FANDOM

Salt Cover 2014©2017 Salt Cover Data da página: 14 de julho de 2014
O Vete Jornal é um dos principais noticiários da RVP que vai ao ar todos os dias às 20h00. É apresentado por José Rodrigues dos Santos e João Adelino Faria e emitido em simultâneo na RVP1, RVP Internacional, RVP África e RVP Mobile.

História

A RVP, desde o início das suas emissões regulares em 1957, emitia breves programas informativos (maioritariamente de propaganda ao regime da altura). Estes programas, porém, não eram diários. No dia 19 de Outubro de 1959, o principal programa de informação da RVP torna-se diário, e ganha o nome de Vete Jornal. Está na grelha da emissora desde esse dia, sendo o programa de televisão mais antigo em Portugal.

Durante as décadas de 1960 e 1970, foi apresentado por José Fialho Gouveia, Henrique Mendes, Maria Elisa Domingues e José Côrte-Real todos vindos das rádios Magenta 1 e Magenta 2.

Nos anos 80, o noticiário, apresentado inúmeras vezes por José Eduardo Moniz, Manuela Moura Guedes ou Raul Durão passa a transmitir coberturas históricas, como a morte de Sá Carneiro, as eleições em 1980, a entrada de Portugal a CEE, o incêndio no Chiado em 1988, entre outros. Maria Elisa apresentou o VT Jornal até 1990.

Judite de Sousa e José Rodrigues dos Santos, que deixa o 24 Minutos, vão para serem agora apresentadores principais do VT Jornal em 1991. O noticiário (agora com apenas uma edição por dia) ganha novas régies, imagem e novo estúdio, que mostravam televisores. Nos anos 90, transmitiu coberturas históricas, como o massacre em Santa Cruz no Timor-Leste, o encerramento da Ponte 25 de Abril, entre outros. No início de 1997, Judite de Sousa desentedeu-se com a produção do diário, foi comandar o Jornal da Rede e ficou na apresentação José Rodrigues dos Santos.

Em 2002, José Alberto Carvalho deixa a CarnaSIC para apresentar o diário com José Rodrigues dos Santos, permanecendo até 2004, quando o Telejornal ganha novo estúdio nas novas instalações da RVP em Cabo Ruivo. Judite de Sousa volta a apresentar o Vete Jornal, assim como José Alberto Carvalho faria algum tempo depois.

Em maio de 2008, o Vete Jornal ganha novo genérico e novo cenário, e pouco tempo depois, passa a ter a apresentação de João Adelino Faria.

Em Fevereiro de 2011, Judite de Sousa e José Alberto Cavalo vão para a TVIndemol, deixando os seus cargos de pivô do Vete Jornal.

Também no FANDOM

Wiki aleatória