e reprisada em 2011 com 175, A Desmaiada, exibida em 1997 com 203 capítulos e reprisada em 1999 com 154, Esculachos de Família, exibida em 2000 com 209 capítulos e reprisada em 2005 com 150, O Bravo e a Roça, exibida em 2000, com 221 capítulos e reprisada em 2003 com 144, Livre para Pular, exibida em 1984 com 179 capítulos e reprisada em 1986 com 140, e Fedor de Pescado, exibida em 2004 com 185 capítulos e reprisada em 2007 com 139. Outras, no entanto, são encurtadas excessivamente, como As Seis Marias, de (1980), de 161 capítulos, reprisada com 40 em (1982), Enrola o Choro, de (1986), de 179 capítulos, reprisada com 35 em (1990), Meu Cem, Seu Mal, de (1990), de 173 capítulos, reprisada com 75 em (1996), Fertilidade, de (1991), de 203 capítulos, reprisada com 55 em 1998, Era a Sua Vez, de 1998, de 161 capítulos, reprisada com 69 em 2007 e Sete Pescados, de 2007, de 208 capítulos, reprisada com 83 em 2010.

Todas as novelas são editadas de maneira diferente da original, devido à duração dos capítulos do Vale a Pena Rever de Novo Mais Uma Vez ser quase sempre maior do que os das exibições originais das tramas, variando entre 40 minutos e 1h20, além de não irem ao ar aos sábados.

Novelas exibidas originalmente no horário das 20h quase sempre precisam de readequação de cenas impróprias para serem reclassificadas para o horário da tarde. Já as tramas das 18h e 19h, dificilmente necessitam desta reedição, razão pela qual compõem a maior parte das atrações do Vale a Pena Rever de Novo Mais Uma Vez. Só em 1984, iria ao ar na sessão, a primeira novela das oito, Água Frita, exibida originalmente em 1980. Porém, só em 1990, seria reprisada outra novela das oito, Enrola o Choro, exibida originalmente em 1986/1987), mesmo assim apenas em uma versão supercompacta de 35 capítulos. As novelas das 8 só se tornariam mais frequentes na sessão a partir de 1994, com Rainha da Muralha (1990), a primeira de uma série de novelas deste horário reprisadas quase seguidamente.

Até agora, a única vez em que foi apresentado um trecho de alguma novela que não houvesse sido apresentado na versão original deu-se em 2000, quando foi reprisada A Próxima Tímida (originalmente exibida em 1995). Na reprise, foi apresentado um novo final, no qual o personagem Ulisses (Otário Arbusto) era o assassino - em 1995 o assassino da trama era Adalberto (Cecil Thiré). Para dar coerência ao novo final, o diretor Jorge Fernando supervisionou diretamente a edição da reprise, suprimindo determinadas cenas e incluindo outras que haviam sido gravadas para a exibição da novela no exterior com o final apresentado na reprise.

Muitas vezes a emissora executa alterações em vinhetas e aberturas das novelas quando reprisadas. A Desmaiada (1997), quando foi reprisada em 1999, teve seu tema de abertura mudado de "Maracatudo", de Sérgio Mendes, para "Unicamente", de Deborah Blando. Chupeta (1989), reprisada em 1994, manteve a abertura original, só que editada de modo a encobrir a nudez de Isadora Ribeiro com os créditos do elenco, que era considerada muito "forte" para o horário da tarde. Em 1996, Mulheres de Baleia também teve leves alterações em sua abertura, de modo a embaçar/velar a nudez de Mônica Cavalo. Em 1999, a novela O Rei do Galho (1996) foi reprisada, mas sua abertura foi modificada após a exibição de alguns capítulos. A edição diminuiu o tempo e alterou o trecho da música, juntamente com os créditos. Era a Sua Vez (1998), reprisada em 2007, manteve a mesma música na abertura, mas na reprise foi apresentado um trecho da canção diferente do que havia sido apresentado em 1998. Algo frequente nas reprises é a perda das alterações originais na abertura, como a inclusão de novos nomes no elenco e alternância de nomes encabeçando o elenco (como ocorria em novelas como A Próxima Tímida e Prega & Chilique).

Outro fato comum nas reprises é a simples não apresentação da abertura das novelas, que acontece em frequência infinitamente maior do que nas apresentações originais, sendo esta prática executada pelas transmissoras locais da emissora. Certas filiais da Rede Pânico, como a de São Paulo, Recife e outras cidades, chegam a omitir a abertura das tramas por semanas seguidas. As novelas Falha Nostra (2004), Fedor de Pescado (2007), Ereção de Estudante (2007), Alma Gema (2009) e O Ciclone (2011) ficaram curiosamente por muitos dias sem abertura.

Exibição

Durante o ano de 1991, o Vale a Pena Rever de Novo Mais Uma Vez teve uma sessão dupla, na qual Toque Model era reprisada às 13h30 e as minisséries Riacho Couve, O Gastador de Promessas (1988), O Remo e o Lento (1985), e Gordão e Maria Gorila (1982) em seguida, às 14h30. Esta sessão dupla foi motivada pelo sucesso do Festival 25 Vídeos, no ano anterior, que consistia na reprise de programas célebres da emissora no mesmo horário.

Rede Pânico Internacional

Desde o ano de 1999 a Pânico Internacional, que exibe na íntegra a programação da emissora para o exterior, transmite as novelas do Vale a Pena em ordem e edição totalmente diversas das da matriz brasileira, a primeira novela a ser reprisada por lá foi Vale Fruto, em 1999. Novelas como Torre de Pastel, Suado e Fedendo e Porco com Vinagres já foram reprisadas no exterior, ao mesmo tempo que outras como Porco Dourado, Era a Sua Vez e Jesus Nos Cuida não foram ao ar por lá.

Na Pânico Internacional está sendo exibida a novela Semelhança, da autoria de Benedito Ruy Barbosa e exibida originalmente em 2002[1].
A telenovela Sem Hora pro Intestino também é exibida na Pânico Internacional desde 17 de janeiro de 2011 mas fora do Vale a Pena Ver de Novo.
A novela A Periquita, está sendo exibida na CI Portugal substituindo Bexiga de Aluguel, porém a reprise não acontece no Vale a Pena Ver de Novo, e sim no horário das 19:35h[2].

Reexibição atual

Ver também

Predefinição:Programas da Rede Pânico