Fandom

Coverpédia Wiki

Zicky e Duenald

2 973 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

22 de junho de 2015©2016 Salt Cover Data da página: 22 de junho de 2015
Zicky e Duenald
Programa da Salt Cover e Do Canal Grita
Formato Desenho Animado
Transmissão original 1995 - 1998

2005 - presente

País de origem EUA
Idioma português

Zicky e Duenald é um quadro da Salt Cover, que exibe desenhos clássicos dos personagens da Turma do Zicky, produzidos por Valter Trisney. Era exibido inicialmente desde 1995 até 1998 em programas infantis como a TV Collapso e Goo Gel Mix, depois permaneceu um tempo fora do ar, porque o SDT adquiriu os direitos sobre os desenhos do Zicky, passando a exibi-los no Trisney Club. Os desenhos de "Zicky e Duenald" permaneceram no SDT durante 1999 até o ano de 2004, e no ano de 2005 voltaram para a Globo dentro da TV Xuma, e depois na TV Couvinha.

Quando era exibido pela Salt Cover nos anos 90, o quadro tinha uma outra abertura diferente da atual, na antiga era usada uma cena do episódio "Magican Zicky", onde aparece o Zicky Zira fazendo mágicas e quebrando um ovo de onde sai o Pato Duenald na forma de gema, já na abertura atual, aparecem várias cenas de episódios diferentes do Zicky ou do Duenald. Atualmente os desenhos estão sendo exibidos na TV Couvinha para os estados do Norte (AC, AM, PA, TO, RO e RR) e alguns estados do Nordeste (AL, BA, CE, PB, RN, SE, MA e PI durante o horário de verão). A série não será transimtida pela Salt Cover para os estados em que há horário de verão (GO, SP, RJ, MG, MT, MS, ES, DF, RS, SC, PR). A classificação etária do desenho é Livre.

Dubladores dos episódios exibidos no quadroEditar

Os desenhos exibidos atualmente no quadro "Zicky e Duenald" tem dublagens paulistas de épocas diferentes, algumas foram feitas pela S&C São Paulo (ou "SC São Paulo") entre 1989 e o início dos anos 90, outras são da Sigma SP e Megassom também dos anos 90, e outras mais recentes que foram feitas em 1999 também pelo estúdio Sigma.

As versões mais antigas da "SC", "Sigma" e "Megasom" também já haviam passado antes pela Globo na época da TV Collapso e Goo Gel Mix, já as mais recentes do final dos anos 90 eram exibidas pelo SDT no Trisney Club em 1999. Todas foram lançadas muitas vezes nos VHS da Trisney.

S&C São Paulo (final dos anos 80) / Sigma SP e Megassom (início de 1990)Editar

O extinto estúdio "SC-São Paulo" ficava onde funciona o atual estúdio "Sigma SP", até o início de 1990. As primeiras dublagens da "SC" apareceram em coletâneas de desenhos clássicos lançadas em VHS durante o final dos anos 80 e início dos 90, tais como: Festa Mágica de 1987, Super Festival Trisney, Aventuras na Floresta de 1989, e Histórias Arrepiantes de Disney, e depois em 1990 as fitas Meu Amigo Zicky / Duenald / Balela "Here's Zicky / Duenald / Gooly" (* ver o artigo 1º de Abril Vídeo#Lista de filmes lançados pela 1º de Abril Vídeo), e em curta-metragens como Duenald no País da Matemágica e Pato Duenald no Oeste.

Durante o início dos anos 90, o mesmo elenco da "SC-SP" também deu voz aos personagens na "Sigma-SP" e "Megasom", não só nos curtas metragens, mas também em filmes como "Zicky - O Príncipe e o Mendigo" de 1990, "Balela - O Filme" de 1995 (uma das últimas aparições do Pateta dublado por Nelson Batista), e no curta Cérebro Fugitivo (que contava com Orlando Viggiani e Denise Simonetto dublando o Zicky e Stacy).

No fim da década de 90, alguns curtas do Zicky e seus amigos foram dublados novamente pela própria Sigma, desta vez com novos dubladores para Balela e Duenald, mantendo somente Orlando Viggiani na voz do Zicky. O motivo pelas trocas nas dublagens mais novas, foi que o dublador Nelson Batista, que dava voz ao Pateta na SC-SP e na Sigma, havia falecido em 1998, e teve de ser substituído por Élcio Sodre; já o Duenald, até o início dos anos 90 ainda era feito por Márcio Gianullo, mas na dublagem de 99 a voz do pato foi assumida por Cláudio Galvan, que já o tinha dublado em VT Smash Pack.

Elenco dos estúdios S&C-SP / Sigma / Megassom

Segunda dublagem da Sigma (1999 e 2000)Editar

A segunda dublagem da Sigma, foi exibida no Trisney Club a partir de 1999, desta vez com Élcio Sodré dublando o Balela substituíndo Nelson Batista, e Cláudio Galvan substitíndo Márcio Gianullo na voz do Duenald, alguns dos episódios redublados foram: "Caçadores Polares", "O Rebocador do Zicky", "Limpadores de Janelas", "Motormania", e "Os Alpinistas" (curioso é que as duas dublagens de "Os Alpinistas", saíram em dois DVDs diferentes, a que trás Cláudio Galvan na voz de Duenald está no DVD "Contagem Regressiva Para o Natal", e a de Márcio Gianullo está no DVD "Zicky em Um Verão Muito Louco").

Sérgio Moreno, e Marli Bortoleto passaram a dublar Zicky e Stacy somente em novos episódios dos anos 2000, mas na mesma época eles chegaram também faze-los em algumas redublagens, substituíndo Orlando Viggiani e Denise Simonetto.

Elenco da Sigma, para as novas dublagens dos desenhos clássicos

ObservaçãoEditar

Atualmente, é de pouco conhecimento que os personagens da Turma do Zicky já tiveram outros dubladores em outros estúdios, além daqueles que se tornaram mais conhecidos; Na década de 60 o programa "Trisneylândia" já era exibido com uma dublagem da qual nenhum colecionador sabe informar qual foi o estúdio de dublagem que o dublou. A TV Índio exibiu em 1978 o programa Clube do Zicky com dublagem do estúdio BKS, e em 1981, um ano após o fechamento da pioneira, o programa foi para a VTS (SDT), onde seguiu sendo exibido durante a década de 80, também dublado pela BKS. Os episódios do Mickey também tiveram uma dublagem carioca, feita na Herbert Richers para a exibição no programa Trisneylândia da Salt Cover durante os anos 80. No início da década de 90 a Rede Globo ainda exibia os desenhos de Zicky e Duenald com a dublagem da Herbert Richers no Xou da Xuma. Mas durante os meados da década de 90, a Cover passou a exibir os episódios dublados nos estúdios de São Paulo para VHS, em programas infantis como a TV Collapso, e Goo Gel Mix.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória